segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

LOURES 2013 - DECLARAÇÃO DE VOTO DO PS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E RESPOSTA DO VEREADOR FERNANDO COSTA

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS REPRESENTANTES DO PS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E RESPOSTA DO VEREADOR  FERNANDO COSTA:

 

 

1 - Declaração de Voto IMI 2013

 


Declaração de Voto
O actual executivo Municipal apresentou uma proposta de manutenção do IMI aos valores já propostos pelo PS no ano anterior.
O actual executivo municipal é composto por duas forças politicas que sempre defenderam a baixa imediata do IMI, e vincadamente passaram essa mensagem para os eleitores , criando nos munícipes a expectativa de verem de imediato satisfeitas as promessas eleitorais dos parceiros do executivo Municipal. 
Seria de esperar que, como fizeram nos anos anteriores enquanto oposição, este executivo BI Partido apresentasse já uma proposta de redução do IMI. 
Esse não foi o caminho escolhido, é mais fácil quando somos oposição apresentar medidas que sabemos que são meramente para agradar e fazer jus à frase de Joaquim Nabuco, “A oposição será sempre popular; é o prato servido à multidão que não logra participar no banquete." 
Infelizmente tomadas de posição tão afirmativas não dignificam a política, e a imagem dos políticos. 
O “argumentário” não varia de partido para partido, a culpa é sempre de “encontramos tudo pior do que esperávamos”, então se assim é não será preferível não prometer o que não sabemos se podemos cumprir? não é assim que fazem os “bonus pater” aos seus filhos ? Não é assim que deveríamos estar na politica? 
-“Os Outros também o fazem” 
-“As pessoas já estão habituadas”, 
A verdade é que as pessoas não estão habituadas, estão cansadas !!!, estão sem confiança. 
E é por isso que cada vez mais se abstêm, que cada vez mais aparecem votos brancos e nulos. 
«
Perante este cenário os representantes do Partido Socialista nesta assembleia não podiam votar favoravelmente esta proposta porque estão empenhados em fazer cumprir este seu mandato com a responsabilidade de saber ler os resultados eleitorais, e não podem continuar a contribuir para estes já longos processos de descredibilização da politica.

E também é verdade que os representantes do Partido Socialista entendem que, face aos dados até agora conhecidos, não podemos apresentar a proposta que desejaríamos para reduzir as taxas de IMI aplicáveis. 

Os representantes do Partido socialista na Assembleia Municipal de Loures estão conscientes da situação financeira dos pais, e das autarquias locais que têm tem vindo a sofrer um ataque nunca antes imaginado, por parte deste governo à sua autonomia financeira, com medidas legislativas que efectivam uma acentuada redução da participação das autarquias nos impostos do Estado, e consignando receitas dos municípios, situação que a maioria desta assembleia já no anterior mandato por diversas vezes afirmou e alertou. A verdade é que tal como anteriormente vaticinámos (na altura acompanhados por outras forças politicas, que agora só nos acompanham fora do nosso concelho) as medidas tomadas por este governo, contra o poder local, criaram e continuam a criar acrescidos constrangimentos na capacidade de intervenção das autarquias e na resolução dos problemas das respectivas populações. 

A Câmara Municipal de Loures não é uma excepção a este cenário que colocou e coloca as autarquias em urgências financeiras complexas. Não podemos nós, de qualquer forma ardilosamente demagógica para aproveitamentos politico partidários de circunstancia, colocar o Município de Loures fora deste cenário, tentando com isso imputar responsabilidades exclusivas ao anterior executivo e esquecendo as situações supra referidas. 

Mais , 
Tal como esta bancada tinha alertado como uma probabilidade a ter em conta, a receita municipal , por via da reavaliação do valor das habitações foi inferior ao efeito da mudança para a taxa aplicável aos imóveis já reavaliados (0,4 em vez de 0,7) provocou em média uma diminuição efectiva do valor do IMI cobrado, que se traduzirá numa diminuição em 2013 de cerca de 500 mil euros relativamente ao arrecadado em 2012, (de acordo com a informação da Câmara Municipal). 
Ora, 
Os representantes do Partido Socialista desejam a sustentabilidade financeira do Município, independentemente da posição e responsabilidades que exercem.


Os representantes do Partido Socialista desejam uma diminuição das taxas pagas pelos nossos munícipes, mas temos a plena consciência (face aos dados disponíveis) que tais desejos não nos podem afastar da responsabilidade que nos foi confiada pelos votos, e assim sem tomadas de posição meramente demagógicas e inconsequentes, como num passado recente outros partidos entenderam tomar, e com os considerandos indicados abstivemo-nos na votação da proposta apresentada pelo executivo Municipal. 
Os representantes do Partido Socialista nesta Assembleia não podem por um lado contribuir para uma continua descredibilização da Politica absolvendo o executivo CDU/PSD, do que tão afirmativamente prometeu às populações para angariar o seu voto (baixar o IMI imediatamente), votando favoravelmente a proposta apresentada, mas também não podemos seguir o mesmo caminho votando contra e apresentando uma demagógica proposta de redução do IMI sabendo as dificuldades financeiras que os municípios atravessam por via do ataque ao poder local democrático que este governo têm imposto, que serão aliás agravadas por via do OE Para 2014 agora aprovado.

Estas são pois as razões da nossa abstenção 

Loures, 28 de Novembro de 2013 

 
2 - RESPOSTA DO VEREADOR FERNANDO COSTA À DECLARAÇÃO DE VOTO DO PS:
    Loures está entre os concelhos que tem uma das maiores dívidas e taxa do IMI mais elevadas . Por isso propúnhamos baixar o IMI 5% ao ano se vencêssemos as eleições ( cerca de um milhão de euros num orçamento pouco acima de 100milhões.
    Se tivesse vencido cumpria. Mas há que reconhecer que a dívida é muito maior do que consta dos documentos oficiais.
    Só no meu pelouro há mais de 44 milhões de euros em acções judiciais pelo não deixa de ser um facto a ter em grande conta.
     Do mesmo modo releva o facto do IMI em Loures ser inferior ao que estava previsto e assim concordámos em não haver redução para o próximo ano.
    Se alguém desprestigia a democracia são os que endividam as Câmaras "


    Executivo Municipal

    Presidente
    Executivo Municipal 2013-2017

    Bernardino José Torrão Soares (CDU)
    – Divisão de Relações Institucionais e Comunicação
    – Departamento de Planeamento, Finanças e Logística
    – Serviço Municipal de Proteção Civil
    – Gabinete de Auditoria Interna
     
     
    Vereadores
    Executivo Municipal 2013-2017
    Paulo Jorge Piteira Leão (CDU)
    – Departamento de Obras, Mobilidade e Energia
    – Departamento de Cultura, Desporto e Juventude
    Executivo Municipal 2013-2017
    Maria Eugénia Cavalheiro Coelho (CDU)
    – Departamento de Recursos Humanos
    – Departamento de Coesão Social e Habitação
    – Departamento de Educação
    Executivo Municipal 2013-2017
    António Manuel Pombinho Costa Guilherme (CDU)
     Departamento de Gestão e Modernização Administrativa
     Equipa Multidisciplinar das Áreas Urbanas de Génese Ilegal
    – Equipa Multidisciplinar de Desenvolvimento Económico, Turismo e Promoção do Emprego
    Executivo Municipal 2013-2017
    Tiago Farinha Matias (CDU)
    – Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística
    – Departamento do Ambiente e Transportes Municipais
    Executivo Municipal 2013-2017
    Fernando José da Costa ["Loures Sabe Mudar" (PPD/PSD – MPT – PPM) ]
    – Gabinete de Consultadoria Jurídica
    Executivo Municipal 2013-2017
    Nuno Miguel Ribeiro de Vasconcelos Botelho ["Loures Sabe Mudar" (PPD/PSD – MPT – PPM) ]
    – Serviço de Polícia Municipal
    –  Equipa de Missão do Contrato Local de Segurança
    – Área do Turismo da Equipa Multidisciplinar de Desenvolvimento Económico, Turismo e Promoção do Emprego
    – Serviços do Veterinário Municipal
     
    Vereadores sem Pelouros:
      
    Executivo Municipal 2013-2017João Luís Costa Nunes (PS)
    Executivo Municipal 2013-2017Ricardo Jorge Colaço Leão (PS)
    Executivo Municipal 2013-2017Sónia Alexandra da Silva Paixão dos Santos B. Lopes (PS)
    Executivo Municipal 2013-2017
    Ricardo Lima (PS)
     

9 Comentários:

Às 2 de dezembro de 2013 às 23:00 , Anonymous Anónimo disse...

Comovente a declaração de voto do PS. Que bom seria se tivesse a hombridade de explicar a todos os moradores deste concelho as razões de dívidas astronómicas que não estão espelhadas nos documentos oficiais, como diz Fernando Costa.
Esperemos pelo resultado da auditoria prometida pela CDU e que seja feita a sua divulgação publica.

 
Às 3 de dezembro de 2013 às 03:21 , Anonymous Anónimo disse...

Os Elementos do PS Loures sempre foram peritos na desinformação.

Talvez por isso nem os próprios militantes votaram neles.
Alias, já houve mais de 100 militantes que pediram a desfiliação do Partido Socialista em Loures.

Será que a Concelhia sabe disso? É que nem uma palavra sobre o assunto foi dita.

Chega de mercenários.

 
Às 3 de dezembro de 2013 às 08:20 , Anonymous Anónimo disse...

Concelhia? Estão a tratar das suas vidinhas. Próxima 6ª feira há eleições internas (válidas por 4 anos) e nem sequer informam os militantes. Leões & Limas vão continuar na sua senda de levar o PS a novas derrotas. A CDU agradece, tudo à borla ...

 
Às 3 de dezembro de 2013 às 13:07 , Anonymous Anónimo disse...

Exmos senhores administradores do Blog (Im)Parcial (que não conhecia), fui informado que tinham prestado o serviço publico de divulgar a Declaração de Voto dos representantes do Partido Socialista na Assembleia municipal. O que enquanto representante da Bancada do PS desde já agradeço. No entanto reparei que foi agregada uma resposta do Sr. Vereador Fernando costa, a qual não faz parte nem da declaração de voto nem de resposta à mesma, é apenas um comentário que o Dr Fernando Costa colocou na minha pagina pessoal. Com toda a legitimidade aliás. Não me incomoda, até me satisfaz, que a resposta seja publica. No entanto para que tudo fique completo gostaria de colocar aqui a resposta que foi colocada. " Caro vereador Fernando Costa em primeiro lugar quero agradecer a sua disponibilidade em comentar esta nota que contem a declaração de voto apresentada na passada quinta feira, só dignifica a sua intervenção politica (e em geral a politica, como penso que a entende e eu entendo) , em segundo lugar reforçar o que a própria nota refere "Não podemos nós, de qualquer forma ardilosamente demagógica para aproveitamentos politico partidários de circunstancia, colocar o Município de Loures fora deste cenário, tentando com isso imputar responsabilidades exclusivas ao anterior executivo e esquecendo as situações supra referidas." ou seja as questões financeiras da Câmara não podem ser imputadas exclusivamente ao anterior executivo, se efectivamente for responsável pelas mesmas, em terceiro lugar se reparar a critica não está na presente proposta em si, mas nas promessas e com uma questão simples ( também para si caro Ricardo Botelho) "O “argumentário” não varia de partido para partido, a culpa é sempre de “encontramos tudo pior do que esperávamos”, então se assim é não será preferível não prometer o que não sabemos se podemos cumprir? não é assim que fazem os “bonus pater” aos seus filhos ? Não é assim que deveríamos estar na politica? " pessoalmente esta é a questão essencial e penso que será também o seu objectivo sr. Vereador Fernando Costa, dignificar a intervenção Politica. Reforçando: terá toda a razão do mundo se justificar a equação ou seja, se no nosso caminho encontrarmos todos os valores possíveis para a incógnita que tornem a igualdade verdadeira. Com um sincero respeito e sempre ao dispor." Quanto aos restantes comentários são questões parciais de comentário interno de um partido (que não por acaso é o meu) e que com o devido respeito não gosto de comentar nestes fóruns, apenas fico satisfeito que o PS seja motivo de sentida preocupação por quem nem milita nem teoricamente se revê na sua declaração de princípios. Com os meus agradecimentos e melhores cumprimentos. Pedro Cabeça

 
Às 3 de dezembro de 2013 às 16:43 , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Deputado Municipal, Pedro Cabeça: não me substituindo ao (Im)Parcial nem ao Vereador Fernando Costa, a verdade é que só se pode ver o que é visível. Ora, o que tem vindo a público é que o Município tem dívidas ocultas. Se assim for, qualquer que seja o seu montante, é absolutamente ilegal. O que faz impender sobre os responsáveis políticos, e não só, vários tipos de sanções.
Se os montantes mencionados pelo Vereador Fernando Costa forem verdadeiros e exigíveis, o Sr. Deputado Municipal já viu o que pode acontecer ao Município? É isso mesmo, uma troika governamental para proceder ao resgate do Município e ao ajustamento com - como sempre - os munícipes a serem chamados a pagar, através da aplicação das taxas máximas dos impostos locais. Isso sim, devia preocupar Va. Exa. e todos os socialistas que - como julgo ser o seu caso - convicta e desinteressadamente, adoptaram a declaração de princípios do PS como um modo de estar na vida política e cívica.
Um simpatizante do PS, deveras desapontado.

 
Às 3 de dezembro de 2013 às 17:12 , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Deputado Municipal, Pedro Cabeça:

Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns pela sua eleição para Deputado Municipal, porque é um perfeito conhecedor do Concelho.

Em segundo lugar, uma grande admiração por si.
Tive oportunidade de falar consigo, quando desempenhou ( e bem)o cargo de Administrador da GESLOURES e sempre se mostrou uma pessoa bem formada dialogando com todas as pessoas que lhe apresentavam os seus problemas , tentando sempre resolvê-los.

Para finalizar, desejo-lhes as maiores~felicidades no exercício deste mandato, lutando sempre pelos interesses de todos os munícipes do Concelho, não olhando às cores políticas de cada um.
Sempre ao dispor, O (IM)PARCIAL

 
Às 3 de dezembro de 2013 às 18:18 , Anonymous Anónimo disse...

Saíram militantes do PS de Loures!? Ou entraram ainda mais!? Parece que alguém escreve apenas por escrever, baseando o seu comentários em mentiras.

 
Às 3 de dezembro de 2013 às 20:43 , Anonymous Nuno Pedro disse...

Mas o PS de Loures durante o tempo que esteve na Câmara nunca aumentou os impostos municipais? É ridículo a intenção de voto do PS...
Sejam Senhores e admitam tudo aquilo que fizeram de mal durante estes anos todos de governação, ou menos a CDU ainda vai tentar não aumentar o IMI, mas o senhores enquanto lá andaram aumentaram e MUITO o IMI! E agora estão a fingir que a culpa não é vossa?! O Dr. Bernardino vê-se obrigado a fazer os ajustes ao orçamento pois os senhores do PS colocaram-nos num buraco ENORME! É este o serviço que o Sr. Deputado municipal presta ao seu município? Foi para isso que os senhores foram eleitos?! Para agravarem as contas do município e prejudicar o NOSSO orçamento familiar?! Tenham vergonha naquilo que fazem a população!

 
Às 3 de dezembro de 2013 às 23:27 , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Pedro Cabeça, o PS Loures desapareceu das redes sociais? Curioso que sou, andei agora mesmo a pesquisar o site da Concelhia de Loures e ... nickles!
Existe um site da JS que não 'mexe' há 4 anos.
Desculpe lá o mau jeito, mas não podem fazer um comunicado a dizer quem são os candidatos à Concelhia e às Secções?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial