terça-feira, 15 de junho de 2010

TUDO O QUE PRECISA SABER SOBRE O CHIP ELECTRÓNICO



As regras de pagamento nas auto-estradas portuguesas vão mudar no próximo dia 1 de Julho. Aqui as principais alterações e tudo o que precisa de saber sobre o novo aparelho.

1 - O que é o identificador?
Um equipamento electrónico instalado no veículo, que permite a identificação do local e tempo de uso de determinada infra-estrutura através do estabelecimento de uma ligação rádio com a antena instalada na via, seja em barreiras de portagens, parques de estacionamento, postos de combustíveis e zonas urbanas limitadas. O sistema de portagens é electrónico, de um modo semelhante ao da Via Verde.
2 - Quando passa a ser obrigatório?
A partir do próximo mês de Julho, quando as concessões do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral vão passar a ser portajadas em todos os carros que andam em auto-estradas sem portagem manual.
3 - O que tem de fazer o utilizador da Via Verde?
Os utentes que já possuem Via Verde não precisarão fazer nada. Atempadamente serão informados do processo pela entidade gestora da Via Verde.
4 - Quanto custa?
O dispositivo de identificação electrónica é gratuito nos primeiros seis meses de entrada em vigor desta medida. Posteriormente, o preço máximo será definido pelo SIEV, que entre outras funções terá que regular o preço dos identificadores.
5 - Onde se pode pedir?
Os condutores sem qualquer identificador terão de efectuar um pedido de reserva do aparelho. Os pedidos de reserva podem ser feitos nas 900 Estações dos CTT, nas lojas da Via Verde ou através da Internet em sites a anunciar.
6 - Quais as formas de pagamento?
Os utentes podem aderir livremente a três modalidades de pagamento: tradicional via verde; contrato pré-carregamento; contrato pré-pagamento anónimo.
7 - carros de matrícula estrangeira
Também os veículos de matrículas estrangeira que, em Portugal, circularem nas auto-estradas sem portagens manuais terão que ter um identificador associado a um meio de pagamento, como já acontece em alguns países europeus (República Checa, Áustria). Há um sistema próprio para os veículos estrangeiros a fornecer nas áreas de serviço e das auto-estradas e nas fronteiras. Não é necessário a sua aquisição. Pode-se devolver o identificador e receber a caução associada.
(Diário Económico)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial