quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BOM FINAL DE ANO PARA TODOS OS PORTELENSES E FAMÍLIAS

PAGAMENTOS FISCAIS PRORROGADOS ATE 02.01.2010


O prazo de entrega de declarações e os pagamentos fiscais relativos a 2009, que hoje terminavam, foram prorrogados até segunda-feira, divulgou o Ministério das Finanças.

De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças e da Administração Pública, o ministro Teixeira dos Santos decidiu alargar o prazo por considerar que a tolerância de ponto concedida hoje aos funcionários públicos levaria ao encerramento de grande parte dos serviços públicos, dificultando o cumprimento das obrigações fiscais, nomeadamente as obrigações de pagamento de impostos e declarativas.

O alargamento do prazo até segunda-feira não acarreta "quaisquer acréscimos ou penalidades para os contribuintes, devendo os serviços abster-se de liquidar coimas, juros compensatórios ou moratórios sobre os pagamentos ou obrigações acessórias referidas"
Lusa 31.12.2009

BOLSAS ESTIVERAM PERTO DA HECATOMBE



Bolsas estiveram perto da hecatombe mas acabaram em forte alta
Não há memória de um comportamento anual dos mercados tão extremado. Nos primeiros três meses de 2009, as bolsas registaram perdas muito elevadas, acima dos dois dígitos, e houve momentos, antes da reunião de Abril do G20, que se chegou a pensar que o sistema financeiro e o modelo capitalista iria ruir.

Depois da reunião do G20, onde foi decidida uma injecção de 1,1 bilião de dólares no FMI para socorrer países em dificuldade e as maiores economias mundiais se comprometeram a trabalhar juntas para travar a maior recessão mundial desde a Grande Depressão, os índices iniciaram uma recuperação que chegou a ser considerada excessiva.

"Viveram-se momento de pânico que acabaram por gerar grandes oportunidades de investimento nos meses seguintes", explicou ao PÚBLICO um operador de mercado, acrescentando que "foi assustador ver as coisas mudarem de forma tão rápida".

As taxas de juro em mínimos históricos; os programas de estímulo económico; a não confirmação dos piores cenários de deflação; e a saída gradual de algumas economias da recessão foram fundamentais para criar um clima de confiança nos mercados.
31.12.2009

O NOVO ESPAÇO DO "TABULEIRO" C.C.PORTELA

Será aberto ao público na próxima semana um novo espaço Snack-Pastelaria do "TABULEIRO" que será uma mais valia para o Centro, dado que os profissionais do actual (Tabuleiro)já nos habituaram a um bom atendimento pessoal , aliado à qualidade dos seus produtos.





NOTA: Neste blogue em 24 de Novembro passado, já tínhamos previsto esta abertura, ou seja:
"Na ex.loja de antiguidades( junto do Suportel) vai "nascer" um espaço dedicado à restauração virado para o séc.XXI,dotado de todas as iguarias , que preencherá uma grande lacuna e irá reactivar o Centro. Esperamos que sim."

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE: ESTEJA ATENTO(A)

A Televisão Digital Terrestre, nova tecnologia de teledifusão digital, vai substituir até 2012 a TV tradicional, que é analógica. A rede, que arrancou em Abril, vai cobrir 100% do país até final de 2010). Vantagens: alta definição, funções avançadas (gravar, fazer pausa), melhor imagem e som. A recepção TDT é grátis para quem tiver televisores com tecnologia DVB-T; quem não tiver, terá de comprar descodificador (preços actuais entre 99 e 200€
).

OS AUTARCAS FAZEM ASNEIRA E OS MUNÍCIPES PAGAM A "FACTURA"

"O Processo nº 299/2000 do Tribunal de Loures informa-nos da condenação da Junta de Freguesia de Sacavém pelo Supremo Tribunal de Justiça ao pagamento de 500 mil escudos mensais desde 1991 a 2004 pelo tempo de ocupação do terreno onde durante alguns anos se realizou o dito mercado do Levante. O valor deste acto injustificável totalizou em 2004 o valor de c. de 920 mil euros com os juros.

Na assembleia de freguesia realizada em 29 de Dezembro de 2009, o actual presidente da Junta, José Leão, informou-nos da existência de um Processo de execução com o nº 299-A/2000 existente neste Tribunal de Loures contra a Junta executado pela representante do seu proprietário.
Os presidentes da Junta de então, Elias Pereira e Fernando Marcos, são os autarcas visados.
Como foi possível esta situação ter chegado onde chegou. Sacavém e a sua população têm de ser informados e esclarecidos. A oportunidade deve prevalecer ao invés do oportunismo e do laxismo inconsequente.
Até quando durará este imbróglio ocupacional!..."

( Publicado por Sacavém- actual em 30,12.2009)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

EMEL. PRÉMIOS PARA BLOQUEAREM VIATURAS


se bloquearem, ou desbloquearem, 17 viaturas por dia, revela o "Correio da Manhã".
Os bloqueadores de carros da Empresa Pública de Estacionamento de Lisboa (EMEL) ganham um prémio de produtividade
Segundo o jornal diário, será preciso um total de 374 serviços por mês para conseguir um prémio de 250 euros.
A medida foi decidida pelo Conselho de Administração da EMEL e, de acordo com declarações prestadas ao "Correio da Manhã", visa "estimular a produtividade interna como meio de aumentar a eficiência da empresa e assegurar uma melhor gestão do estacionamento".

COMENTÁRIO: Se a LOURES PARQUE resolver seguir o exemplo da EMEL,os PORTELENSES terão de estar atentos.

OS TÍPICOS TURISTAS CHICO-ESPERTOS PORTUGUESES


Um casal de turistas de Beja está detido desde segunda-feira em Palm Beach Gardens, nos EUA, acusado de furtos em lojas no valor de 700 dólares (cerca de 500 euros).
Citando fontes da polícia, o jornal “Palm Beach Post” revela que os portugueses são acusados de ter praticado roubos no valor de 300 dólares cada (cerca de 200 euros) em pelo menos duas lojas de um centro comercial, tendo cortado os alarmes anti-roubo com recurso a um alicate, e de posse de um dispositivo de inactivação de alarmes.
Aos dois portugueses, de 23 e 24 anos, foi aplicado o pagamento de uma fiança de cinco mil dólares (cerca de 3.500 euros).
Por estas acusações, o casal incorre numa pena que pode ir até cinco anos de prisão, segundo um porta-voz da polícia.
(Fonte:Jornal noticias online 30.Dez)

UM PRESIDENTE DE CÂMARA EXEMPLAR



A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António foi a hasta pública para salvar a
habitação de uma família de nove elementos.
Uma família composta por três agregados familiares, do qual fazem parte três crianças menores (com idades compreendidas entre os 6 e os 2 anos), foi notificada pela Finanças por penhora da casa onde habitavam, vendo-se em risco de perder o imóvel e de ficarem sem lugar para viver.

Dos seis elementos adultos, dois encontram-se desempregados, pelo que se tornou ainda mais difícil fazer face às despesas diárias.

Graças à intervenção da autarquia, que adquiriu o imóvel pelo valor de 95 mil euros, a respectiva família pode continuar a viver na sua habitação, passando a pagar uma renda mensal à autarquia.

Para Luís Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António “situações como esta são profundamente lamentáveis. Não poderíamos deixar que nove pessoas ficassem na rua sem um tecto para viver, especialmente uma família com três crianças tão pequenas”.

“Infelizmente estas situações são mais comuns do que gostaríamos. Esta é a quarta habitação que a autarquia adquire para salvar famílias do Concelho”, acrescenta o autarca.

COMENTÁRIO: Este presidente, ainda jovem, tem-se dedicado de alma e coração ao bem estar dos seus munícipes. Foi ele que assinou um protocolo com as autoridades cubanas para que as pessoas com problemas de visão se deslocassem lá a expensas da Autarquia.
Aqui está um presidente que "gasta" verbas do municipio,aplicando-as no bem estar dos seus munícipes, pelo que estas acções deveriam ser seguidas por outros Presidentes que se esquecem dos seus deveres
.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

FOGO DE ARTIFÍCIO NO PARQUE DAS NAÇÕES

Uma "Onda de Fogo" invade o rio Tejo no Parque das Nações
Entre em 2010 com muita luz e cor com o habitual espectáculo no Parque das Nações. A Torre Vasco da Gama e o rio voltam a receber um grande espectáculo pirotécnico. O tema deste ano é «Onda de Fogo», que promete iluminar a zona oriental de Lisboa durante 10 minutos, numa extensão de 500 metros instalada em plataformas aquáticas.
Não falte.

AS CHEIAS NO CONCELHO DE LOURES



A CDU dá razão ao post deste blogue de 28.Dez,cujo título era: APONTAR O DEDO É FÁCIL MAS ..... FISCALIZAR, SERÁ DIFÍCIL?

"Em comunicado de Imprensa ” A CDU lamenta as cheias que mais uma vez ocorreram no Concelho de Loures, nomeadamente na Ponte de Frielas e desde já manifesta a sua solidariedade com as famílias afectadas.
No espaço de uma semana é a segunda vez que tal ocorre!
A CDU considera lamentável e inaceitável que as entidades responsáveis pela obras de alargamento da A8 com o silêncio cúmplice da Câmara Municipal de Loures tenham iniciado as obras sem acautelar os seus impactos e possíveis consequências numa zona de todos conhecida como de risco aquando a ocorrência de elevada precipitação."

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ONDE ESTÁ A CRISE ECONÓMICA?

De acordo com os dados da SIBS, entidade que gere a rede multibanco, desde o início
deste mês até ao dia 26 registaram-se compras no valor de 2577 milhões de euros, tendo os levantamentos ascendido a 2131 milhões de euros. Ao todo, entre dinheiro vivo (que se pressupõe que tenha sido levantado para adquirir um produto ou serviço) e compra via terminais,circularam 4708 milhões de euros. Durante o mesmo período de 2008 esse foi de 4408 milhões de euros.



O valor médio foi ligeiramente inferior este ano, em apenas um euro (68 euros por cada levantamento e 44 euros por cada compra) mas o número total de movimentos subiu face a 2008.

No período em análise houve 31 milhões de levantamentos (contra trinta milhões em 2008) e 58 milhões de compras através de terminais de pagamento (51 milhões no ano passado) .

É nas compras que se nota a maior diferença, já que, face a Dezembro de 2008, os portugueses gastaram mais 248 milhões de euros (uma subida de 10,6 por cento), consumindo assim o fôlego financeiro dado pelo subsídio de Natal.

APONTAR O DEDO É FÁCIL MAS... FISCALIZAR SERÁ DIFICIL?

As chuvas intensas registadas durante a madrugada de hoje em Frielas, Loures, afectaram uma dezena de habitações e provocaram o desalojamento de quatro pessoas, revelou o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures que atribui responsabilidades às obras de alargamento da A8.

“Registamos que as obras de alargamento da A8 que se verificam neste momento no viaduto de Frielas estrangularam o leito do rio que cedeu”, explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, João Pedro Domingues.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

INTERRUPÇÕES NA RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Os Serviços Municipalizados de Loures informam que na sequência das celebrações de Natal e de Ano Novo, a recolha de resíduos sólidos urbanos será interrompida nos feriados de 25 de Dezembro de 2009 e 1 de Janeiro de 2010.
Esta interrupção inicia-se nas noites de 24 para 25 de Dezembro e de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro.
A recolha de resíduos sólidos decorrerá como habitualmente nas noites de 25 para 26 de Dezembro e de 1 para 2 de Janeiro.
( Notícias de Loures 23,Dez.2009)

BOAS FESTAS A TODOS OS PORTELENSES

BOAS FESTAS E FELIZ 2010 a todos os PORTELENSES, especialmente àqueles que- por motivos de saúde ou de desemprego- tiveram um 2009 para esquecer, mas se tiverem muita fé e vontade de vencer , terão um futuro risonho e a alegria de viver voltará.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TUDO ACONTECE AO SPORTING


Sporting: Liedson operado ao menisco
O avançado 'leonino' foi submetido a uma artroscopia ao joelho esquerdo, devido a uma lesão no menisco, e só deve regressar à competição no final de Janeiro.
22.Dez.2009.

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO COM MENOS DISCIPLINAS

O 3.º ciclo do ensino básico terá um novo currículo já a partir do próximo ano lectivo, anunciou ontem a ministra da Educação, Isabel Alçada. O número de disciplinas vai ser diminuído, embora se mantenha a mesma carga horária. Deste modo, explicou Alçada, os alunos terão "mais tempo" para poderem trabalhar cada disciplina. Haverá "menos dispersão", acrescentou. Actualmente, os alunos do 3.º ciclo têm 13 disciplinas, várias delas correspondentes a áreas não curriculares.
( Público online 22.Dez.2009)

DEBATE MENSAL ENTRE GOVERNO E OPOSIÇÃO



O debate propriamente dito ficou marcado, uma vez mais, pelas questões da economia e do investimento público. O primeiro-ministro fez a defesa da aposta na modernização das infraestruturas rodo e ferroviárias, nas energias renováveis e na recuperação do parque escolar e hospitalar. Sócrates garantiu o arranque da construção de quatro hospitais em 2010: Loures, Faro, Vila Franca de Xira e o hospital de Todos os Santos, em Lisboa. De fora fica o Seixal, o que motivou críticas dos comunistas.

NOTA: Como já foi dito, neste blog, o Hospital de Todos os Santos servirá a população da Portela

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A SONAECOM E A VODAFONE DÃO O EXEMPLO

A Sonaecom e a Vodafone Portugal chegaram hoje a um acordo de parceria com vista a construir e explorar a rede fibra óptica de nova geração.Segundo o comunicado enviado ao mercado, o acordo de colaboração passa pela participação de ambas as empresas, em partes iguais, “no capital de uma sociedade a constituir, à qual pretendem confiar a construção, gestão, manutenção e exploração da Rede de Nova Geração (RNG) de forma integrada e em benefício comum”. O objectivo, refere a operadora no comunicado, é “obter sinergias e ganhos de eficiência para ambas as empresas”. “É intenção de ambas as partes que a RNG venha a ser uma rede aberta a todos os interessados que pretendam, futuramente e em condições a acordar, aceder à mesma e, por meio de tal acesso, concorrer no mercado das comunicações electrónicas do futuro”, acrescenta a empresa, proprietária do PÚBLICO.

COMENTÁRIO : Mais uma "Bofetada" que o Pai da FUNÇÃO PRIVADA( Engº.Belmiro de Azevedo) dá a alguns políticos deste País. "

FISCO ESCREVE A 40 MIL CONTRIBUINTES DEVEDORES



A Direcção-geral dos Impostos enviou cerca de 40 mil comunicações a contribuintes com dívidas fiscais, recomendando a sua regularização até 31 de Dezembro, para não perderem os benefícios fiscais a que têm direito.
"Os contribuintes com dívidas fiscais à data de 31 de Dezembro [artigo 12.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais] perdem os benefícios fiscais que podem usufruir em IRS - Imposto sobre os rendimentos dos trabalhadores por conta de outrem, IRC - Imposto sobre o rendimento das empresas e IMI - Imposto sobre o rendimento de Imóveis, relativamente ao ano seguinte, salvo se pagarem as suas dívidas anteriormente a esta data", refere num comunicado a Direcção-Geral das Contribuições e Impostos (DGCI).
A DGCI realça, pela sua importância, "as isenções do IMI de prédios para a habitação própria e permanente, que serão canceladas aos contribuintes com dívidas em 31 de Dezembro".
O comunicado destaca ainda que, paralelamente, nos casos de prédios adquiridos ao longo do ano, caso na referida data se verifique a existência de dívidas, a isenção em causa não poderá ser reconhecida.
De modo idêntico, em IRS, "os contribuintes que possuam dívidas não poderão usufruir dos benefícios fiscais inerentes aos planos de poupança-reforma", acrescenta.

QUINZE PRESIDENTES DE CÂMARA APOIAM REFERENDO AO CASAMENTO GAY

A realização de um referendo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo conta agora com o apoio de 15 presidentes de câmara, alguns do PS.
Isilda Pegado, da Plataforma Casamento e Cidadania, diz que o referendo ao casamento “gay” conta com o apoio de vários autarcas socialistas

A Plataforma Casamento e Cidadania, que está a promover a recolha de assinaturas, escreveu aos presidentes de todos os municípios do país e já recebeu várias respostas, segundo a porta-voz do movimento.
Os presidentes dos municípios de Évora (PS), Vinhais (PS), Loures (segunda maior câmara socialista), Santarém e Ponte de Lima são alguns dos que apoiam a realização de um referendo, disse Isilda Pegado.
O movimento acredita já ter recolhido as 75 mil assinaturas necessárias para obrigar a Assembleia da República a discutir a realização de um referendo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas as contas só vão ser feitas nos próximos dias.
( TSF RÁDIO NOTÍCIAS, 21.DEZ.2009)

domingo, 20 de dezembro de 2009

ELES NÃO PEDIRAM PARA VIR. DEVEMOS DAR-LHES CARINHO, AMOR E .....MUITA ATENÇÃO

Quem tem filhos a estudar corre o risco de, nos próximos dias, olhar para uma pauta e ver uma ou mais negativas. Se isso lhe acontecer, nem pense em reagir como se tivesse apanhado um balde de água fria: se é surpresa, não devia ser e, se ainda não tomou medidas, já devia ter tomado. Esta é a perspectiva dos especialistas em Psicologia da Educação que avisam que, às más notas, não se deve responder nem com indiferença nem com recriminações e dramatismo. A situação exige reflexão e acção - e imediatas. "Já não é cedo", alertam.
Dulce Gonçalves, investigadora e professora universitária, trabalha com crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem no Centro de Psicologia Clínica Educacional de Lisboa e tem "a certeza" de que, na próxima semana, receberá pais em lágrimas. Teresa Martinho e Paula Gonçalves, responsáveis por centros de explicações de Coimbra e Lisboa, respectivamente, esperam - por ser costume - uma importante vaga de inscrições na primeira semana de Janeiro.
Estes são indícios de que, para muitos dos alunos que anteontem terminaram o primeiro período de aulas, estas férias não são sinónimo de tranquilidade; e também de que, para os pais, a situação não é, igualmente, fácil, sobretudo quando são apanhados de surpresa, sinal de que merecem negativa a comportamento.
"O processo de aprendizagem dos filhos não começou ontem. Por onde é que têm andado?", provoca Pedro Sales Rosário, professor na Universidade do Minho e responsável pelo Grupo Universitário de Investigação em Auto-Regulação. João Lopes, especialista em problemas de comportamento e de aprendizagem e professor na mesma universidade, suaviza a crítica implícita, lembrando que as "surpresas" acontecem, especialmente, no quinto ano de escolaridade: "Afinal, é o primeiro confronto das crianças e dos pais com a avaliação quantitativa", comenta.
Quem desde o início do período tiver acompanhado diariamente os filhos - folheando os livros e os cadernos de apontamentos e monitorizando a realização dos trabalhos de casa de forma a detectar e a colmatar de imediato qualquer dificuldade - das duas, uma: ou evitou as negativas ou já devia ter arranjado maneira de as evitar no próximo período. Quem apanhar o tal balde de água fria deve, agora, fazer por recuperar o tempo perdido. Certo, concordam os três investigadores, é que "não é momento para punir ou carpir", mas para agir.
Antes de mais, há que reunir dados e reflectir sobre eles, aconselham. E o primeiro passo é abrir as mochilas, pegar nos testes e analisá-los. "Quais são as dificuldades da criança? Erra tudo ou deixa sistematicamente respostas incompletas? Não sabe interpretar as perguntas? Responde "ao lado"?". Quem não se sentir capaz de proceder a esta tarefa "pode e deve" recorrer aos serviços de Psicologia e Orientação da escola, que foram criados, precisamente, para estas situações, continua Dulce Gonçalves.
Certo é que a avaliação da dimensão do problema e a estratégia para o resolver - esteja o aluno no 5.º, 7.º ou 9.º ano - dependem da resposta àquelas e a outras perguntas. "Pode tratar-se de uma dificuldade pontual, de fácil resolução. Se se chega à conclusão de que criança não tem métodos de estudo, por exemplo, não é arranjando um explicador, "alguém que estude por ele", que se resolve o problema, concordam os especialistas. Mas se as negativas denunciam a falta de bases, alertam, então "a situação é séria".
"Problemas no cálculo significam, agora ou mais tarde, dificuldades a Física e Química e a Geografia; dificuldades na leitura e na escrita representam complicações em todas as disciplinas, do Português à Matemática", aponta a investigadora de Lisboa, que sublinha que, neste caso, de nada serve pedir à criança que estude mais.
Nos casos mais graves, João Lopes aconselha "quem pode" a recorrer a centros de explicações ou a explicadores privados ("que têm de passar recibo", lembra). Dulce Gonçalves aponta, mais uma vez, o apoio que a legislação garante, referindo-se aos planos de recuperação que as escolas deverão estar a preparar neste momento para os alunos que têm três ou mais negativas.
Seja como for - "e porque não se obriga ninguém a aprender", insiste João Lopes - é necessário envolver o aluno no processo. E é aqui que entra a reflexão conjunta: "Achas que tiveste esta nota por que motivo? Que podes fazer para melhorar? E nós, que podemos fazer para te ajudar?", exemplificam os psicólogos, sublinhando que as medidas adoptadas - explicações, aulas de apoio, menos tempo de TV e mais de estudo - "devem ser apresentadas não como um castigo, mas como uma oportunidade".
Para os pais, o desafio não é menor. Entregar os filhos aos planos de recuperação da escola ou a explicadores privados não os dispensa de uma monitorização rigorosa, alerta Dulce Gonçalves. Pedro Sales Rosário volta a ser provocador: "Os pais não podem querer fazer grandes passeatas com a família no fim-de-semana e ao mesmo tempo exigir aos filhos que estudem. E acham confortável, quando os levam à escola, ligar o rádio? Pois talvez seja, mas não o façam: para quem se queixa de falta de tempo para conversar com os filhos, desperdiçar esses minutos é um luxo ".
Publico 20.dez.2009

SERÁ QUE OS MILITANTES DO PSD AINDA ACREDITAM NELE?

A Frase
“"O PSD está descrente, está mal, está disfuncional, está com um estado de espírito negativo, está triste, céptico. (...) Se o PSD continuar assim, então para mim não serve e termina."
Pedro Santana Lopes
, "Diário de Notícias", 20-12-2009

CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES TEM ORÇAMENTO APROVADO PARA 2010



O Orçamento 2010 e as Opções do Plano 2010-2013 foram aprovados pela Câmara Municipal de Loures(18.12.2009) com os votos favoráveis do PS, contra da CDU e abstenção do PSD. A receita prevista apresenta uma redução de 6,8 milhões de euros relativamente a 2009.
As despesas correntes vão aumentar 6,68% comparativamente ao ano que termina e a despesa com pessoal aumenta 1 milhão e 225 mil euros .

COMENTÁRIO - As despesas com pessoal aumentam 1 milhão e 225 mil euros. Será que haverá chorudos aumentos salariais em 2010 ou houve muitas admissões, "familiares e amigos" , após as Eleições Autárquicas de 11 de Outubro de 2009?
Lá vamos ter de pagar o que as autarquias andam a desperdiçar. Já pagamos a Taxa de Conservação de Esgotos,que vem camuflada na factura da água. Também pagamos a Taxa Municipal direitos de passagem que vem na factura da Portugal Telecom e para ajudar, ainda mais a população , vamos pagar no próximo ano a taxa máxima de IMI que será de 0,7 , uma benesse da Câmara Municipal de Loures aos Portelenses.

QUE RICO "SEGURANÇA"

Um segurança do Parque Municipal de Exposições de Torres Vedras foi detido ontem de madrugada, por elementos da PSP de Loures, por posse ilegal de armas. De acordo com as autoridades, o homem de 30 anos teve um "comportamento estranho" ao conduzir uma carrinha de uma empresa de segurança, pelo que foi seguido por elementos policiais. Quando o abordaram, os agentes verificaram que carregava uma pistola transformada para 6,35 mm e uma Taser (pistola de choques).
Minutos depois, durante uma busca domiciliária, a PSP descobriu um verdadeiro arsenal. O segurança tinha em casa mais duas pistolas, munições, latas de gás-pimenta, facas, navalhas e punhais, um sabre, uma catana, um par de matracas, um gorro passa-Montanhas, um crachá falso da PSP, haxixe e uma balança digital.
A PSP investiga agora a ligação do suspeito e das armas a crimes cometidos na Grande Lisboa.
Fonte:Correio da Manhã 20.dez.2009

sábado, 19 de dezembro de 2009

SUSPEITOS DO SANTA MARIA" POSTOS À SECRETÁRIA"

O farmacêutico Hugo Dourado , de 29 anos, tinha como funções elaborar os mapas de produção dos medicamentos, seleccionar os fármacos e validar os preparados. Dele dependia a segurança do circuito. A Ordem dos Farmacêuticos vai abrir um inquérito à conduta profissional do acusado. A técnica Sónia Baptista, 24 anos, manipulava e preparava os fármacos de acordo com os mapas de produção.
Segundo a acusação do MP, a 16 de Julho de 2009, os dois técnicos estavam no turno da tarde. Pouco depois das 18h30, apenas 30 minutos da hora da saída, o farmacêutico recebeu seis prescrições médicas do serviço de Oftalmologia para preparação de oito seringas de Bevacizumab ( Avastin ), para serem inoculadas na manhã seguinte. Em 12 minutos, transcreveu as prescrições, registou-as, validou cada um dos doentes e imprimiu seis mapas de produção, produzindo 14 rótulos.
A seguir, contrariando o Manual de Procedimentos, que determina a selecção do fármaco pelo farmacêutico, Sónia Baptista foi buscar um tabuleiro com cerca de 15 alíquotas ( sobras de medicamentos extraídos da embalagem original ), preparou oito seringas oftalmológicas e colocou-as no frigorífico. Diz o DIAP que Sónia terá agido de forma apressada e, eventualmente, equivocada na leitura manuscrita do medicamento, em vez de escolher a " sobra " de Bevacizumab, pegou noutra que teria Bortezomib, um citotóxico de administração venosa, usado em oncologia e que provoca destruição celular, quando aplicado nos tecidos. O farmacêutico não chegou a validar os preparados. às 19h05, a técnica saía do hospital. Fez tudo em 22 minutos.
Na manhã seguinte, os pacientes Walter, Antónia, Américo José, António e Maria das Dores foram injectados com o fármaco errado. Todos sofreram perdas de visão, dois " de carácter definitivo", lê-se na acusação. Os arguidos incorrem numa pena entre dois a dez anos de prisão.

Esta semana, quando o Ministério Público ( MP ) confirmou a acusação dos dois funcionários por seis crimes de ofensa à integridade física grave, já ambos estavam confinados a "rabalho de secretária".
Fonte. Jornal Expresso de 19.dez.2009

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

UMA BOA NOTÍCIA- TARIFAS DOS TRANSPORTES PÚBLICOS NÃO SOBEM EM 2010

Lisboa, 18 Dez (Lusa) - As tarifas dos transportes públicos (urbanos e suburbanos) vão permanecer inalterados no próximo ano, à semelhança do que aconteceu este ano, anunciou hoje o Governo.
Em comunicado divulgado hoje, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, revelou que "o Governo decidiu não efectuar qualquer actualização nas tarifas de transporte público urbano e suburbano em 01 de Janeiro de 2010".
A decisão, que já no ano passado foi idêntica - o que aconteceu pela primeira vez em 30 anos - é justificada pelo Governo como uma forma "responsável e equilibrada" de tratar as matérias sociais e económicas

CENTROS DE SAÚDE DOS OLIVAIS E DE MOSCAVIDE

Um estudo da Deco revelou que o Centro de Saúde dos Olivais foi considerado o segundo melhor do País, sendo o primeiro o de Coimbra.
Na base destes resultados, estão alguns inquéritos feitos aos utentes e que mostraram , sem margem para dúvidas, a satisfação destes com os cuidados médicos da freguesia.
Pela negativa , mostra as debilidades do CENTRO DE SAÚDE DE MOSCAVIDE, que aparece no último lugar da lista .A Freguesia da PORTELA também é ali atendida por falta de um Centro próprio.
O espaço físico não ajuda, os entraves aos deficientes verificam-se a todos os níveis, desde a falta de elevador, escadas estreitas, gabinetes pequenos e desadequados, assim como salas de espera desconfortáveis. Caso chegue algum doente, em cadeira de rodas, tem de ser o médico a deslocar-se ao andar de baixo, dado que não há outra maneira de levar o doente até ao gabinete do andar superior.
Moral da historia: Um Centro do Século XXI e outro que mais parece um do 3º.mundo.

NOTA: Quanto ao ELEVADOR e a sua reparação, o proprietário do edifício estava disponível para que o problema fosse resolvido,tendo a Junta de Moscavide informado o Ministério da Saúde, há alguns anos, mas a situação mantém-se dado que não houve vontade política do poder central em resolver o problema.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

2010, SERÁ CENÁRIO DE NOVAS ELEIÇÔES LEGISLATIVAS?

Henrique Granadeiro: Vejo o ano de 2010 como mais um ano zero a seguir a outro ano zero que foi 2009. As respostas à crise financeira, económica e social não foram além de medidas dispersas, apoiadas apenas pelo Governo, combatidas sistematicamente pela oposição, sob o olhar distanciado e céptico do Presidente da República. A maratona eleitoral paralisou o País. Voltámos aos duodécimos, até que lá para Março possamos dispor do Orçamento. E que Orçamento? Um Orçamento aprovado na generalidade pela maioria do Governo e subvertido por medidas aprovadas na especialidade pela maioria da oposição. Neste cenário de ingovernabilidade são inevitáveis novas eleições e mais um ano perdido. Do alto da sua suprema magistratura, o Presidente da República, esfíngico, serenamente assegurará o regular funcionamento das instituições.
( Jornal de Negócios online 17:dez.2009)

A OPOSIÇÃO NÃO ESTÁ SÓ NO PARLAMENTO

Bispo da Guarda diz que Governo está a "a tapar o sol com a peneira" O bispo da Guarda considerou hoje, quinta-feira, que, com a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, o Governo está "a tapar o sol com a peneira", desviando as atenções dos problemas do país.
Fonte:J.Noticias 17.dez.2009

QUNDO TRABALHAVA DEIXAVA TODOS DE BOCA ABERTA, E AGORA?

Tinha um pequeno império clínico e os proventos da actividade ilegal permitiam-lhe manter casa na luxuosa e cara zona do Parque das Nações. A investigação da PSP de Lisboa acabou-lhe, ontem, quarta-feira, com a falsa medicina e com o negócio.
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa identificou um indivíduo, com 45 anos, que está agora indiciado pela falsa prática de médico-dentista, quando a sua formação apenas lhe permitia exercer a actividade de mecânico de dentes.
A investigação começou há 11 meses, no âmbito de um outro processo que estava a ser investigado também pela DIC, que envolvia ameaças e difamações. Segundo soube o JN, terá sido uma testemunha deste caso que denunciou as irregularidades supostamente praticadas por falso médico-dentista, Custódio M.
O indivíduo, com 45 anos, dispunha de quatro clínicas, de que era proprietário, em Lisboa, na Póvoa de Santa Iria, no concelho de Loures, e em Salvaterra de Magos, além de ter ligações a outra clínica em Lisboa, propriedade de outro clínico que já com ele trabalhara.
À ordem do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, da 4ª Secção, do Ministério Público de Lisboa, foram feitas buscas nesses cinco estabelecimentos, onde os investigadores da PSP encontraram provas da actividade delituosa do suspeito. O indivíduo já exerceria a actividade de dentista há cerca de 25 anos, praticamente desde o início da carreira, embora só tivesse formação para mecânico de dentes, situação que nunca alterou.
Com o que auferiu criou quatro clínicas, onde continuou a exercer a medicina, se bem que nunca tenha tido qualquer formação para o efeito. Nelas é acusado de ter participando em todas as actividades permitidas a um médico-dentista.
Segundo fontes relacionadas com o processo, o indivíduo chegava a passar receitas, recorrendo a vinhetas e documentos usados por outros médicos que trabalhavam nas suas clínicas. No entanto, os médicos que eram usados na actividade delituosa por Custódio M. não tinham conhecimento da mesma e estavam convencidos de que o empregador tinha formação própria para o exercício da medicina.
Um deles acabou mesmo por fundar clínica própria, em Lisboa, e continuou a manter relações com o falso médico-dentista.
Fonte:Jornal noticias 17.dez.2009.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS ATÉ AOS 12 ANOS, CONTRA A GRIPE A

Vacinação contra a gripe A de crianças até aos 12 anos antecipada para este mês
As crianças até aos 12 anos, incluídas no grupo C e cuja vacinação estava prevista para Janeiro, vão poder ser vacinadas contra a gripe A este mês, anunciou hoje a ministra da Saúde.
14.42 Lusa
16.dez-2009

VALE MAIS FECHARMOS A "LOJA" E IRMOS EMBORA

João Salgueiro, ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos, social-democrata e antigo ministro das Finanças, acusou hoje o Governo de ter escolhido “o caminho do desastre” e acredita que José Sócrates está também a preparar uma subida de impostos – que diz ser uma opção errada na actual conjuntura. Salgueiro, que falava no IV Congresso da SEDES, considerou, por outro lado, que Portugal está condenado a permanecer mergulhado na crise e que o pior ainda estará para vir, mesmo num cenário previsível de recuperação da economia europeia. E num recado aos sindicatos, afirmou ainda que se a produtividade continuar a descer em Portugal, os salários terão de acompanhar essa tendência. Citado pela TVI24, Salgueiro repetiu ainda as críticas recorrentes dos sociais-democratas a propósito dos grandes investimentos públicos, alegando que o "TGV é inoportuno" porque traduz "uma enorme despesa e não cria empregos porque o material é todo importado”.

A NOSSA SAÚDE ENTREGUE A IRRESPONSÁVEIS.

Pressa para sair cega 6 doentes .Jovem técnica de farmácia, sem experiência, queria sair às 19h00 e fez o trabalho do chefe, farmacêutico, em 22 minutos. Enganou-se nos produtos.
Fonte:Correio da Manhã 16.dez.2009

POR QUE SERÁ?

Contas partidárias menos vigiadas . Tribunal Constitucional proibiu a divulgação pública dos pareceres da Entidade das Contas, que faz o controlo dos gastos dos partidos políticos.
Fonte:Correio da Manhã 16.dez.2009

O GOVERNO DE BLOCO CENTRAL JÁ FUNCIONA

O líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, disse hoje que o Governo “tem condições” para acordar até ao fim de Dezembro com os sindicatos um novo modelo de avaliação dos professores.

NOTA : Vale mais um governo de coligação(na sombra) do que irmos para eleições antecipadas e serem gastos mais uns milhões dos nossos bolsos.
16.Dez.2009

SERÁ QUE O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTARÁ DE SAÍDA?

Tribunal de Contas chumba central de compras para todo o SNS

O Tribunal de Contas chumbou a utilização de uma central de compras para a Saúde, argumentando que é ilegal obrigar os hospitais a fazerem as compras através desta entidade.
Central de compras permitia poupar 230 milhões de euros por ano - ministra
Sócrates garante que Governo vai corrigir questões na base do chumbo do Tribunal de Contas
Gestores dos hospitais criticam obrigatoriedade de comprar através da central.
Fonte:Público online 16.Dez.2009

IRÃO OS PORTUGUESES PAGAR MAIS UMA INFRACÇÃO DO GOVERNO?

UE convencida de que adjudicação directa do Magalhães é ilegal
A Comissão Europeia já não tem dúvidas de que o processo de adjudicação directa dos computadores Magalhães à JP Sá Couto constitui uma infracção ao direito comunitário do mercado interno e já o fez saber ao Governo.
Acção Social Escolar gastou entre 40 a 50 milhões de euros com o Magalhães
Computador está a ser cada vez mais usado nas salas de aula mas formação de professores é insuficiente
Magalhães não se pagou a si próprio, ao contrário do que o Governo queria
Fonte: Público online

ACORDO ORTOGRÁFICO MARCA PASSO

Ministério da Educação não avança com acordo ortográfico no próximo ano

A aplicação do acordo ortográfico nas escolas não vai entrar em vigor no próximo ano, anunciou a ministra da Educação Isabel Alçada.
Fonte: Público online 16.dez.2009

SERÁ POR QUE NO PORTO JÁ HÁ UM "PAPA"?

Papa estará no Porto apenas uma manhã
A Diocese do Porto anunciou, hoje, quarta-feira, a visita do Papa Bento XVI para o próximo dia 14 de Maio.
Em conferência de imprensa, D. Clemente e o presidente da Câmara Rui Rio anunciaram a criação de uma comissão de trabalho conjunto para preparar toda a visita papal.
Segundo D. Clemente, o Santo Padre estará no Porto apenas durante a manhã, onde celebrará uma missa na Avenida dos Aliados.

SERÁ QUE A FALTA DE VIGILÂNCIA DEU NISTO?

O menino queixou-se de dores de barriga e a mãe levou-o ao hospital da cidade, em Ibotirama, Bahia. Um primeiro exame revelou 17 agulhas no sistema digestivo mas, numa outra cidade, uma segunda radiografia revelou cerca de 50 agulhas no corpo do menino, conta o Globo.com.
A mãe não sabe como isto aconteceu. "Sou mãe de seis filhos. Sempre tenho costume de trabalhar e deixar as crianças com a minha mãe. Meus filhos todos gostam dela", disse.

OS NOSSOS IMPOSTOS ENCHEM-LES OS COFRES E... DEPOIS É ISTO

Um milhão de euros é quanto vai custar um mastro com cem metros de altura que a Câmara de Paredes vai construir para içar uma bandeira nacional.
A verba está incluída no orçamento municipal, o que já provocou críticas da Oposição.
Deverá ser uma das maiores bandeiras portuguesas do Mundo a ser içada, quase tão alta como o monumento do Cristo-Rei, em Lisboa, e com mais 25 metros do que a Torre dos Clérigos, no Porto. O mastro com cem metros será maior que o Big Ben, em Londres, e a bandeira terá 25 por 16 metros.
A ideia é do presidente da Câmara, o social-democrata Celso Ferreira, que pretende associar-se às comemorações do centenário da República.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

TUDO ACONTECE AO SPORTING

O voo em que seguia a equipa de futebol do Sporting com destino a Berlim, fretado à companhia HiFly, regressou a Lisboa devido a avaria técnica, disse à agência Lusa fonte ligada à navegação aérea.
“Foi detectada uma avaria técnica e o avião regressou a Lisboa. Aguarda-se agora a resolução do problema para retomar o voo”, disse a fonte. O Sporting joga quarta-feira frente ao Hertha de Berlim, na última jornada do grupo D da Liga Europa, tendo já assegurado o primeiro lugar e consequente apuramento para os 16 avos-de-final da prova.
Fonte:Público online 15.dez.2009

UM HOMEM DO NORTE, CARAGO

José Raul Reis, de 25 anos, andou de metro 99 vezes num só dia para ganhar um portátil. E conseguiu o maior número de validações no mês passado. A experiência fê-lo conhecer a rede. O ponto fraco, diz, são as casas de banho.
No final do Verão, José Raul terminou o curso de Hotelaria e começou a procurar emprego para juntar dinheiro e comprar um computador. Foi quando embarcou numa nova aventura: a de conseguir o maior número de validações num mês e ganhar um portátil no passatempo da Empresa da Metro. Quando estudava, fazia diariamente o percurso entre a Senhora da Hora e a Trindade. Na última semana de Novembro, andou todos os dias de metro, "das sete da manhã às nove da noite", e algumas vezes até mais tarde.

MAIS UMA BENESSE DESTE GOVERNO

Os preços da electricidade vão aumentar 2,9% a partir do início do próximo ano no Continente, representando um encargo adicional de quase 3 euros para uma factura média de 40 euros, enquanto na Madeira a subida é de 2,5 por cento e nos Açores é de 2,1%.

NÃO SABIA QUE ESTAVA GRÁVIDA E DEU À LUZ NO TREINO

A halterofilista chilena, que chegou a participar nos jogos olímpicos de Pequim de 2008, treinava em São Paulo, no Brasil, quando deu à luz um bebé permaturo com seis meses de gestação.
A Federação Chilena de Halterofilia garantiu que a atleta de 22 anos não tinha conhecimento do seu estado.
O recém-nascido está internado na Unidade de Cuidados Intensivos e Poblete já recebeu alta do hospital de São Paulo onde se encontrava internada

MULTINACIONAL IKEA NO CONCELHO DE LOURES

Há horários em part-time e full-time e vagas nas áreas de vendas, logística, caixas, restaurante e cozinha. As candidaturas para a loja de Loures, que vai abrir no primeiro semestre do próximo ano, podem ser feitas no sítio da empresa na Internet.
A IKEA, empresa sueca líder mundial no mercado de distribuição de móveis e artigos de decoração para o lar, está a recrutar 400 pessoas para a loja que vai abrir em Loures no primeiro semestre de 2010. O recrutamento decorrerá até Março de 2010, sendo as vagas disponíveis nas áreas de vendas, logística, caixas, restaurante e cozinha.
Fonte:Jornal Notícias 15.Dez.2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SER HONESTO NÃO COMPENSA

Pode até parecer absurdo, mas o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) afastou do serviço um dos seus mais antigos advogados, só porque este insistia em manter uma postura de isenção e imparcialidade.
Fonte:Público online

A SAÚDE QUE TEMOS

PSD quer que técnicos do Parlamento analisem contas da Saúde
O PSD entregou ao presidente da Assembleia da República um requerimento para a análise da execução económico-financeira das entidades que integram o Serviço Nacional de Saúde.

Taxas moderadoras para internamento e cirurgia acabam a 1 de Janeiro
A partir de 1 Janeiro os portugueses vão deixar de pagar cinco euros por cada dia de internamento num estabelecimento público de saúde e dez euros por cada acto cirúrgico que não exija internamento.

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do cheque-dentista
O modelo de financiamento do Programa Nacional de Saúde Oral não tem sido estruturado de forma integrada e transparente, dificultando o apuramento e avaliação externa dos montantes utilizados .
Fonte:Lusa 14.dez.2009

A IRREVERENTE JUVENTUDE DOS 90 ANOS

Laura Lundquist, de 98 anos, é acusada de matar Elisabeth Barrow, de 100, encontrada morta no quarto com um saco de plástico enfiado na cabeça. Aconteceu em Darthmout, no estado de Massachusetts, nos EUA.
O caso remonta a Setembro. Inicialmente, a polícia pensava que Elisabeth se havia suicidado, mas o exame do médico legista mudou o ângulo da investigação, ao concluir que a senhora havia sido estrangulada.
A suspeita, Laura Lundquist, queixava-se frequentemente da falta de sossego no quarto, ao dizer que a companheira tinha demasiadas visitas.
Fonte J.Notícias online

NOVE CONSERVATÓRIAS DE LISBOA NO PARQUE DAS NAÇÕES

As nove Conservatórias do Registo Predial de Lisboa passarão a funcionar numa só, a partir de segunda-feira, no Campus da Justiça de Lisboa, no Parque das Nações, anunciou o Ministério da Justiça.
A nova Conservatória do Registo Predial de Lisboa permitirá "atendimento integrado mais simples, mais célere e com mais qualidade para os cidadãos e para as empresas, evitando deslocações a vários serviços; horário alargado das 09:00 às 19:00 (anteriormente decorria apenas das 0900 às 16:00); e melhores condições de trabalho para os funcionários do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)", segundo o Ministério da Justiça.
Além do serviço de Registo Predial, a nova Conservatória vai dispor dos serviços de "Documento Único Automóvel", "Casa Pronta" e "Bilhete de Identidade Urgente".
Fonte:Lusa, 13.DEZ.2009

domingo, 13 de dezembro de 2009

DEPOIS DE ESTARMOS DE" TANGA" E OUTROS "CHEIOS"

Governo quer travar autarcas sob suspeita
Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, revela , ao Jornal de Notícias, as mudanças que o Governo quer fazer na lei da tutela, para "reforçar o prestígio dos autarcas", e aborda apostas no domínio da simplificação administrativa

"RICO" VIZINHO NA PORTELA

Rouba camião de pneus e é apanhado. Um homem de 43 anos, da Portela de Sacavém, Loures, e nacionalidade indiana, foi ontem(10Dez) de madrugada detido pela GNR quando descarregava pneus de um camião de matrícula polaca que havia roubado, horas antes, com o auxílio de quatro homens, junto à empresa Continental, de Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira.
O gang atacou o motorista do camião pelas 22h30 de quinta-feira. Encapuzados e armados com uma caçadeira, dispararam um tiro contra o retrovisor do pesado, forçando o condutor a sair. O camião foi detectado pelas 02h00, perto de Palmela, quando os assaltantes descarregavam os pneus num armazém propriedade do detido . Quatro fugiram, abalroando um carro da GNR.
Fonte:Notícias concelho de Loures

sábado, 12 de dezembro de 2009

O QUE É UM JULGADO DE PAZ?

Novo serviço de proximidade ao Cidadão em Loures, o Julgado de Paz, é um tribunal com características especiais, competentes para resolver causas de valor reduzido de natureza cível de valor até € 5 000, excluindo as que envolvem matérias de Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito do Trabalho, de forma rápida e custos reduzidos.
Os Julgados de Paz têm competência para apreciar e decidir acções declarativas cíveis, abrangendo, nomeadamente as seguintes matérias:
Entrega de coisas móveis;
Direitos e deveres de condomínios;
Passagem forçada momentânea, escoamento natural de águas, obras defensivas das águas, abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes;
Posse, usucapião e acessão;
Arrendamento urbano, exceptuando o despejo;
Responsabilidade civil, contratual e extracontratual;
Incumprimento de contratos e obrigações;
Pedidos de indemnização cível em virtude da prática de crime, quando não haja sido apresentada queixa ou havendo lugar a desistência de queixa, emergentes de:
Ofensas corporais;
Difamação;
Injúria;
Furto;
Dano;
Alteração de marcos;
Burla para obtenção de alimentos, bebidas ou serviços.
A utilização dos Julgados de Paz está sujeita a uma taxa única no valor de € 70 a cargo da parte vencida, sendo que o juiz também pode decidir repartir esse valor entre o demandante e o demandado. Caso haja acordo durante a mediação, o valor pago é de € 50, dividido por ambas as partes.
A Câmara Municipal de Loures assinou a 23 de Julho com o Ministério da Justiça o Protocolo para a instalação do Julgado de Paz de Loures, cujas instalações serão no Centro Comercial da Portela, Rotunda Nuno Rodrigues dos Santos, 2, freguesia da Portela

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

RESIDÊNCIA:PORTELA, PROFISSÃO:LADRÃO

Os roubos de veículos sob ameaça de armas de fogo (carjacking) já chegaram às viaturas pesadas de mercadorias. Aconteceu cerca das 23h30 de ontem, nos arredores da vila de Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, quando o motorista de um camião carregado de pneus foi assaltado por cinco indivíduos, que o obrigaram a entregar a chave da viatura.
Um dos assaltantes estava munido com uma caçadeira de canos serrados e chegou mesmo a efectuar um disparo intimidatório que não causou quaisquer danos pessoais.Certo é que, segundo a GNR, o posto da Castanheira difundiu de imediato um alerta para a rede de comunicações da Guarda e o camião foi visto, cerca das 2h00 da madrugada de ontem, na zona de Vila Amélia (Palmela), a perto de 50 quilómetros do local do roubo. Militares da GNR perceberam que alguns indivíduos descarregavam mercadoria do camião para dois ligeiros, mas quando se aproximaram mais os suspeitos encetaram nova fuga, abalroando mesmo a viatura policial. “Apesar dos danos sofridos, os militares conseguiram ainda deter um dos suspeitos, a viatura por este utilizada e recuperaram nas proximidades toda a mercadoria roubada”, refere uma nota do Comando Distrital de Lisboa da GNR, frisando que o detido tem 43 anos e residência na Portela de Sacavém, concelho de Loures.
Fonte:Público online 11.Dez.2009

SERIA CÓDIGO?

O ex-vice presidente do BCP, Armando Vara, arguido no caso Face Oculta disse na Grande Entrevista da RTP que tinha "Manuel Godinho como uma pessoa de bem" e que o único arguido do processo em prisão preventiva foi ter com ele naquele dia em que o Ministério Público o acusa de ter recebido um envelope com 10 mil euros porque "não dava com o endereço da EDP".

Nota: Será que EDP, significava E(ntrega) D(o ) P(acote) ?

PORTUGAL, UM VERDADEIRO PARAÍSO

- A PSP deteve hoje, sexta-feira, três pessoas no Bairro do Armador, em Lisboa, por posse ilegal de armas e apreendeu 38 armas.
Segundo fonte policial citada pela Agência Lusa, as detenções ocorreram após uma busca domiciliária efectuada pelos elementos da 3.ª Esquadra de Investigação Criminal ao Bairro do Armador, em Lisboa.
Além das três detenções, a PSP apreendeu uma caçadeira, um revólver, 32 magnum, duas armas, 38 munições e 49 cartuchos.
A fonte policial adiantou ainda que este processo de posse ilegal de arma decorre na 11ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.


- Detidos quatro membros de um gangue suspeito de aterrorizar e violentar jovens em Agualva-Cacém, no concelho de Sintra.
Os detidos, sublinha a PJ, fazem parte de uma "estrutura mais alargada" de suspeitos, que tem vindo a actuar nos últimos meses, "aterrorizando" jovens, "sequestrando-os, esfaqueando-os, com requintes de malvadez e em várias partes do corpo, agredindo-os e sujeitando-os" a castigos vários, como queimaduras com cigarros e paus incandescentes.

-Deficiente escravizado pela família durante 25 anos aprende a ler.
Os muros altos que cortam a visão para o interior da Quinta de Mascate, em Coucieiro, Vila Verde, são os mesmos que, durante cerca de 25 anos, esconderam todas as atrocidades associadas à escravidão que ali foram praticadas a Rui Manuel da Mota Machado. Cinco anos após ter sido entregue a uma família de acolhimento, Rui já consegue esboçar um sorriso, mas logo lhe saltam as lágrimas, quando se refere o nome da quinta, onde viveu privado de liberdade e dos direitos fundamentais. Eram os próprio primos (Casimiro Silva e Rosalina Silva e os filhos destes, José Pedro e Maria de Fátima) que o mantinham em cativeiro e que agora são acusados de um crime de ofensa à integridade física grave e de um crime de escravidão. Ao processo estão arroladas 43 testemunhas.

-Gangue da Lapa": 31 dos 55 arguidos condenado
Pedro F. foi condenado a 11 anos e nove meses de prisão. Conhecido pela alcunha de "Campelo", era o elemento do chamado "Gangue da Lapa" acusado de mais crimes.
A leitura da sentença decorreu, esta tarde, no tribunal de S. João Novo, no Porto. No total, 31 dos 55 arguidos foram condenados: 17 penas com penas suspensas, 12 com penas efectivas de cadeia e dois com pena de multa.
O "Gangue da Lapa" reúne 55 arguidos, dos quais 17 estão detidos, e encontra-se acusado de, entre 2006 e 2007, assaltar mais de uma centena de casas e automóveis na zona Norte, recorrendo por vezes ao método de 'carjacking' com ameaça de armas de fogo.
Têm idades entre 18 e 33 anos e residências repartidas pelas localidades de Águeda, Gaia, Gondomar, Matosinhos, Porto e TrofaFonte:Jornal de Notícias online 11.Dez.2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ALTERAÇÃO DO PAGAMENTO DOS SUBSÍDIOS SOCIAIS

Alteração do Pagamento dos Subsídios SociaisDe carta-cheque para carta-cheque não à ordem
A Segurança Social vai alterar o modo de pagamento dos subsídios sociais de carta-cheque para cheque não à ordem.
O cheque não à ordem tem as seguintes características:
Não pode ser endossado (passado ou transmitido) a terceiros (qualquer pessoa diferente do próprio beneficiário);
Só pode ser levantado pelo próprio e depositado numa conta do próprio.
O cheque não à ordem garante:
Que o pagamento do subsídio social é feito unicamente ao beneficiário nele indicado;
Que a Segurança Social tem total segurança e controlo do seu pagamento;
Que o beneficiário tem a certeza que o dinheiro do subsídio não é pago indevidamente a uma terceira pessoa.
Para maior comodidade e segurança adira ao pagamento dos subsídios por transferência bancária.
O dinheiro entra directamente na sua conta bancária e fica disponível de imediato.
A Segurança Social garante um pagamento mais rápido, mais seguro, sem atrasos e extravios.
Fonte:Público online 10Dez.

SERÁ MILAGRE?

Penamacor, Castelo Branco, 10 Dez (Lusa) -- Os habitantes da localidade de Vale da Senhora da Póvoa, Penamacor, estão hoje a festejar o reaparecimento da imagem da Senhora da Póvoa, que havia sido roubada terça-feira, disse à Lusa o pároco local.
Segundo o padre César Cruz, a imagem da padroeira da localidade, que se encontrava na capela, foi roubada na terça-feira, enquanto decorria a celebração da eucarista na igreja matriz, mas hoje foi encontrada por um morador "debaixo de uma oliveira".

FALAM FALAM, MAS É SÓ GARGANTA

Oposição deixa passar Orçamento para poder responsabilizar GovernoO Orçamento rectificativo é necessário para o Governo se financiar em condições mais favoráveis do que aconteceria caso esta alteração não seja aprovada, e a oposição deve deixar o Executivo assumir a responsabilidade, dizem os economistas.
> PS diz que "chumbo" ao Orçamento seria sinal de "profunda irresponsabilidade"> PCP vai abster-se na votação do orçamento> PSD abstém-se na votação do Orçamento.
Fonte.J.Noticias online 10.dez

ENTÃO E OS OUTROS? DISSE ELE

Carlos Horta e Costa, antigo presidente dos CTT, confirmou hoje, quinta-feira, ter sido acusado pelo Ministério Público de dois crimes. Diz que as acusções não têm fundamento e pergunta por investigações a outras empresas públicas, nomeadamente REFER e Águas de Portugal.
"As acusações não fazem qualquer sentido. Dizem que a minha gestão causou prejuízos de 13 milhões de euros aos CTT. Têm de provar. E dos 180 milhões de euros que acresci ao balanço da empresa durante os três anos em que lá estive, ninguém fala?", questionou Horta e Costa, em declarações à Lusa.
10.dez.2009

ONDE PÁRA A NOVA PRESIDENTE DA JUNTA?

SERÁ QUE A PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA ESTARÁ APOSENTADA?-
A Dra.Geni ainda se via nas ruas da Freguesia, o que não acontece com a sua sucessora, que estará de férias ou então a "dormitar" no seu gabinete da Junta.
Hoje(10.Dez), vi as ruas serem lavadas, o que não acontecia desde há muitos anos. No entanto, este trabalho foi efectuado pelo pessoal da Câmara( com um camião de lavagem de ruas) embora esta tarefe seja da responsabilidade da Junta de Freguesia , conforme o artigo 1º. do Protocolo de Delegação de Competências do Município de Loures para as Juntas de Freguesia.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NOGUEIRA PINTO CHAMA PALHAÇO A DEPUTADO DO PS

Primeira audição da Comissão Parlamentar de Saúde ficou marcada por uma troca de ofensas entre Maria José Nogueira Pinto e Ricardo Gonçalves, que levou o presidente a ameaçar suspender os trabalhos. Veja o vídeo.
A troca de insultos ocorreu quando Maria José Nogueira Pinto falou na Comissão, onde esteve presente a ministra da Saúde, Ana Jorge, e os seus dois secretários de Estado.
Uma observação do deputado Ricardo Gonçalves terá motivado a irritação de Maria José Nogueira Pinto, que o apelidou de "palhaço".
"Não sabia que tinham contratado um palhaço" para a Comissão Parlamentar de Saúde, disse a deputada.
Em resposta, Ricardo Gonçalves teceu comentários sobre a troca de cor política por parte de Maria José Nogueira Pinto. “Não fiquei ofendido com a afirmação da deputada Maria José Nogueira Pinto. A senhora está sempre a mudar de partido. Vende-se por qualquer preço e chamar-me palhaço considero um elogio porque são muito importantes por esta altura do Natal.
Fonte J.Notícias online 09.dez.2009

LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIA ONLINE

Listas de espera para cirurgia vão estar online
Nesta lista estão inscritos com indicação para intervenção cirúrgica cerca de 170 mil doentes.
A ministra da Saúde anunciou hoje que a lista de espera para cirurgia vai estar disponível ainda este mês para os utentes poderem saber a sua posição e o tempo previsível para serem operados.
Os doentes registam-se através do portal de saúde, obtêm uma senha e depois podem consultar a sua posição na lista de espera e o tempo previsível para a realização da cirurgia, explicou Ana Jorge na primeira audição na Comissão Parlamentar de Saúde, onde esteve com os secretários de Estado Manuel Pizarro e Óscar Gaspar.
Nesta lista, estão inscritos com indicação para intervenção cirúrgica cerca de 170 mil doentes, adiantou a ministra à margem da audição, avançando que este sistema entrará em vigor no final do mês.
A ministra disse que é preciso "continuar a trabalhar na redução do tempo de espera cirúrgico para as neoplasias malignas". A mediana do tempo de espera no primeiro semestre de 2009 era de 27 dias e em 2008 era de 36 dias.
Fonte:J.Notícias online 09.dez.2009

ASSIM SE GASTA O NOSSO DINHEIRO

Um mês e uma semana depois de ter tomado posse como vereador da Câmara de Odivelas, eleito pelo PS, Hugo Martins já deu nas vistas. Apesar de ser uma figura desconhecida e de cumprir o primeiro mandato na vereação da autarquia, depressa saltou para as páginas dos principais jornais portugueses. O titular dos pelouros do Desporto, Obras Municipais, Transportes e Oficinas despistou-se na madrugada de anteontem na A9/CREL, ao quilómetro 22,8, em Bucelas, Loures, com o carro da Câmara, um Audi A4. O acidente aconteceu às 5h30 da manhã, quando Hugo Martins regressava a casa, junto ao mercado da Póvoa de Santo Adrião, vindo, segundo um amigo, "de uma discoteca em Torres Vedras".Quando a Brigada de Trânsito do Carregado chegou ao local, o vereador foi obrigado a soprar no balão e acusou uma taxa de álcool de 1,67 gramas por litro de sangue, o que constitui crime (o limite permitido por lei situa-se nas 0,50 gramas). A patrulha policial foi recebida, segundo o comando-geral da GNR, "de forma agressiva". De tal forma que os dois militares presentes tiveram de pedir reforços. Quando uma segunda patrulha chegou ao local do acidente, um dos agentes, que entretanto terá metido baixa, partiu um dedo durante os desacatos, segundo informações avançadas pelo "Correio da Manhã" mas não confirmadas pelo comando-geral da GNR. Apesar do despiste não ter sido grave e Hugo Martins não ter sofrido quaisquer ferimentos, o carro da autarquia ficou danificado e foi levado para as oficinas da Câmara. Os militares receberam tratamentos no Hospital de Vila Franca de Xira. "Um procedimento habitual, por precaução", explica o comando geral da GNR, que desvaloriza o incidente: "Em situações de acidentes de trânsito, quando há álcool e viaturas danificadas envolvidos, por vezes os condutores reagem com alguma antipatia.

NOVO HOSPITAL DE LOURES

Contrato com Espírito Santo Saúde para gestão de Loures assinado este mês
O contrato para entregar à Espírito Santo Saúde e à Mota-Engil a gestão e a construção do hospital de Loures deverá ser assinado ainda este mês, de acordo com o calendário mais actualizado da Estrutura de Missão das Parcerias na Saúde (EMPS).
Fonte:Lusa

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PT BAIXA PREÇO DAS CHAMADAS

A PT anunciou hoje que vai baixar o preço das chamadas da rede fixa em cerca de 10,5 por cento e oferecer chamadas ilimitadas dentro da sua rede aos fins-de-semana a partir de 01 de Janeiro.
"Não haverá alteração dos preços referentes à instalação e mensalidade da linha telefónica, o que corresponde a uma baixa de preços real de 1,5 por cento e uma redução efectiva dos preços das chamadas em cerca de 10,5 por cento", afirma a PT em comunicado, referindo que estes cálculos têm como base uma inflação negativa de 1,5 por cento.
A PT anuncia ainda que, a partir de 01 de Janeiro do próximo ano, "todos os clientes (do serviço fixo) irão beneficiar da oferta de chamadas ilimitadas, na rede PT, durante o fim-de-semana, não tendo para isso de pagar qualquer extra".
Fonte:Lusa 08.dez.2009

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SE NÃO COMPROU, AINDA VAI A TEMPO

NATALIS – Feira de Natal de Lisboa na FIL
O maior Mercado de Lisboa para prendas de Natal, a NATALIS – Feira de Natal de Lisboa – abriu ao público dia 5( sábado passado), no pavilhão 3 da FIL, Parque das Nações.
Fonte:Jornal expresso de Oriente

FORÇA MANUEL MACHADO

O treinador do Nacional, Manuel Machado, já deixou de estar em coma induzido.
O responsável técnico da equipa madeirense já conversou com os médicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, continuando, porém, nos cuidados intensivos. Segundo declarações prestadas pelo médico Miguel Ferreira, director clínico da unidade de saúde, Manuel Machado vai continuar nos cuidados intensivos por “mais meia dúzia de dias pois necessita ainda de um grande acompanhamento”.
Fonte:FD.Notícias online

Nota: Aqui não está em causa o treinador de futebol ( nem o clube que orienta)mas um ser humano.

SER OU NÃO SER APRECIADOR DE FUTEBOL

Ladrões roubaram cerca de 10 milhões de reais (3,9 milhões de euros) de uma empresa de transporte de valores de São Paulo, através de um longo túnel, no momento em que o Brasil via a última jornada do campeonato de futebol.
O assalto aconteceu na tarde de ontem, domingo, na Zona Oeste de São Paulo, e até ao momento nenhum suspeito foi detido pela polícia.
Os assaltantes chegaram ao cofre da empresa por meio de um túnel de 150 metros de comprimento e um metro de diâmetro, escavado a partir de uma casa vizinha, ao longo dos últimos quatro meses, segundo as primeiras investigações.
Depois de concluída a escavação, os assaltantes esperaram até à tarde de domingo, quando as atenções dos brasileiros estavam voltadas para os resultados da última jornada do campeonato de futebol, para invadir a empresa e roubar o dinheiro.
Um dos vigilantes da empresa disse à polícia que ouviu um grande barulho, mas pensou ser fogo de artifício lançado por apoiantes de uma das equipas de São Paulo, com possibilidade de vencer o "Brasileirão".
Fonte:Jornal de Notícias online

LIMITE MÁXIMO NAS TAXAS DE JURO DOS CRÉDITOS

Os juros máximos que as instituições poderão cobrar no crédito pessoal serão de 19,6 por cento, a partir de 1 de Janeiro de 2010.
O Banco de Portugal anunciou hoje, segunda-feira, os juros máximos que os bancos e outras instituições financeiras podem cobrar no crédito ao consumo, que passam a ser válidos para todos os contratos celebrados a partir de 01 de Janeiro de 2010.
No que respeita ao crédito pessoal, os contratos com destino à "educação, saúde e energias renováveis" terá uma taxa de TAEG máxima de 8,7 por cento, os contratos para "locação financeira de equipamentos" 6,3 por cento e os "outros créditos pessoais" 19,6 por cento.
Os contratos para o crédito automóvel poderão cobrar no máximo oito por cento quando destinados à locação financeira de veículos novos (um regime segundo o qual o utilizador paga um montante mensal durante o período estabelecido e findo o qual tem a opção de comprar pelo valor restante), e de 10,3 por cento para os veículos usados.
Nos contratos com reserva de propriedade (o usual crédito automóvel) para carros novos os juros máximos serão de 11,5 por cento e nos carros usados 16,1 por cento.
O regulador estabeleceu ainda que poderá ser cobrado um máximo de 32,8 por cento em juros no caso dos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto.
O Banco de Portugal tinha até ao final do ano para divulgar as taxas máximas (TAEG) relativas ao crédito ao consumo.
A nova norma para taxas de juro no crédito ao consumo, que pretende combater eventuais práticas de usura, considera "usurário o contrato de crédito cuja TAEG [encargo total para o cliente] exceda em um terço a TAEG média praticada no mercado pelas instituições de crédito ou sociedades financeiras no trimestre anterior".
Fonte:Jornal de Notícias online

domingo, 6 de dezembro de 2009

15 IDEIAS PARA EDUCAR PESTINHAS

Professores, pediatras e psiquiatras vêem a disciplina enquadrada numa relação baseada no encorajamento e na recompensa. Acreditam que se houver uma relação de confiança recíproca haverá pouco espaço para o castigo. Os pais, que quase todos os dias mordem os lábios para não reagir a quente quando os seus filhos teimam nas birras, têm outra opinião. Educar não é fácil e disciplinar também não... Eis 15 ideias para educar sem gritos.
1. Ensine inteligência... emocional. Mais importante do que saber ler antes dos amigos é saber lidar com as emoções.
2. Promova a colaboração. A infância não é um paraíso. Os mais novos devem cumprir tarefas e sentir-se integrados no núcleo familiar.
3. Responsabilize-as. As crianças devem ser encorajadas a assumir as responsabilidades dos seus actos.
4. Assuma o seu papel. Quando a criança desatar aos berros, não grite também. Alguém tem que ser o adulto nesta relação.
5. Fale com elas, muito e desde bem cedo. Aproveite todos os bocadinhos.
6. Dê o exemplo. Tanto nos comportamentos, como na linguagem e nas regras.
7. Conte histórias. O momento do conto é a forma clássica e efectiva de treinar as emoções. Leia os livros antes de os ler aos seus filhos.
8. Cure a razão, não o sintoma. A indisciplina pode ser um sinal de que algo não está bem. Proibi-los de jogar PlayStation ou ver televisão durante uma semana pode não ajudar nada. Perceba a razão por trás do comportamento.
9. Não seja amiguinha/o. Todos queremos fazer os nossos filhos felizes, mas às vezes é preciso tomar decisões difíceis e impopulares.
10. Ouça, ouça e volte a ouvir. Seja bom ouvinte, arranje tempo para falar e sobretudo para ouvir. É uma boa forma de os compreender.
11. Ajude a lidar com a frustração. É importante ter rotinas e fazer entender que não pode ter tudo o que quer.
12. Faça uma pausa. Os ânimos estão exaltados. O mais sensato pode ser ... uma pausa. Conte até dez antes de também perder o controlo.
13. Cuidado com as expectativas. Não compare, nem exija dos seus filhos aquilo que eles não podem dar.
14. Se tem mais do que um filho arranje nem que seja 15 minutos por semana para estar com cada um a sós.
15. Ame-os muito. O amor nunca é demais
Fonte:Expresso online

O PAI NATAL ANDA POR AÍ

No mesmo dia, 25 de Maio de 2009, que o Ministério Público garante que Armando Vara recebeu dez mil euros das mãos do empresário Manuel Godinho, este também entregou a mesma quantia a um indivíduo em Setúbal...
Fonte:Jornal de notícias online

sábado, 5 de dezembro de 2009

O PERIGO PODE ESTAR NA NOSSA CASA

.
Um adolescente de 17 anos que confessou às autoridades identificar-se com um assassino em série televisivo disse que ao estrangular o irmão de 10 anos satisfez um desejo como quando uma pessoa faminta come um hamburger. Andrew Conley não mostrou remorsos ou emoção ao descrever como estrangulou até à morte Conner Conley quando os dois lutavam corpo a corpo no domingo, uma causa provável, afirma o depoimento em tribunal revelado sexta-feira. Em tribunal, ele afirmou-se não culpado. Contudo, disse aos investigadores que as últimas palavras da criança foram "Andrew, pára". Conley disse que arrastou o corpo do irmão para o carro antes de seguir viagem para ver a namorada. Esta disse aos investigadores que o adolescente "parecia feliz, mais feliz do que ela já o tinha visto", de acordo com o seu depoimento em tribunal. Conley contou que atirou com o corpo para um parque perto de Rising Sun, onde reside, a cerca de 145 quilómetros a Sudeste de Indianapolis. "Algumas vezes as pessoas são mesmo demónios", disse o procurador do Condado Dearborn-Ohio, Aaron Negangard. "Esta é uma criança perversa". Os procuradores acusaram formalmente quinta-feira Conley de assassínio. Está a ser acusado como adulto.
Fonte:Expresso online.

ATÉ PARECE MENTIRA

Parece insólito mas não é. No passado fim-de-semana, o guarda-redes do Panahinaikos , Alexandros Tzorvas , disse ter sido baleado durante o dérbi de Atenas. Os dois tiros de pressão de ar atingiram-no no braço e nas costas. O futebolista viu-se 'grego' com a agressão e apresentou uma queixa ao Procurador de Pireus .
Fonte:Expresso online

FACTURA DO GÁS NATURAL COM NOVA TAXA EM 2010

"Os consumidores deverão ver incluída uma nova taxa na sua factura de gás natural, a partir de Junho. Clientes e indústria estão contra um sobrecusto, ainda por calcular, que irá engordar os cofres das autarquias.
Os portugueses deverão pagar mais pela factura do gás já a partir de Junho. Não porque o preço da matéria-prima vá subir, mas porque será cobrada uma nova taxa exigida pelas câmaras municipais. A taxa de ocupação de subsolo, que já é cobrada às distribuidoras, está prevista desde 2006, mas só agora será implementada. Isto porque empresas e autarquias entraram em divergência, tendo sido o caso levado para os tribunais.
O valor que acresce ao preço do gás - que não está relacionado com produção, comercialização nem distribuição - será definido por cada câmara em assembleia municipal, o que poderá gerar grandes assimetrias a nível nacional".
Fonte:jornal de notícias online

Nota: Lá vamos ter de pagar o que as autarquias andam a desperdiçar. Já pagamos a Taxa de Conservação de Esgotos,que vem camuflada na factura da água. Também pagamos a Taxa Municipal direitos de passagem que vem na factura da Portugal Telecom e para ajudar, ainda mais a população , vamos pagar no próximo ano a taxa máxima de IMI que será de 0,7 , uma benesse da Câmara Municipal de Loures aos Portelenses.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Menos um grama de sal por dia poupa 2640 vidas por ano. Saiba como.O sal dá sabor à vida e tem uma riqueza cultural indiscutível. No tempo dos gregos e dos romanos, os salários eram pagos em sal. No entanto, e talvez devido a esta carga cultural, os portugueses excedem as gramas salinas que deveriam ingerir por dia. Daí ao aparecimento da hipertensão arterial, a rapidez é notória. Por outro lado, dizem os especialistas, esta surge como a principal causa de aparecimento de doenças cardio e cerebrovasculares, como, por exemplo, o AVC. Os números da incidência desta doença em Portugal e no mundo são preocupantes. Por outro lado, medidas relativamente simples podem salvar vidas. «A hipertensão arterial é provavelmente a causa de morte mais notória em todo o mundo porque os doentes hipertensos têm maior propensão em desenvolver complicações cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o enfarte do miocárdio, a angina de peito, entre outras manifestações», afirma Jorge Polónia, especialista em Medicina Interna e consultor de hipertensão no Hospital Pedro Hispano. «Basta a pessoa ser hipertensa para ter um risco três a quatro vezes superiores relativamente a doenças cardiovasculares», acrescenta Braz Nogueira, membro da Sociedade Europeia de Hipertensão e Chefe de Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santa Maria.
Fonte: Blog Idosofuturo

A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR OS IDOSOS


"De que forma nós respeitamos os nossos idosos? E de que forma nós ensinamos os nossos filhos a respeitá-los?
Hoje assisto muitas vezes ao desrespeito, por parte de alguns jovens, nos autocarros por exemplo, não cedendo o lugar aos mais velhos, mais parecendo que os ignoram, parece que ninguém os vê o que dá a entender que quem é velho já "morreu"...Esquecemos que todos estamos a envelhecer e que, respeitar o idoso, é a melhor forma de preservar a nossa memória, reconhecer o passado e aceitar o futuro, reverenciando a experiência de vida e a sabedoria acumulada, de quem viveu, aprendeu, sofreu e teve um passado que ajudou na construção do presente....Mas parece que hoje o mais importante é "viver o aqui e agora" e o resto não importa, o amanhã logo se vê....Então que lugar ocupam os idosos na nossa sociedade? Qual o seu papel? Talvez a resposta esteja nas nossas mãos, ensinando aos nossos filhos que todos nós vamos envelhecer e que, por incrivel que pareça, eles também."
Fonte:blog Idosofuturo

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MIGUEL SOUSA TAVARES SAI DA TVI PARA A SIC

Miguel Sousa Tavares, actual comentador do Jornal Nacional da TVI, vai deixar a estação de Queluz, confirmou ao PÚBLICO o director de informação Júlio Magalhães.
SousaTavares sai no final do ano da TVI
"Falou ontem comigo e é um facto consumado", disse Júlio Magalhães, adiantando que não foram apontadas razões específicas para esta mudança: "Foi um ciclo", disse o director, que diz que a estação não está à procura de um novo comentador para substituir Miguel Sousa Tavares.Segundo Júlio Magalhães, Sousa Tavares sai, "em princípio", no fim do ano.De caordo com informação veiculada pela Impresa, que detém a SIC, Miguel Sousa tavares começa a trabalhar em carnaxide em Janeiro mas sem especificarem se será como comentador político se a coordenar um projecto específico de programa. O contrato com a SIC é de três anos.
04.dez.2009

CRIANÇAS MALTRATADAS POR EDUCADORAS

A polícia de Pistoia, no Centro de Itália, encerrou uma creche e deteve a sua proprietária e uma educadora-de-infância por agressões e maus tratos contra bebés de poucos meses. Anna Laura Scuderi, de 41 anos, e Elena Pesce, de 28, batiam violentamente nas crianças, fechavam-nas durante horas num quarto escuro e chegaram, inclusivamente, a obrigar um bebé de oito meses a engolir o seu próprio vómito.
Alguns pais desconfiavam há muito de que algo de errado se passava na creche Cip Ciop. Afirmam que os filhos choravam convulsivamente ao chegar à creche e, quando regressavam a casa, ficavam apáticos ou agressivos. Até que um pai e uma mãe decidiram apresentar queixa à polícia.
Investigadores falaram com pais que tinham retirado os filhos da creche e com quatro educadoras que tinham lá trabalhado, que confirmaram os maus tratos. Depois colocaram câmaras ocultas na creche sem que ninguém se apercebesse e as imagens que recolheram foram tão chocantes que só as mostram aos pais que as pedem. Mostram, por exemplo, uma das acusadas a levantar agressivamente um bebé sentado na cadeira e a espancá-lo, e as duas mulheres a abrirem com força a boca dos bebés para os obrigar a comer, entre outras barbaridades. A Imprensa designou o local como a ‘Creche dos Horrores’ ou a ‘Creche Campo de Concentração’.
Fonte: Correio da Manhã.

Nota: Srs. Encarregados de Educação, estejam atentos às reacções dos vossos filhos, porque, infelizmente, não acontece só aos outros.

AUTARQUIAS DÃO APOIOS ILEGAIS

Correio da Manhã de 04.Dez.2009.
Um grupo de 15 autarcas corre o risco de ter de devolver aos cofres das autarquias 16,9 milhões de euros, relativos à atribuição de benefícios sociais atribuidos a várias entidades, nomeadamente entidades criadas pelos seus funcionários, remunerações pagas a trabalhadores de associações de bombeiros e de pescadores e à assumpção de dívidas de terceiros.
As auditorias do Tribunal de Contas revelaram irregularidades em 12 autarquias, seis do PSD e cinco do PS.

Apoios em causa- Protecção Social em 2007 ( Lisboa, V.N.Gaia, Gondomar, Cascais, Sintra, (Matosinhos, Loures, Viseu, Porto, Santarém, Évora, Torres Vedras).
Fonte: Auditoria do Tribunal de Contas.

NOTA: Seria bom que todos os Encarregados de Educação tivessem esta notícia em consideração porque isto não acontece SÓ aos outros. É preciso estarmos atentos.

NOVO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO EM 2010


04 Dezembro 2009
Salário mínimo vai fixar-se em 475 euros em 2010
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje, na Assembleia da República, na abertura do debate quinzenal, que vai propor à concertação social que o salário mínimo se fixe em 475 euros no próximo ano.
(Fonte:Jornal de Notícias)

ATROPELAR MORTALMENTE E FICAR COM A CARTA

Jovem que arrastou mulher foi libertado pelo juiz e carta não foi apreendida.
O jovem que na segunda-feira atropelou mortalmente uma mulher, de 51 anos, em Loures, arrastando o seu corpo ao longo de dois quilómetros, continua a poder conduzir. Presente ao juiz, ficou em liberdade e na posse da sua carta de condução.
Luís R., de 24 anos, foi presente ao juiz, na tarde de quarta-feira e terá, ao que o JN apurou, confessando que não se apercebeu da gravidade do acidente, ocorrido em Lousa, e por esse facto não parou a marcha do automóvel. A vítima, Maria Isabel Lima, foi arrastada em cima do capô do automóvel. O condutor fez com que o corpo caísse e fugiu.
O juiz do Tribunal de Loures entendeu que não existe "perigo de fuga" por parte do arguido, pelo que acabou por decretar como medida de coacção o termo de identidade e residência (a opção menos gravosa), apresentações semanais no posto da Malveira da GNR e ainda a proibição de frequentar a zona de Lousa, local onde ocorreu o acidente, presume-se que para salvaguarda da sua própria integridade física.
No entanto, o juiz não lhe decretou qualquer sanção que o iniba de conduzir, pelo que o jovem pode guiar normalmente, pelo menos até ser novamente presente a tribunal para julgamento.
Como a sua detenção não se verificou em flagrante delito - a GNR acabou por interceptar o indivíduo quase 15 horas depois do acidente -, a sua carta de condução também não foi apreendida pelos elementos desta força de segurança. De notar que só quando a detenção acontece em flagrante é que o infractor vê, imediatamente, o documento apreendido.
Pelas 20 horas de segunda-feira, Maria Isabel Lima preparava-se para atravessar a estrada, frente a sua casa, em Lousa, concelho de Loures, numa passadeira. Foi colhida pelo automóvel do arguido, um Seat Léon, e arrastada ao longo de dois quilómetros pela Estrada Nacional 8 (EN8), até Freixeira, já no concelho de Mafra. Teve morte imediata.
O suspeito colocou-se em fuga, mas a GNR acabou por localizá-lo, bem como ao automóvel que guiava na altura do acidente, já apreendido e sujeito a diversas perícias por parte de elementos da Polícia Judiciária (PJ).
Fonte policial revelou ao JN que o indivíduo não resistiu, quando a GNR o interceptou na sua residência, na Venda do Pinheiro. No entanto, como não existiu flagrante delito acabou por não ser detido, sendo apenas identificado e notificado para comparecer em tribunal no dia seguinte.
(Fonte: Jornal de Notícias)


NOTA: Parece que vale a pena fugir depois de se atropelar alguém.
Lembram-se de Yuran (ex.jogador do Futebol Clube do Porto) que numa madrugada, na cidade do Porto, atropelou mortalmente um jogador de Basquetebol do mesmo clube pondo-se em fuga e só muito mais tarde foi detido, soprando nessa altura no balão. Deixou a viatura no local do acidente mas teve quem lhe desse "boleia".

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

FÁCIL MUDAR DE BANCO

Mudar de banco é, desde 01 de dezembro de 2009, mais fácil, fruto da entrada em vigor de um conjunto de regras definidas pela Comissão Europeia. O banco antigo deve fornecer ao consumidor e ao novo banco toda a informação sobre os pagamentos recorrentes do cliente, como por exemplo os débitos directos ou ordens permanentes e, sempre que possível, sem custos associados. Tem ainda de prestar a informação necessária em sete dias úteis.
(Fonte: Jornal Destak)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SERÁ QUE A VIDA HUMANA NÃO TEM VALOR?

Conduziu dois quilómetros com mulher no capô do carro
Atropelou mulher na passadeira, em Loures, e fugiu. Foi detido pela GNR e confessou o crime
O responsável pelo atropelamento mortal com fuga, ocorrido em Lousa, foi ontem detido pela GNR. A vítima, uma mulher, de 51 anos, andou dois quilómetros em cima do capô do carro, em ziguezague, até o indivíduo se desfazer dela.
Maria Isabel Lima, de 51 anos, foi atropelada, cerca das 20.20 horas de anteontem, na Estrada Nacional nº 8 (EN8), quando atravessava a via na passadeira, tal como JN ontem noticiou.
A mulher regressava do trabalho, em Lisboa, onde exercia a profissão de empregada doméstica. O marido, Horácio Lima, de 52 anos, magarefe, e a filha, Rosa, de 20 anos, estudante, esperavam-na em casa, a poucas dezenas de metros do local onde ocorreu o acidente.
A última notícia que teve da mulher foi cerca das 20 horas, quando Rosa ligou para a mãe. "Ela disse-lhe que estava a chegar, mas que estava com o telemóvel a ficar sem bateria", explicou, ao HN, Horácio Lima.
Pouco depois, "ouvi uma pancada forte, mas não liguei muito". Horácio manteve-se em casa com a filha, uma cave por baixo do restaurante Antão, do lado oposto da EN-8, onde ocorreu o acidente.
Cerca das 20.30 horas, Horácio Lima estranhou que a mulher não tivesse ainda chegado e, pouco depois, uma vizinha bateu à porta de casa a dizer que "havia umas coisas na estrada, que deviam de ser" da mulher". Horácio não deu logo conta da realidade e só quando chegou à estrada é que se apercebeu que algo de grave tinha acontecido.
A mulher tinha descido na paragem de autocarro, como diariamente fazia, e percorrera a via até à passadeira, passando daí para o lado da estrada contíguo à sua casa. Mas, ao atravessar a passadeira, foi apanhada por um veículo, um Seat Leon, que vinha na faixa contrária, depois de ultrapassar duas viaturas que estavam paradas para deixar passar Maria Isabel.
O saco que ela trazia foi parar à porta de outra casa, a cerca de 30 metros do local do impacto, um sapato também ficou abandonado, mas do corpo nada. E só dois quilómetros à frente, Maria Isabel Isabel foi encontrada. "Está a ver aquela curva, lá à frente? Foi ali que a mulher foi encontrada", contou, ao JN, o proprietário de um café na Freixeira, na estrada Loures-Mafra.
A vítima terá ficado presa ao capô do carro na sequência do embate e o condutor ainda conduziu o seu automóvel, aos ziguezagues, durante dois quilómetros, para tentar libertar o corpo. "Até pensávamos que era uma brincadeira. O carro ia aos ésses e, em cima, levava qualquer coisa a abanar, até parecia uma boneca", adiantou, ao JN, uma testemunha.
A GNR, no entanto, embora sem a matrícula da viatura, conseguiu, através da investigação criminal das equipas técnicas e do pessoal dos postos, rapidamente detectar o condutor. E, ontem de manhã, o indivíduo, de 24 anos, a residir na Venda do Pinheiro, a poucos quilómetros do local do acidente, foi detido.
"Ele confessou o que tinha feito e justificou que fugiu por não ter a noção da gravidade da ocorrência", adiantou ao JN uma fonte da GNR. Quanto ao facto de ter abandonado o corpo não deu qualquer justificação. O condutor tem ordem para comparecer hoje no Ministério Público de
(02.Dez.2009)

FUNDAÇÃO DO GIL NO PARQUE DAS NAÇÕES

quarta-feira, 2 de Dezembro de 2009

Fundação do Gil vai ter nova casa para apoiar crianças . A Fundação do Gil vai ter uma nova casa de apoio a crianças, estrutura que será vocacionada para cuidados continuados de saúde pediátricos, revelou hoje à Lusa a responsável pela instituição, Margarida Pinto Correia.
A futura Casa do Gil vai nascer no Parque das Nações, na zona de Loures, num terreno cedido pela Parque Expo. O protocolo para a cedência do terreno onde vai nascer a segunda Casa do Gil é assinado quinta-feira, dia em que a fundação assinala dez anos de existência.
Margarida Pinto Correia, administradora executiva da Fundação Gil, adiantou que uma estrutura de cuidados continuados de saúde pediátricos «é muito necessária», uma vez que na rede nacional não existem cuidados para crianças a esse nível, pretendendo a instituição «colmatar essa lacuna».