sábado, 23 de novembro de 2013

LOURES 2013 - UM MÊS DE MANDATO - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DO PRESIDENTE DA CÂMARA

                                                          

Diversos jornais online noticiaram a conferência de imprensa de Bernardino Soares, destacando em título "Dívida em Loures é de mais de 20 milhões".

 

Que felizes estaríamos todos se a dívida fosse apenas daquele montante. Na verdade, consultando as demonstrações financeiras de 31/DEZ/2012, disponíveis no site da Câmara Municipal, os montantes eram bem mais elevados naquela data:

 

As dívidas vencíveis no médio e longo prazo ascendiam a 49 milhões de euros - (Empréstimos bancários (39); Fornecedores (10));

 

As dívidas vencíveis no curto prazo ascendiam a 19 milhões de euros (Fornecedores, Estado, Outros Credores);

 

As Provisões para Riscos e Encargos 68 milhões de euros (Expo (33); Processos judiciais (35):

 

Resumindo: Segundo o balanço daquela data, a Câmara tinha qualquer coisa como 68 milhões de dívidas contabilizadas e, a somar, a probabilidade de ter que vir a pagar mais 68 milhões.

 

Embora na conferência de imprensa haja uma referência a "compromissos assumidos e não pagos, de mais de duas dezenas de milhões de euros", não nos parece que daí possa resultar a conclusão de que a dívida municipal seja apenas deste montante.

 

Bernardino Soares retrata a situação que encontrou como sendo de 'degradação financeira' e 'degradação da estrutura municipal', apontando exemplos.

 

Nada como ler a sua declaração, na íntegra, no link que se segue:

 


 

Loures County Stories

José Leónidas

2 Comentários:

Às 23 de novembro de 2013 às 18:43 , Anonymous Anónimo disse...

Os 20 milhões referem-se a dívida vencida ou não assumida. Ou seja, ainda sem ter feito or orçamento de 2014, o novo executivo já tem que lá contemplar...20 milhões para dívida não paga pelo anterior executivo. Claro que o montante total da dívida do município ainda não está apurada mas será sempre mais do que 70 milhões!

 
Às 23 de novembro de 2013 às 20:02 , Anonymous Anónimo disse...

Toda a dívida vencida (prazo de pagamento já expirado) e a ainda não vencida mas com prazo de pagamento inferior a 1 ano(vencível em 2014), têm que integrar o orçamento de 2014.
A comunicação do Presidente da Câmara dá a entender a existência de montantes apreciáveis de compromissos que não transitaram pelos serviços competentes. Ou seja, não estão sequer contabilizados. Já li algures nos comentários deste blog que esses compromissos somam 12 milhões. Será verdade?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial