sábado, 21 de setembro de 2013

LOURES 2013 - CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES E A SUA RELAÇÃO COM A PORTELA ...MÁ!



( BOLETIM " PORTELA MAIS PERTO "  DA JUNTA DE FREGUESIA  DA
PORTELA /SETEMBRO 2013) .  




 "CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES E SUA RELAÇÃO COM A PORTELA"

"Ao longo do mandato que agora termina ( 2009/2013), o Executivo da Junta de Freguesia da Portela, nas relações institucionais estreitas que cultivou com a Câmara Municipal de Loures, nunca desistiu de defender os interesses da freguesia e dos seus moradores. A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal têm competências distintas e próprias e a total satisfação das necessidades de uma freguesia só se faz com o apoio do Município e articulação próxima entre este e Junta de Freguesia.
Infelizmente, a resposta que o Município de Loures deu às necessidades da nossa freguesia não foram , em nosso entender, suficientes. Foram muitos  os ofícios que ficaram por responder, muitas as obras que ficaram por fazer por alegadas dificuldades financeiras do Município, muitos os compromissos e promessas que ficaram por cumprir. O Município de Loures, neste último mandato, conseguiu apresentar trabalho na freguesia, mas...

- RUA LUÍS DE CAMÕES: arranjo de colectores e repavimentação da rua mas...com protestos constantes porque a obra foi mal feita(reconhecido por técnicos da Câmara) e sem solução à vista. Os moradores viram as suas garagens inundadas, móveis danificados, automóveis que não entram nos pátios sem baterem no passeio, devido ao desnível que não foi acautelado no alcatroamento da rua. As promessas de arranjo da rua, não passam disso...promessas.

- QUINTA DA VITÓRIA:O realojamento da Quinta da Vitória está a chegar ao fim, tendo o Município de Loures cedido terreno e algumas casas...mas o dono do terreno pagou milhares de Euros de indemnizações aos residentes, encontrou casas cedidas pelo Município que se encontram em estado deplorável, acreditou em promessas...mas teve de avançar com mais dinheiros da Empresa. A competência do realojamento é do Município que ao longo do mandato, mais precisamente há 12 anos, prometeu mas...cumpriu muito tardiamente.

-LOGRADOURO DA ESCOLA EB1/JL DA PORTELA: o estado deste recinto onde diariamente circulam centenas de crianças foi votado ao abandono, pelo Município, desde 2006. Durante 3 anos, acenou-se com o espectro da não existência de condições financeiras. Felizmente, no fim do mandato, mas em período de campanha eleitoral, houve finalmente disponibilidade orçamental.

- ARRANJO DO COLECTOR DA AV. DA REPÚBLICA: em 2012, depois de sucessivas aberturas de "verdadeiras valas" na zona de um colector e de várias promessas de que "desta vez fica muito bem compactado e arranjado", foi necessária a colocação de uma tarjeta " OBRA DA RESPONSABILIDADE DO SMAS LOURES", para finalmente a obra ser concluída.

-A ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA PORTELA:melhorou consideravelmente, mas...foi necessário o Executivo da Junta alertar semanalmente a EDP e Município de Loures, para detectar falhas existentes na freguesia.

- A RECOLHA DO LIXO: melhorou mas...não há fiscalização e são necessárias reclamações semanais do Executivo da Junta de Freguesia e dos fregueses e contestação contínua..
- Afirmando ser uma experiência inédita, a Câmara , com o apoio da Valorsul, equipou a Portela com uma viatura eléctrica de apoio à limpeza urbana, tendo sido a cerimónia de entrega a 14 de Abril de 2009, antes de eleições autárquicas. Mas...a viatura trabalhou pouco tempo, avariou, foi para reparar...e ainda neste momento se espera que regresse à freguesia antes das próximas eleições autárquicas. Foram 18 viaturas entregues no âmbito deste projecto; a quase todas aconteceu o mesmo que à viatura  da Portela...E assim foi a história de uma experiência inédita no Concelho de Loures.úú

-DEJECTOS CANINOS: melhorou graças à acção da Junta de Freguesia com colocação de dispensadores e apelos no boletim da junta.
As promessas de colaboração do Sr. Vereador do Ambiente no início de 2010, em reunião com a Junta de Freguesia, estão por cumprir: placas sinalizadoras novas, mais dispensadores com sacos, uma promessa de melhoria de política ambiental na Portela mais eficaz do que até ao momento praticada.

-ORÇAMENTO PARA 2010: a Portela foi penalizxada em mais 3% do que as outras freguesias; o Município admitiu o erro mas , até ao momento, a Junta não foi ressarcida da diferença. Ao longo deste mandato, a Câmara recusou realizar protocolos adicionais de benefício financeiro à Junta, propondo apenas protocolos de cedência de recursos humanos e equipamentos na condição da Junta suportar financeiramente obras da competência daquela.

-PARQUE URBANO:inaugurado durante a campanha eleitoral de 2009, a Câmara Municipal de Loures procedeu à construção do Parque Urbano da Portela mas não dotou o espaço de sanitários públicos, absolutamente necessários aos seus utentes, designadamente, crianças e avós que as acompanham. Não é aceitável!

O Município de Loures neste último mandato não esteve atento à Portela, esqueceu ou ignorou?

-TORRES DA COOPLAR: na campanha eleitoral de 2009 foi prometido aos moradores pelo candidato à Câmara Municipal de Loures, Eng. Carlos Teixeira, um parque de estacionamento junto às Torres que não foi executado até à data. O Executivo da Junta de Freguesia, em reunião com o Senhor Presidente da Câmara no início de 2010, renovou o pedido dos habitantes e apresentou também um esboço de uma rampa para melhoria da acessibilidade  à Torre 2 dos moradores com mobilidade reduzida que habitam a Torre. Os moradores fariam a obra se lhes fosse facultado o respectivo projecto pela Câmara. O Senhor Presidente tomou nota do pedido e prometeu o projecto  para a rampa e respectiva autorização para os moradores  procederem  à realização da obra. O Senhor Presidente também garantiu que seria colocada gravilha na zona de estacionamento para melhorar o piso antes de ser feito o parque respectivo. A gravilha foi colocada mas... em poucos meses desapareceu, dado ter sido uma obra de carácter muito provisório. A Junta tem conhecimento , por informação do Condomínio, de que lhe foi pedido pela Câmara a apresentação de um projecto para a rampa, com tantas exigências, que os moradores desistiram por considerarem que o valor do projecto quase equivalia ao custo de um andar. Onde está a tão apregoada colaboração da Câmara para com os seus Munícipes?

-REPINTURA DA LINHA AZUL DOS SERVIÇOS " RODINHAS ": importa garantir o traçado a fim de assegurar que o padrão de qualidade do serviço não é degradado. Esta repintura é da competência da Câmara mas...o percurso do " RODINHAS " na Portela aguarda a repintura solicitada, com carácter de urgência, pelos serviços competentes da empresa Rodoviária de Lisboa à Câmara de Loures, em Setembro de 2012.

-ESTUDO DE MOBILIDADE DA PORTELA: ao fim de dois anos fomos informados pela Câmara do ponto de situação do referido estudo, trabalhos executados e trabalhoa a executar.
Para quando a sua finalização que, certamente trará conclusões sobre a necessidade de mais estacionamento não tarifado na freguesia.

-REQUALIFICAÇÃO DAS ZONAS VERDES NAS PRACETAS DA RUA DO SEMINÁRIO:fizeram-se projectos mas...não há verbas para a sua execução. A Câmara solicitou apoio financeiro à Junta.

-DEFICIENTE ILUMINAÇÃO NA ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO: desde Janeiro de 2010 que se aguarda, da Câmara Municipal de Loures, o projecto de melhoria de iluminação.

-LAR PARA IDOSOS COM CENTRO DE DIA E APOIO DOMICILIÁRIO:  o Município de Loures continua a informar as entidades interessadas em dotar a freguesia deste equipamento social de que não existem terrenos disponíveis na Portela para a construção do mesmo. Dos três pedidos formulados ao Município, existe pelo menos um que poderia estar concluído assim o tivesse desejado o Município.

3 Comentários:

Às 21 de setembro de 2013 às 17:13 , Anonymous Anónimo disse...

"-DEJECTOS CANINOS: melhorou graças à acção da Junta de Freguesia com colocação de dispensadores e apelos no boletim da junta.

As promessas de colaboração do Sr. Vereador do Ambiente no início de 2010, em reunião com a Junta de Freguesia, estão por cumprir: placas sinalizadoras novas, mais dispensadores com sacos, uma promessa de melhoria de política ambiental na Portela mais eficaz do que até ao momento praticada."


SOBRE ESTE ASSUNTO, NÃO ADMIRA QUE O SR.VEREADOR DO AMBIENTE NÃO CUMPRA O QUE PROMETEU,PORQUÊ?

PORQUE TRATA-SE DE RICARDO LIMA _ FILHO DO PRESIDENTE DANIEL LIMA DA JUNTA DE MOSCAVIDE E NÃO FAZER NADA NO QUE DIGA RESPEITO À PORTELA , ESTÁ A DAR UMA AJUDA AO PAPÁ E A SEGUIR AS ORDENS DO SEU PRESIDENTE DE CÂMARA.

 
Às 21 de setembro de 2013 às 17:58 , Anonymous Anónimo disse...

Depois de ler tanta maldade da Câmara de Loures, à minha freguesia, nunca poderei dar o meu voto aos Socialistas .
Que sejam julgados pelo ostracismo a que votaram uma das freguesias mais modernizadas do Concelho de Loures, graças ao Executivo da Junta da Portela.

 
Às 21 de setembro de 2013 às 19:16 , Anonymous Anónimo disse...

Posso até concordar com a generalida de das afirmações, mas não concordo com anecessidade de wc público no Parque Urbano. À partida, quem frequenta o parque são os residentes que facilmente se deslocam a casa se precisarem. Um WC público obriga a manutenção diária. Tem custos. E nem sempre se justifica. Daqui a uns tempos os moradores da zona reclamariam pela má frequência/utulização dada ao espaço no horário nocturno.

Se me disserem que falta um quiosque-café...aí concordo. Posso ir ao Parque e beber um café, numa esplana, sem ter que ir ao centro...mas a JF pode avançar com uma proposta de projecto e lançar a concurso a consignação/exploração do espaço!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial