terça-feira, 10 de abril de 2012

PROGRESSO OU RETROCESSO?

Progresso ou Retrocesso?


Por ser um tema atual e por representar um dequalque quase real do passado de muitos portugueses nos anos 50/60 do século XX, achei por bem partilhá-lo.

«As Câmaras Municipais estão a colocar as aldeias às escuras, à noite, desligando as luzes para não gastarem energia. Há cinquenta/sessenta anos atrás, as aldeias também não tinham electricidade, nem de noite nem de dia.

Leio nos jornais que a moda deste ano vai ser o espartilho e os "soutiens” feitos de materiais duros, como a corticite. Há cinquenta/sessenta anos atrás, as mulheres usavam espartilho.

Os responsáveis pela Segurança Rodoviária querem instituir a velocidade máxima de 30 km/h. Era o que acontecia há cinquenta/sessenta anos atrás, quando em vez de automóveis havia carroças nas ruas.

Também li que, devido ao aumento do preço do tabaco, já há muita gente que retornou o hábito de fumar o tabaco de enrolar, tal como era frequente há cinquenta/sessenta anos atrás.

Devido à carestia dos transportes, já há muita gente em Lisboa, a andar nos transportes públicos (foi o "Telejornal" da RTP que o demonstrou, há dias). Tal e qual como antes, iam para o emprego de cacilheiro, de autocarro/eléctrico ou de comboio.

Por causa do desemprego e dos cortes que os nossos embriagados governantes estão a fazer, já se vêem pessoas a fazer hortas na periferia de Lisboa, produzindo couves, batatas, feijões e cebolas, nos cantinhos abandonados das urbanizações. Tal como faziam os seus pais e avós, há cinquenta/sessenta anos atrás.
Aliás, retoma-se, actualmente, o conceito de "Agricultura biológica" que se fazia há cinquenta/sessenta atrás, antes de surgir a praga dos adubos industriais. E andam ai engenheiros a ensinar técnicas de compostagem que era o que se fazia, há cinquenta/sessenta anos, ao aproveitar resíduos orgânicos, chamava-se-lhe estrume.

Li num jornal diário e vi uma peça de noticias da televisão que as cabras estão a ser utilizadas para prevenir os incêndios florestais, mandando-as pastar para as florestas comer aquilo que, não sendo eliminado constitui propicio à deflagração dos fogos. Essa técnica era amplamente utilizada há cinquenta/sessenta anos atrás.

O mais interessante é que tudo isto está a acontecer em nome do futuro, recuperando aquilo que havia no passado.

Apenas acrescentaria um parágrafo relativo à fuga do país pela emigração.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial