sábado, 24 de abril de 2010

QUANDO O " BOLO" É BOM, TODOS O QUEREM

Autarcas não querem perder a sua parcela no Parque das Nações



- Moradores e comerciantes querem transformar o Parque das Nações numa nova freguesia de Lisboa, mas os autarcas desta zona, atualmente dividida entre três freguesias de dois concelhos, não querem perder a sua parcela neste território a Oriente da capital.
- O presidente da freguesia de Sacavém, José Leão, disse à Lusa que vê a criação de uma nova freguesia no Parque das Nações (PN) como se fosse "um pai que vai perder um filho".
- José Leão lembrou que Sacavém, que detém parte do território reclamado para a futura freguesia, sempre teve uma ligação histórica muito forte ao Tejo e que a zona do Parque das Nações é um território onde hoje há alguma qualidade de vida.
- "Quando aquela zona era uma zona degradada, antes da Expo, não havia problema nenhum. Agora que já tem estruturas criadas, já desperta interesses", considerou.
- O autarca defende que deveria ser a autarquia de Loures a tomar conta do PN - e não uma sociedade comercial como a Parque Expo - e que quem vive em Sacavém deveria ser consultado para saber se quer ceder aquele espaço a Lisboa.
- "Além de que as pessoas que lá vivem vão ter uma ligação muito umbilical com Sacavém, porque há infraestruturas, como a escola, que ficam nesta freguesia", disse, salientando que são os cidadãos de Sacavém que estão a pagar algumas infraestruturas, como uma nova escola.
- A José Rosa do Egipto, autarca de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, freguesia que actualmente detém dois terços do PN, não choca a criação da autarquia, porque compreende que a zona ganhou uma nova centralidade e que as pessoas desta zona não se sintam enraizadas nos Olivais.
- No entanto, defende que uma nova freguesia deve integrar-se numa reforma administrativa de Lisboa e só faz sentido se não for apenas para acrescentar mais uma freguesia à capital.
- "Não é a criar freguesias que se resolve os problemas das pessoas. Eu acho que é criando freguesias de média dimensão, com outros poderes e outras competências, que pode resolver o problema das pessoas", considerou.
- Para este autarca, o PN até tem as infraestruturas mínimas exigidas para uma freguesia, como escolas, farmácias e um hospital, mas tem ainda o problema de ser uma freguesia que envolve território de dois concelhos.
- "Considero muito difícil que Lisboa aceite entregar território ao concelho de Loures e também, por outro lado, que Loures aceite entregar território a Lisboa. Portanto acho que é um projeto que à partida sofre deste grande constrangimento", afirmou.
- Em entrevista à Lusa, por ocasião das autárquicas de outubro passado, o presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira, considerou que a possibilidade de criação de uma freguesia no Oriente é apenas o "desejo de uma elite fascizante", mas já admitiu discutir a criação de duas freguesias, uma integrada no concelho de Loures e outra no concelho de Lisboa.
- O bairro do Parque das Nações é atualmente atravessado por três freguesias e dois concelhos, o que, de acordo com a Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações (AMCPN), tem criado problemas de gestão urbanística e dificultado a intervenção das câmaras municipais de Loures e Lisboa.
- A Assembleia da República apreciou ontem uma petição da AMCPN para a criação da freguesia, com o PS a considerar que a sua criação "não é oportuna", enquanto a oposição defende que a proposta "faz sentido" e "deve ser atendida".
- Enquanto a criação da freguesia não seja aprovada, os subscritores pensam apresentar continuamente petições até que o problema seja resolvido, disse à Lusa José Moreno, o primeiro subscritor do documento analisado pela AR.

COMENTÁRIO: OS PRESIDENTES DAS JUNTAS DE FREGUESIA DE SACAVÉM, MOSCAVIDE, SANTA MARIA DOS OLIVAIS E O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES, ELEITOS PELO PARTIDO SOCIALISTA, NÃO CONCORDAM COM A CRIAÇÃO DA FREGUESIA DO ORIENTE, PORQUE SERÃO MUITOS MILHARES DE EUROS QUE DEIXARÃO DE ENTRAR NOS COFRES DAS RESPECTIVAS JUNTAS E CÂMARA MUNICIPAL.
ALÉM DISSO, AINDA HÁ OUTRAS BENESSES COMO, POR EXEMPLO, TEREM REPRESENTANTES NA ADMINISTRAÇÃO DA PARQUE EXPO.
QUANTO A JOSÉ MORENO, VÊ, NA CRIAÇÃO DA FREGUESIA DO ORIENTE, UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA SATISFAZER AS SUAS ASPIRAÇÕES E AS DO SEU PARTIDO (PSD).
QUANDO O "TACHO" É BOM, TODOS O QUEREM
.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial