sábado, 12 de junho de 2010

AOS PADRES! O PERDÃO. AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA! A CONDENAÇÃO.

strong>

1.- PAPA PEDE PERDÃO PELOS SACERDOTES

Perante os mais de 15 mil padres que ontem encheram a Praça de S. Pedro, em Roma, o Papa Bento XVI pediu claramente perdão às vítimas dos "pecados dos sacerdotes", pela primeira vez, destacando os abusos sexuais sobre os mais pequenos.

2.- IGREJA CATÓLICA QUER " CRUCIFICAR" CAVACO SILVA

- A direita católica e a conservadora não desistiram de encontrar um candidato alternativo a Cavaco Silva. Bagão Félix e Pedro Santana Lopes continuam a ser as duas mais fortes hipóteses para estes sectores. Uma coisa é clara: a Igreja não perdoa ao actual Presidente da República a promulgação da lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que tem sido apelidada de "pirueta da triste figura".
- Um pouco por todo o País, sucedem-se homílias em que os padres repetem as críticas duras já feitas ao Chefe do Estado por D. José Policarpo. Sem que ninguém assuma, existe um "guião", a que o DN teve acesso, a crucificar a decisão de Cavaco Silva.
- Os sacerdotes acusam-no de ter arranjado duas razões falsas para aprovar o diploma. A primeira é a sua justificação ser "ofensiva da dignidade e inteligência de um povo: estamos tão em crise e tão miseráveis que não podemos distrair-nos com este tipo de debates!" - refere o texto-base que percorre a Igreja. A crise, afirmam, "é de valores".
-No terreno, os movimentos católicos dão corpo ao apelo oficial da Igreja. Com estes, coexistem vários sectores políticos de direita que avaliam negativamente o primeiro mandato de Cavaco Silva.
- Bagão Félix continua a ser o mais desejado para Belém. O próprio antigo ministro das Finanças de Santana Lopes, quando admitiu ter sido sondado para uma candidatura, começou por a rejeitar. Disse na altura que um candidato à direita podia retirar votos a Cavaco Silva e levar a uma segunda volta "imprevisível". Mais recentemente, o seu discurso evoluiu. Diz agora que é "saudável para a democracia" a existência de uma alternativa oriunda do centro-direita. E coloca a questão: "Qual é o problema de haver duas voltas?"
- Neste intervalo, Bagão Félix ouviu os apelos de Santana Lopes para que avançasse e Paulo Portas a dizer que o apoiaria sem margem para dúvidas.
- Mas também Santana Lopes, sabe o DN, tem recebido apoios para protagonizar ele próprio uma candidatura alternativa à de Cavaco Silva.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial