sexta-feira, 22 de novembro de 2013

LOURES 2013 - BERNARDINO SOARES DIZ QUE DÍVIDA EM LOURES É DE MAIS DE 20 MILHÕES

 
O presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), reafirmou hoje que a situação financeira do município é "dramática" e que só em compromissos assumidos do mandato anterior a autarquia deve mais de 20 milhões de euros.
Esta manhã, numa conferência de imprensa onde fez um balanço do primeiro mês à frente do município de Loures, Bernardino Soares queixou-se de que o novo executivo está a ser "diariamente surpreendido com dívidas que transitaram do mandato anterior (PS).
"Encontrámos um elevadíssimo nível de compromissos assumidos e não pagos de mais de duas dezenas de milhões de euros, a que se vão acrescentando a um ritmo quase diário, despesas assumidas mas que não cumpriram os procedimentos legais de aprovação no município", afirmou aos jornalistas Bernardino Soares.
O autarca comunista referiu que existem em tribunal alguns processos judiciais contra a Câmara de Loures pelo não pagamento de dívidas de obras realizadas no município.
"É hoje uma incógnita qual será o montante em que a câmara pode ser condenada nos numerosos processos judiciais em que é demandada", apontou.
Bernardino Soares disse ainda que a Câmara de Loures estabeleceu com a empresa de tratamento de águas residuais SIMTEJO um plano de pagamentos para pagar a dívida de 15 milhões de euros àquela entidade.
O acordo prevê que a dívida da Câmara de Loures seja paga nos próximos cinco anos, pagando a autarquia mensalmente à SIMTEJO cerca de um milhão de euros.
"Estamos a arrumar a casa. Vai ser demorado e difícil, mas é este o caminho que pode devolver a autarquia aos munícipes voltando a desempenhar em pleno as suas atribuições", afirmou.
Confrontando com estas críticas o presidente da concelhia do PS e também vereador na autarquia, Ricardo Leão, acusou Bernardino Soares de tentar dramatizar a situação financeira da câmara.
"Está a arranjar desculpas para nada fazer. Para muitos dos compromissos que o senhor presidente fala o antigo executivo já tinha acordos de pagamento. A situação da Câmara não é tão dramática como se quer fazer passar", afirmou.
Ricardo Leão disse mesmo que "se a câmara se endividou é porque tinha capacidade financeira para o fazer" e que a situação nunca fugiu do controle.
"Fomos considerados por muitos como um exemplo de gestão. Era por isso que tínhamos crédito para solicitar empréstimos", argumentou.
O antigo líder de bancada da CDU Bernardino Soares venceu as eleições autárquicas de Setembro em Loures, sucedendo na câmara ao socialista Carlos Teixeira que tinha presidido o município durante 12 anos.
Lusa/SOL

4 Comentários:

Às 22 de novembro de 2013 às 17:48 , Anonymous Anónimo disse...

Eu disse aqui mesmo há tempos que a divida devia ser mais de 13 milhões... é incrível o buraco da divida... O PS de Loures deve ser todo renovado, é incrível como as pessoas assobiaram para o lado e não houve qualquer tipo de consequências! Espero que as pessoas sejam acusadas, caso tenham feito algo de ilegal!

 
Às 22 de novembro de 2013 às 19:24 , Anonymous Anónimo disse...

Os Vereadores Pombinho,Piteira e Maria qualquer coisa já estavam na câmara no tempo do PS, agora dizem não saber da realidade das contas da câmara,isso e de todo impossível se algo de errado se passou devem de facto ser todos punidos mas todos,não se venha agora aqui dizer coitadinhos da CDU porque sabiam perfeitamente como estavam as contas...Ate se pode dizer mais depois da CDU deixar a câmara municipal de Loures em 2001 deixou segundo escrito no jornal 24h na altura saldo negativo de "um milhão e meio euros" depois de estarem no poder vinte e tal anos...Lamento mas nenhum dos partidos atualmente na câmara municipal de Loures pode falar porque são todos iguais,PSD tem o Botelho que todos sabem na câmara é um vendido, Fernando Costa é de Leira e diz estar preocupado com Loures quando é apenas um tacho, logo colocado na valor sul "PSD quer privatizar" vamos ter vergonha políticos deste pais

 
Às 22 de novembro de 2013 às 21:40 , Anonymous Anónimo disse...

Leiam na íntegra:

http://www.cm-loures.pt/media/pdf/PDF20131122183958783.pdf

 
Às 23 de novembro de 2013 às 18:42 , Anonymous Anónimo disse...

Os 20 milhões referem-se a dívida vencida ou não assumida. Ou seja, ainda sem ter feito or orçamento de 2014, o novo executivo já tem que lá contemplar...20 milhões para dívida não paga pelo anterior executivo. Claro que o montante total da dívida do município ainda não está apurada mas rondará os 60 a 70 milhões!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial