sábado, 6 de fevereiro de 2010

EMPRESAS TÊM QUE AUMENTAR OS SALÁRIOS", DEFENDE A MINISTRA DO TRABALHO



Em entrevista ao JN, Helena André diz que em 2010" As entidades patronais têm que perceber que o modelo de desenvolvimento do país não pode ser baseado nos baixos salários. É preciso aumentar os salários. Para haver vantagem competitiva, temos que trabalhar no sentido da excelência, da qualidade dos nossos recursos, serviços e produtos. O governo tem feito um esforço para qualificar os portugueses. Mas partimos com um défice muito baixo: 2,5 milhões têm baixos níveis de qualificações. E são esses que estão na base dos salários baixos. Mas também temos que, através da negociação colectiva e da concertação social, discutir esses salários baixos e as soluções para um novo modelo de desenvolvimento económico. Tem de haver uma repartição dos rendimentos mais equitativa e mais justa. Isso faz parte do debate sobre o Pacto para o Emprego".

Como seduz empresas, muitas confrontadas com a própria sobrevivência, a subir os salários?

"A crise não pode servir de desculpa para parar o país. Nem todos os sectores sofrem as consequências negativas da crise ou aumentam os desempregados. Há que potenciar os sectores mais resistentes à crise e apoiar os que vão ter uma transição mais difícil como resultado da crise económica".


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Esta Ministra do Trabalho defende que as empresas privadas devem subir os salários dos trabalhadores ( para entrar mais "dinheirinho" para a Segurança Social) mas esquece-se da Função Publica. Quererá dizer que os Privados produzem e os funcionários públicos não?

POR QUE SERÁ?
Vários milhares de funcionários públicos desfilaram pelas ruas da baixa lisboeta para irem ao Ministério das Finanças pedir aumentos salariais este ano.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial