quarta-feira, 2 de abril de 2014

IRS - COMO POSSO DOAR UMA PARCELA DO MEU IMPOSTO?

  Saldo Positivo                                     
                            
                             Dia 2: Como posso doar uma parcela do meu imposto?


               

          Sabia que também pode ser solidário através do seu IRS? Saiba como doar uma parte       do imposto a pagar a uma instituição de solidariedade social e conheça as vantagens.
               
 
Sente-se solidário? Fique a saber que quando entregar a declaração de IRS pode consignar uma parcela – 0,5% – dos impostos que irá pagar a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), para uma instituição religiosa ou para uma entidade com estatuto de utilidade pública. Para fazê-lo, ao preencher a declaração de IRS deve identificar no quadro 9 do anexo H o nome da instituição e o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) da entidade. Conheça aqui a lista das entidades que podem beneficiar de consignação.
É um gesto insignificante para quem o faz, mas que pode fazer toda a diferença para quem precisa da ajuda. Para além disso, ainda pode usufruir do benefício fiscal. No total, o fisco aceita até 25% dos montantes doados até a um limite máximo de 15% da coleta total do contribuinte. Note, no entanto, que como o fisco considera a dedução de donativos um benefício fiscal, no total, a esmagadora maioria dos contribuintes poderá deduzir na sua fatura fiscal um valor máximo de 100 euros com donativos (isto se o contribuinte não apresentar outras despesas com benefícios fiscais associados).
9 Milhões de euros
Este foi o montante que os portugueses doaram a instituições sociais através da declaração de IRS em 2013, segundo um comunicado avançado no mês passado pela AMI. Este valor corresponde a um aumento de dois milhões de euros quando comparado com 2012. No total, 364.000 agregados familiares contribuíram com 0,5% deste imposto, destinando-o a entidades de cariz social. O número corresponde a mais 56% de agregados a doar comparativamente com aqueles que o fizeram em 2012. Isto significa que, apesar da crise, há cada vez mais pessoas a destinar parte do imposto a pagar todos os anos para efeitos de solidariedade.

Leia aqui artigos relacionados com o mesmo tema:
IRS: Seja solidário sem gastar um euro
Invista para gerar lucros sociais
Descubra as vantagens de ter uma empresa solidária
Saiba tudo o que pode deduzir na próxima declaração de IRS

Leia aqui os esclarecimentos a todas as dúvidas sobre IRS:
Dia 1: Durante quanto tempo devo guardar os documentos de IRS?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial