quarta-feira, 17 de julho de 2013

PORTELA 2013 - A PORTELA, UM LOCAL ONDE DÁ GOSTO VIVER -PARTE 4


QUARTA PARTE

Questionar
Segunda, 20 Maio 2013 14:52
 
O mandato para o qual fomos eleitos começa a avançar rapidamente para o seu termo. Ao longo de mais de três anos, temos vindo a dar conhecimento do que tem sido o exercício das nossas funções e tudo aquilo que temos solicitado ou exigido ao Município de Loures.
Desde o início que este Executivo manifestou que, apesar de pertencer a força política diferente da do Município, estaria sempre disposto a colaborar e estreitar relações, para benefício de todos os habitantes da Portela. Mas, por colocarmos os interesses e necessidades dos portelenses acima de tudo, não aceitaríamos que o Município discriminasse a nossa freguesia nas suas opções, motivada pela nossa diferença política. Contudo, o que temos assistido é uma verdadeira discriminação negativa da Portela: os problemas mais graves e as maiores faltas existentes na freguesia, repetidamente assinaladas por este Executivo, não são consideradas prioritárias pelo Município de Loures.
No que respeita às obras da sua responsabilidade na Portela, consideramos que a intervenção do Município durante o nosso mandato tem sido negativa. Recordemos a intervenção profunda na Rua Luís de Camões, da responsabilidade da Câmara e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Loures (SMAS), foi objecto de sucessivas vicissitudes, continuando por executar em perfeitas condições. A sua execução mereceu repetidas reclamações dos moradores e repetidas promessas de nova camada de betão. Houve muitos estragos nas caves dos moradores e nas viaturas devido ao desnível do pavimento da rua. Em reunião com técnicos camarários, para a qual fomos convocados, ouvimos aquilo que todos sabíamos: “a obra está mal feita”. Poderia ficar-nos a satisfação pessoal da razão dos nossos protestos e dos moradores. Mas os moradores da Rua Luís de Camões continuam insatisfeitos; e .... palavras não são suficientes.
A actuação do Município na Portela tem sido pautada por sucessivas omissões, falhas e esquecimentos. Quem se esqueceu do PER – Plano Especial de Realojamento dos nossos vizinhos das barracas da Quinta da Vitória? O tal realojamento que era para concluir em 2008/09/10/11/12. O tal PER que foi sucessivamente cabimentado e retirado do Orçamento nos últimos mandatos. Quem o deixou extinguir e não cumpriu com o que prometeu?
A degradação do logradouro da Escola EB1/JI da Portela, frequentado por centenas de crianças, começou há anos. Lamentam-se os pais porque os filhos, nos dias de chuva, mudam de roupa mais do que uma vez por dia, aparecem enlameados e os pais quando vão buscar os filhos só de galochas conseguem sair incólumes da escola. A obra deste espaço fez parte de promessas e compromissos anteriores a 2009 mas caiu no esquecimento...
Desde 2010 que o parque de estacionamento da Avenida da República aguarda a execução do seu projecto de iluminação, que o Município não considera ser prioritário. O Município também se tem esquecido da repintura exterior dos edifícios do Bairro Municipal e arranjos interiores dos apartamentos de que a Câmara é senhoria exclusiva, bem como da prometida requalificação da zona envolvente das Torres da Cooplar.
A quem se deve o mau serviço de recolha de lixo na Portela? Quem gastou dinheiros públicos na mudança do logotipo dos SMAS para “uma recolha eficaz dos lixos”? Falamos dos SMAS que são responsáveis pela péssima obra de repavimentação da Avenida da República que diariamente prejudica todos os que por lá passam.
Para quando a resolução definitiva do trânsito caótico na zona das três escolas e que diariamente coloca em perigo a vida das nossas crianças e da restante comunidade escolar?
A Portela é um dos maiores contribuintes para o Município. O Executivo considera, portanto, que todos nós Portelenses e, em particular, o Executivo estão no seu pleno direito de levantar e ter respostas a estas questões. Afinal, a Portela também é Loures! Ou Loures não somos todos nós?
 Uma boa Páscoa para todos.
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viver
Sexta, 28 Junho 2013 11:52
 
 
Enquanto bairro, a Portela tem um ritmo de vida que a marca e caracteriza. 
Apesar de cada um de nós viver a relação com o local em que habita de forma distinta e as admiráveis imagens executadas pelos jovens artistas da Escola Secundária da Portela sobre a forma como vêem a Portela são disso bem representativas, existe uma vivência que é comum a todos nós.
A Portela caracteriza-se por uma relação de convivência muito forte: desde logo, a convivência com os nossos vizinhos e amigos, no prédio, no Centro Comercial, na Igreja, nas escolas, nos espaços verdes, nas acti-vidades desportivas e culturais que se realizam na freguesia.
Por outro lado, os Portelenses cultivam as suas relações com os espaços vizinhos: com Moscavide, Encarnação, Parque das Nações, Sacavém.
Somos uma comunidade que cultiva a proximidade entre os seus membros mas que sabe partilhar e conviver com os que nos rodeiam. Estamos sempre abertos a receber todos os que nos visitam e, ainda que não morem cá, fazem o seu dia-a-dia na Portela.
Esta forma de viver a Portela não se perde: aqueles que, por qualquer motivo, deixam de viver na Portela – e pensamos em especial nos habitantes da Quinta da Vitória que têm sido realojados noutras freguesias do concelho de Loures – são sempre bem recebidos naquele que continuará a ser o seu bairro.
A identidade da Portela é o seu património humano. Somos todos e cada um de nós que fazem da Portela uma freguesia onde dá prazer viver e que deixa saudades àqueles que a deixaram.

                                                                                                                                 -FIM-

 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial