segunda-feira, 28 de abril de 2014

LOURES 2014 - 40 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

                                                    Logotipo da Câmara Municipal de Loures

             40 anos da Revolução dos Cravos

Espetáculo evocativo e concerto com “Deolinda” animam noite da liberdade

concerto “Deolinda”
 
A noite de 24 de abril foi de festa no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, que encheu para comemorar os quarenta anos da Revolução dos Cravos.
Após vários anos de interrupção, as comemorações do 25 de Abril regressaram em força, este ano, ao concelho de Loures. O ponto alto foi a noite de 24 de abril. O Pavilhão Paz e Amizade foi palco de uma celebração em que os valores da liberdade foram festejados por todos os participantes.
 
Quem chegou cedo pode escolher o seu lugar na sala, mas sempre “vigiado” por atores que encarnaram antigos agentes da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), parte da encenação do que se seguiu: “Só nos faltava que este Abril não se cumprisse”. As palavras de José Carlos Ary dos Santos foram o mote para um espetáculo que retratou o Portugal dos anos 30 até ao 25 de Abril de 1974, protagonizado por dezenas de agentes do movimento associativo e coletividades do concelho de Loures. Vários estereótipos de época, como a falta de trabalho, comida e liberdade, a saída dos mais novos para a guerra colonial ou a emigração, sucederam-se em quadros cénicos sempre enquadrados por uma voz narrativa.
 
Episódios relacionados com o concelho de Loures foram igualmente retratados, como a “morte de Alex” – um assassinato que ocorreu na estrada da Bemposta, perto de Bucelas, onde Alfredo Dinis, revolucionário comunista foi morto por agentes da PIDE. O episódio foi relembrado através de uma projeção numa tela suspensa que haveria de receber um dos mais emotivos momentos da noite: a presença de Eduardo Gageiro em palco, fotografando a sua icónica imagem da retirada da fotografia de Salazar das paredes da sede da PIDE, no dia 25 de abril de 1974. “Grândola, Vila Morena” e a marcha do MFA marcaram o final do espetáculo evocativo.
Ainda antes da atuação de “Deolinda”, o executivo municipal e presidentes das juntas de freguesia presentes subiram ao palco. Bernardino Soares usou da palavra para agradecer a participação de todos quantos tornaram possível a realização do espetáculo, mas também de todas as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, relembrando um momento especial do programa em que o grupo de Teatro IBISCO sintetizou a ideia global que presidiu às comemorações da Revolução dos Cravos, em Loures: “O futuro não pode parar, o 25 de Abril não pode parar!”
“Deolinda” subiram depois ao palco do Pavilhão Paz e Amizade, acompanhados de cravos vermelhos e das suas canções que, na sua forma única, são igualmente celebrações da liberdade.
 
Revolução com Futuro é o mote para as comemorações do quadragésimo aniversário do 25 de Abril, em Loures, que tiveram início a 15 de março e decorrem até 4 de maio com iniciativas de vária índole. Conheça aqui todo o programa das comemorações.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial