sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CONTADOR BI-HORÁRIO DE ELECTRICIDADE, PODE POUPAR EUROS


O contador bi-horário permite a uma família portuguesa poupar 35 a 38 euros por ano na factura da electricidade (na foto, uma das 225 famílias que participou no Projecto EcoFamílias)
Uma família que adira ao contador bi-horário pode reduzir em 7% a factura anual da electricidade, mas se contratar uma potência instalada superior às suas necessidades reais pode gastar mais 60 euros por ano sem qualquer benefício.

As contas foram feitas pela Quercus, que analisou as alterações do tarifário regulado de energia eléctrica para 2010 e comparou-as com 2009. Segundo a organização ambientalista, "embora os tarifários do consumo de electricidade tenham subido", em termos de preço por kilowatt/hora (kWh), "a mudança do tarifário da potência contratada beneficiou as famílias que têm contador bi-horário".

A Quercus simulou o valor da factura de electricidade para as potências mais comuns no sector doméstico - 6,9 kVA (kilovolts-ampere) e 3,45 kVA - e considerou um consumo médio anual de 3333 kWh/ano, igual ao valor obtido no Projecto EcoFamílias lançado pela organização junto de 225 famílias de todo o país em 2007.

Para qualquer uma destas potências contratadas, se uma família aderir ao contador bi-horário em 2010 reduz a sua factura de electricidade em 7%, o que corresponde a uma poupança de 35 e 38 euros por ano.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial