sexta-feira, 30 de abril de 2010

SR.PRIMEIRO- MINISTRO, NÃO BATA MAIS NOS TRABALHADORES


O QUE FUI FAZER

O primeiro-ministro, José Sócrates, admitiu esta manhã no Parlamento que desconheceu o impacto financeiro do corte nos subsídios de desemprego. Uma das medidas que o Governo anunciou como prioritária para dar um sinal claro aos mercados financeiros de que Portugal tudo fará para reduzir o défice.

"Não temos nenhum estudo que nos permita dizer qual a consequência orçamental da redução do subsídio de desemprego", afirmou José Sócrates quando confrontado por Francisco Louçã. Perante a resposta do chefe do Governo, o deputado do Bloco de Esquerda mostrou-se surpreendido e concluiu que o Governo “decidiu atacar os desempregados por preconceito ideológico”.

José Sócrates destacou, no entanto, que a redução do subsídio de desemprego é uma medida justa. “Não acho que ninguém vai para o desemprego porque quer, acho é que há pessoas no desemprego que precisam de ter o incentivo certo para trabalhar
".

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO: Os trabalhadores depois de tantos anos de trabalho caem no desemprego,onde poderão estar muito tempo, sem conseguirem novo emprego, com grandes implicações na sua vida familiar e emocional.
Para premiar aqueles que sempre deram o seu contributo, para bem do País, o Sr.Primeiro Ministro penaliza-os mas, em contrapartida, àqueles que nunca deram o "corpo ao manifesto", mantêm-lhes o Rendimento Social de Inserção para que possam ter " o incentivo certo para não trabalhar", vivendo uma vida inteira sem se preocuparem com o dia de amanhã.


O Hino Português diz: "Contra os canhões, marchar, marchar" . Cem anos depois, terá nova versão:" CONTRA OS TRABALHADORES, CORTAR, CORTAR".

JULGADOS DE PAZ NA PORTELA, SIM OU NÃO?

CENTRO COMERCIAL DA PORTELA


OUVI DIZER:

1- Que os Julgados de Paz não irão funcionarão na Portela ( Centro Comercial) porque os lojistas não estão dispostos a suportar as despesas do condomínio mensal deste Tribunal.

2-Que dentro de pouco tempo teremos novas salas de cinema no C.C.Portela.

3- Que as lojas Gourmet a funcionarem na cave e no 1º.andar(ao cimo das escadas rolantes) irão encerrar para darem lugar a uma nova unidade- devidamenteapetrechada,
e com grande área, situada junto à Sapataria da Dra.Geni, no espaço em remodelação nos antigos cinemas.

4- Que a Peixaria, situada na cave, já encerrou
.

AMOR, COM AMOR SE PAGA ...SRS. POLÍTICOS



Um presidente de Câmara está andando tranquilamente quando é atropelado e morre.
A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.
"-Bem-vindo ao Paraíso!"; diz São Pedro e continua....
"-Antes que você entre, há um problema, é que raramente vemos políticos por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.
- "Não vejo problema, é só deixar-me entrar", diz o antigo presidente
"-Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:
Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade
."
"-Não é preciso, já resolvi. Quero ficar no Paraíso." diz o ex-presidente.
"-Desculpe, mas temos as nossas regras."
- Assim, São Pedro acompanha-o até ao elevador e ele desce, desce, desce, até o Inferno. A porta abre-se e ele vê-se no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais já havia trabalhado.
- Todos muito felizes em traje social. Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.
- Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.
-Eles divertem-se tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e a porta abre-se outra vez. São Pedro está espera por ele. Agora é a vez de visitar o Paraíso.

- Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.
"-Então? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.Agora escolha a sua casa eterna."
Ele pensa um minuto e responde:
"-Olhe, eu nunca pensei ... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno."
- Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até ao Inferno.
- A porta abre e ele vê-se no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas a panhar o entulho e colocando-o em sacos pretos.
- O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do ex-presidente .
"-Não entendo", - gagueja o presidente - "Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e divertimo-nos o tempo todo. Agora só vejo este fim de mundo de lixo e os meus amigos arrasados!!!"
O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
"-Ontem estávamos em campanha. Agora que já conseguimos o seu voto..."
- Assim funciona a política no nosso país, ... "eles falam falam falam, e depois não os vejo a fazer nada".
( Os Satíricos)

O APELO DE UMA MÃE A QUEM ASSASSINARAM O FILHO



A pedido de uma mãe.....

INVERSÃO DE VALORES - CARTA DE UMA MÃE PARA OUTRA MÃE (ASSUNTO VERÍDICO).

*Carta enviada de uma mãe para outra mãe no Porto, após um telejornal da RTP1:

De mãe para mãe...

- Cara Senhora, vi o seu enérgico protesto diante das câmaras de televisão contra a transferência do seu filho, presidiário, das dependências da prisão de Custóias para outra dependência prisional em Lisboa.
- Vi-a a queixar-se da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que vai passar a ter para o visitar, bem como de outros inconvenientes decorrentes dessa mesma transferência.
- Vi também toda a cobertura que os jornalistas e repórteres deram a este facto, assim como vi que não só você, mas também outras mães na mesma situação, contam com o apoio de Comissões, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, etc...
- Eu também sou mãe e posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro, porque, como verá, também é enorme a distância que me separa do meu filho.
- A trabalhar e a ganhar pouco, tenho as mesmas dificuldades e despesas para o visitar.
- Com muito sacrifício, só o posso fazer aos domingos porque trabalho (inclusivé aos sábados) para auxiliar no sustento e educação do resto da família
.
- Se você ainda não percebeu, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou cruelmente num assalto a uma bomba de combustível, onde ele, meu filho, trabalhava durante a noite para pagar os estudos e ajudar a família.
- No próximo domingo, enquando você estiver a abraçar e beijar o seu filho, eu estarei a visitar o meu e a depositar algumas flores na sua humilde campa, num cemitério dos arredores...
- Ah! Já me ia esquecendo: Pode ficar tranquila, que o Estado se encarregará de tirar parte do meu magro salário para custear o sustento do seu filho e, de novo, o colchão que ele queimou, pela segunda vez, na cadeia onde se encontrava a cumprir pena, por ser um criminoso.
- No cemitério, ou na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante dessas "Entidades" que tanto a confortam, para me dar uma só palavra de conforto ou indicar-me quais "os meus direitos".

Para terminar, ainda como mãe, peço por favor:

Façam circular este manifesto! Talvez se consiga acabar com esta (falta de vergonha) inversão de valores que assola Portugal e não só...
Direitos humanos só deveriam ser para "humanos direitos" !!!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

SERÁ QUE PASSOS COELHO QUER QUE OS ESPANHÓIS GOVERNEM PORTUGAL ?



-O PS não tem para o país uma esperança de futuro. Creio que dificilmente com Sócrates o partido ganhará a confiança dos portugueses", declarou Pedro Passos Coelho, na entrevista ao ABC.
- O presidente do PSD respondia a uma questão sobre se os portugueses estão decepcionados com o Governo de José Sócrates. "O PS e o actual primeiro-ministro foram perdendo credibilidade e capacidade política. As pessoas em Portugal não conseguem identificar uma bandeira reformadora importante que se associe a este Governo. Dá a impressão de que se desorientou com a crise económica e social", começou por responder Passos Coelho.
- O presidente do PSD acrescentou que o Governo "parece que perdeu a capacidade reformista e quando isto acontece perde-se a capacidade criativa e deixa-se de ter uma cumplicidade com o eleitorado". "O PS não tem para o país uma esperança de futuro. Creio que dificilmente com Sócrates o partido ganhará a confiança dos portugueses", concluiu.
- Na entrevista ao ABC, Pedro Passos Coelho defende que os portugueses, "quando deram ao PS a maioria absoluta há cinco anos", mostraram "que não têm medo de mudar". "A decepção dos portugueses impulsionará um novo resultado eleitoral, desta vez do lado do PSD, se soubermos encontrar um caminho que tranquilize as pessoas", considerou.

RENOVAÇÃO DA CARTA DE CONDUÇÃO, OBRIGATÓRIA AOS 50 ANOS DE IDADE

Renovação da carta obrigatória aos 50 anos ainda desconhecida por muitos automobilistas.



SOBRE AS RENOVAÇÕES DE CARTAS DE CONDUÇÃO, AQUI FICAM ALGUMAS INFORMAÇÕES:

Desde 01 de Janeiro de 2008, os condutores devem pedir a renovação da sua carta de condução sempre que atinjam as idades que adiante se indicam, independentemente da data de validade averbada naquele documento.

-SOBRE AS RENOVAÇÕES DE CARTAS DE CONDUÇÃO, AQUI FICA UM ESCLARECIMENTO :

- O pedido de renovação, com apresentação de atestado médico, passa a ser obrigatório nas seguintes condições:

- Condutores de veículos das categorias A, B, B+E, e da subcategoria A1 e B1

· Aos 50, 60, 65, 70 anos, e posteriormente de dois em dois anos

- Condutores de veículos das categorias C, C+E e das subcategorias C1 e C1+E

· Aos 40, 45, 50, 55, 60, 65 anos, e posteriormente de dois em dois anos

- Condutores de veículos das categorias D, D+E e das subcategorias D1 e D1+E e também da categoria C+E, cujo peso bruto exceda 20.000 Kg.

· Aos 40, 45, 50, 55 e 60 anos

- Condutores de ciclomotores, de motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3 e de veículos agrícolas

Aos 65 , 70 anos e posteriormente de dois em dois anos.

- Atestado Médico

- Condutores de veículos das categorias A, B e B+E, e da subcategoria A1 e B1

· Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da profissão.

- Condutores de veículos das categorias C, C+E e das subcategorias C1 e C1+E
e
- Condutores de veículos das categorias D, D+E e das subcategorias D1 e D1+E

· Atestado médico emitido pelo delegado de saúde da área de residência do condutor


- O pedido de renovação da carta de condução, acompanhado de atestado médico, deverá ser efectuado nos 6 meses anteriores à data em que cada condutor atinge as idades atrás mencionadas, junto dos serviços regionais e distritais do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP, a funcionar nas instalações da ex-DGV e na Lojas do Cidadão.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

MORREU JOSÉ MORAIS, O HERÓI DA FINAL DA TAÇA DAS TAÇAS



Os heróis não morrem, estarás sempre no coração de todos os Sportinguistas.

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO LIMITADO A 75% DO SALÁRIO LÍQUIDO



Governo antecipa medidas do PEC para controlar subsídio de desemprego

Num documento que está em discussão na Concertação Social, o Governo propõe que “o montante mensal do subsídio de desemprego não pode, em qualquer caso ser superior a 75 por cento do valor líquido da remuneração de referência que serviu de base ao cálculo”da prestação social.

Na lei em vigor, a formulação era diferente e impõe que o subsídio mensal não pode ser superior ao valor líquido da remuneração. Ou seja, na prática verifica-se um corte de 25 por cento no limite imposto pela actual legislação e representa a forma de o Governo tornar a situação de desempregado menos atraente face a situação em que terá emprego.

Actualmente, o subsídio de desemprego tem dois limites. Não pode ser inferior ao indexante dos apoios sociais (IAS) - 419,22 euros- e não pode ser superior a três IAS - 1257,66 euros. E estabelece-se que de qualquer forma, o subsídio mensal nunca pode ser superior ao valor líquido da remuneração de referência. O valor líquido da remuneração de referência obtém-se pela dedução, ao valor ilíquido daquela remuneração, da taxa contributiva que seria imputável ao beneficiário e da taxa de retenção do IRS.

Ora, ao reduzir esse limite para 75 por cento do valor líquido o que se faz é uma redução efectiva do subsídio de desemprego. Uma alteração que tocará sobretudo a quem tem um subsídio de desemprego entre o limite mínimo e máximo, não devendo atingir muitos do que recebem já o subsídio máximo
.

terça-feira, 27 de abril de 2010

TROCA DE " MIMOS " NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA



Aqui ficam alguns dos mais acalorados debates e trocas de insultos em S.Bento, depois do 25 de Abril de 1974 (Jornal Expresso de 24.04.2010):

1. OS BOCAS
Em 1979, após uma declaração de voto de Pedro Roseta(PSD) sobre uma intervenção da polícia em Vieira de Leiria - declaração que o PCP considerou ofensiva - o presidente da AR deu a palavra ao comunista Severiano Falcão para defender a sua bancada. Isso mereceu o protesto do PSD e a discussão resvalou para o insulto. Pedro Roseta aconselhou o PCP a dar lições de " direitos humanos a Brejnev". Vital Moreira (PCP) acusou Roseta de lhe ter dirigido uma " provocação pedestre e miserável" e a refrega instalou-se: " Provocações são as suas ", disse Pedro Roseta. " Provocações equestres", acrescentou. " Não seja parvo", disse Vital. "Não seja imbecil", respondeu Roseta. " Mais vale ser cavalo que asno", retorquiu Vital.

2.DUELO A TRÊS
A 19 de Março de 1980, após intervenção de Ferreira do Amaral(PSD) sobre a atribuição do Crédito de Emergência Agrícola, António Campos (PS) questiona-o sobre três indemnizações atribuídas supostamente à mesma familia de apelido Sousa Uva:" São ou não a mesma família?", pergunta Campos. A insistência deste gera uma violenta troca de palavras com Francisco Sousa Tavares ( dos Reformadores). Ameaçam-se mutuamente, relata o "diário da Assembleia da República". É então que Raul Rego(PS) se dirige a Sousa Tavares: " Vá para a puta que o pariu". Este responde: " Já todos sabemos que o senhor é malcriado". O presidente tenta serenar os ânimos, mas em vão: " Você é um mentiroso", diz Campos, e Tavares devolve-lhe: " O senhor é um escarro moral".

3. O " CALACEIRO "
De Francisco Sousa Tavares diz Jerónimo de Sousa, actual líder do PCP: " Era um homem de muita coragem que se irritava com muita frequência". Ele próprio foi alvo da violência verbal de Sousa Tavares, quando este, em 5 de Janeiro de 1982, num despique, soltou a lìngua: " Olhe, vá à merda! Idiota! Mandrião!. Vá trabalhar, que foi aquilo que nunca fez na vida! Calaceiro!" Jerónimo de Sousa recorda:" Mostrei-lhe as mãos como prova de que assim não era". A coisa ficou por ali.

4. TRUCA- TRUCA
Natália Correia (PSD)e João Morgado(CSD) num debate, em Novembro de 1982, sobre a interrupção voluntária da gravidez. Morgado defendia que o único propósito do acto sexual era a procriação. Natália respondeu-lhe com um poema: " Já o coito, diz Morgado/ tem como fim cristalino/ preciso e imaculado/ fazer menino ou menina e cada vez que o varão/ sexual petisco manduca/ temos na procriação/ prova de que houve truca-truca/ sendo só pai de um rebento/ lógica é a conclusão/ de que o viril instrumento/ só usou para ração/! uma vez/ E se a função faz o órgão,diz o ditado/ consumada essa excepção/ ficou capado o Morgado". E João Morgado passou a ser conhecido pelo deputado truca-truca.

5. MARTINS E CANDAL
"Não voltas a falar assim comigo! Da próxima vez...". O "Diário" de 5 de Março de 2009 fica-se por aqui ainda que as reticências sugiram o contrário. O agravo do deputado social-democrata José Eduardo Martins ao socialista Afonso Candal foi mais longe. As câmaras captaram a forte irritação do parlamentar, o ar ruborescido que culminaria numa exclamação que a banda desenhada traduziria num balão de raios e coriscos, e que o "Diário", há trinta anos, teria registado. Pela articulação dos lábios percebeu-se:" Vai prò caralho!".

6. O PALHAÇO
A 9 de Dezembro de 2009, Maria José Nogueira Pinto(PSD), sentindo-se incomodada com os apartes de Ricardo Gonçalves(PS), interrompeu o seu raciocínio para o destratar: " Gostava de perguntar de onde é que saiu este palhaço que é o senhor.(...) nunca tinha visto um palhaço permanente numa comissão. Mas acho que o devem ter eleito para nos animar". Ricardo Gonçalves responde: " A srª. drª. não domina esta área, veio de uma área diferente, de outro partido, está sempre a mudar de partido, nunca está em lado nenhum. Vende-se por qualquer preço para ser eleita por qualquer partido e faz estes papéis com muita facilidade". Apesar do esforço do presidente da comissão para fazer parar ali a troca de insultos, Nogueira Pinto prossegue: " O senhor é um inimputável e, por isso, não tenho mais nada a dizer".

7.OS CORNINHOS COM OS DEDOS E " MANSO É A TUA TIA "
Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras e o gesto também. E isto vem a propósito de dois incidentes parlamentares, um ocorrido em Julho de 2009 e outro em Abril de 2010. Um deu demissão de Manuel Pinho , então ministro dsa Economia, em resposta a um aparte do deputado Bernardino Soares(PCP), fez uns corninhos com os dedos e foi demitido na hora.
Mais recentemente, José Sócrates indignou-se com o facto do deputado Francisco Louçã ter afirmado que " de intervenção em intervenção" o primeiro-ministro estava " mais manso ". Sócrates não gostou e respondeu em aparte: " Manso é a tua tia, pá!"
Curioso é que em ambos os casos o tema envolvia a EDP.

sábado, 24 de abril de 2010

QUANDO O " BOLO" É BOM, TODOS O QUEREM

Autarcas não querem perder a sua parcela no Parque das Nações



- Moradores e comerciantes querem transformar o Parque das Nações numa nova freguesia de Lisboa, mas os autarcas desta zona, atualmente dividida entre três freguesias de dois concelhos, não querem perder a sua parcela neste território a Oriente da capital.
- O presidente da freguesia de Sacavém, José Leão, disse à Lusa que vê a criação de uma nova freguesia no Parque das Nações (PN) como se fosse "um pai que vai perder um filho".
- José Leão lembrou que Sacavém, que detém parte do território reclamado para a futura freguesia, sempre teve uma ligação histórica muito forte ao Tejo e que a zona do Parque das Nações é um território onde hoje há alguma qualidade de vida.
- "Quando aquela zona era uma zona degradada, antes da Expo, não havia problema nenhum. Agora que já tem estruturas criadas, já desperta interesses", considerou.
- O autarca defende que deveria ser a autarquia de Loures a tomar conta do PN - e não uma sociedade comercial como a Parque Expo - e que quem vive em Sacavém deveria ser consultado para saber se quer ceder aquele espaço a Lisboa.
- "Além de que as pessoas que lá vivem vão ter uma ligação muito umbilical com Sacavém, porque há infraestruturas, como a escola, que ficam nesta freguesia", disse, salientando que são os cidadãos de Sacavém que estão a pagar algumas infraestruturas, como uma nova escola.
- A José Rosa do Egipto, autarca de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, freguesia que actualmente detém dois terços do PN, não choca a criação da autarquia, porque compreende que a zona ganhou uma nova centralidade e que as pessoas desta zona não se sintam enraizadas nos Olivais.
- No entanto, defende que uma nova freguesia deve integrar-se numa reforma administrativa de Lisboa e só faz sentido se não for apenas para acrescentar mais uma freguesia à capital.
- "Não é a criar freguesias que se resolve os problemas das pessoas. Eu acho que é criando freguesias de média dimensão, com outros poderes e outras competências, que pode resolver o problema das pessoas", considerou.
- Para este autarca, o PN até tem as infraestruturas mínimas exigidas para uma freguesia, como escolas, farmácias e um hospital, mas tem ainda o problema de ser uma freguesia que envolve território de dois concelhos.
- "Considero muito difícil que Lisboa aceite entregar território ao concelho de Loures e também, por outro lado, que Loures aceite entregar território a Lisboa. Portanto acho que é um projeto que à partida sofre deste grande constrangimento", afirmou.
- Em entrevista à Lusa, por ocasião das autárquicas de outubro passado, o presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira, considerou que a possibilidade de criação de uma freguesia no Oriente é apenas o "desejo de uma elite fascizante", mas já admitiu discutir a criação de duas freguesias, uma integrada no concelho de Loures e outra no concelho de Lisboa.
- O bairro do Parque das Nações é atualmente atravessado por três freguesias e dois concelhos, o que, de acordo com a Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações (AMCPN), tem criado problemas de gestão urbanística e dificultado a intervenção das câmaras municipais de Loures e Lisboa.
- A Assembleia da República apreciou ontem uma petição da AMCPN para a criação da freguesia, com o PS a considerar que a sua criação "não é oportuna", enquanto a oposição defende que a proposta "faz sentido" e "deve ser atendida".
- Enquanto a criação da freguesia não seja aprovada, os subscritores pensam apresentar continuamente petições até que o problema seja resolvido, disse à Lusa José Moreno, o primeiro subscritor do documento analisado pela AR.

COMENTÁRIO: OS PRESIDENTES DAS JUNTAS DE FREGUESIA DE SACAVÉM, MOSCAVIDE, SANTA MARIA DOS OLIVAIS E O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES, ELEITOS PELO PARTIDO SOCIALISTA, NÃO CONCORDAM COM A CRIAÇÃO DA FREGUESIA DO ORIENTE, PORQUE SERÃO MUITOS MILHARES DE EUROS QUE DEIXARÃO DE ENTRAR NOS COFRES DAS RESPECTIVAS JUNTAS E CÂMARA MUNICIPAL.
ALÉM DISSO, AINDA HÁ OUTRAS BENESSES COMO, POR EXEMPLO, TEREM REPRESENTANTES NA ADMINISTRAÇÃO DA PARQUE EXPO.
QUANTO A JOSÉ MORENO, VÊ, NA CRIAÇÃO DA FREGUESIA DO ORIENTE, UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA SATISFAZER AS SUAS ASPIRAÇÕES E AS DO SEU PARTIDO (PSD).
QUANDO O "TACHO" É BOM, TODOS O QUEREM
.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

HAVERÁ PERDÃO PARA ESTA GENTE?

ROGER VANGHELUWE, À DIREITA; COM O FALECIDO PAPA JOÃO PAULO II


Roger Vangheluwe, o bispo de Bruges, na Bélgica, admitiu ter "abusado de um jovem"
há vários anos e apresentou a sua resignação, já aceite pelo papa Bento XVI.

O bispo da cidade belga de Bruges, Roger Vangheluwe, apresentou a sua resignação após admitir ter "abusado de um jovem" seu familiar há vários anos, anunciou hoje a igreja da Bélgica.

"Quando ainda não era bispo mas também durante algum tempo depois, abusei sexualmente de um jovem da minha família. A vítima ainda hoje sofre", disse Vangheluwe, 74 anos, numa declaração lida pelo líder da Igreja Católica belga, arcebispo André Léonard
.
(Expresso online)

SE O ARREPENDIMENTO MATASSE...



O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu ontem o empresário Domingos Névoa, antes condenado por oferecer 200 mil euros ao vereador de Lisboa, José Sá Fernandes, em troca de favores num negócio de terrenos entre a Bragaparques e a câmara municipal.

Os juízes da segunda instância consideraram que o vereador "não tinha competências legais nem poderes de facto" para aceder ao favor que era pedido - o de desistir da acção popular a contestar a permuta dos terrenos do Parque Mayer e da Feira Popular. Por essa razão, julgaram que não existe crime de corrupção.

O advogado da acusação, Paulo Sternberg, admite vir a recorrer para o Supremo. Mas a possibilidade de revogar a decisão da Relação não altera o sentimento de "desilusão absoluta" do vereador.

Sá Fernandes disse ao DN que, a julgar pelo que veio a público, "o tribunal admite que todos os factos são verdadeiros, mas considerou que a oferta de dinheiro para dizer bem do negócio não constitui um crime". "Fico a pensar que podia ter aceitado os 200 mil euros", desabafou antes de avisar que nunca aceitará dinheiro para mudar as suas posições públicas.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SCUT PAGAS A PARTIR DE JULHO DE 2010, E NÃO SÓ.



O pagamento de portagens nas SCUT foi, esta quinta-feira, aprovado em Conselho de Ministros. A medida entra em vigor a partir de 1 de Julho nas SCUT do Norte Litoral (A28, entre Porto e Viana do Castelo), Costa de Prata (A17, entre Aveiro e Mira e A29, entre Vilar de Andorinho e Aveiro) e Grande Porto (A41, entre Perafita e Ermida e A42, entre Lousada e Seroa).

Na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, o ministro das Finanças Teixeira dos Santos, anunciou, ainda, a aprovação da tributação das mais-valias em bolsa a uma taxa de 20 por cento (com regime de isenção para pequenos investidores) e a criação de um novo escalão de IRS com tributação de 45 por cento para contribuintes com rendimentos anuais superiores a 150 mil euros.

Todas estas medidas estão previstas no Programa da Estabilidade e Crescimento (PEC) do Governo que tem como objectivo reduzir o défice orçamentar português para menos de três por cento até 2013.

SERÁ QUE O GOVERNO CUBANO TERÁ RAZÃO?

1.PS QUER OBRIGAR MÉDICOS A OPTAR ENTRE PÚBLICO E PRIVADO.


Socialistas levam a plenário medidas contra corrupção. Entre elas, um ataque às acumulações dos médicos.
No pacote legislativo anticorrupção, que hoje( 22.04.2010) sobe a discussão no plenário da Assembleia, o PS incluiu um projecto de lei cujo conteúdo, sendo aprovado, tem potencial para abrir um conflito com uma das mais influentes classes profissionais, a dos médicos.
-O projecto, com um título extenso que esconde o seu verdadeiro alcance ("Altera o regime de vinculação de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas, no capítulo referente às garantias de imparcialidade"), determina que para os trabalhadores do Estado a exclusividade de funções passa a ser a regra - e a acumulação de funções públicas com funções privadas passa a ser considerada uma excepção, só aceite com autorização superior.

-O projecto é, evidentemente, de carácter genérico e abstracto, mas sabe-se que uma das profissões onde mais ocorrem acumulações entre funções privadas e funções ao serviço do Estado é a dos médicos. Doravante, um médico que aceda à profissão e decida acumular um lugar no Serviço Nacional de Saúde com um lugar num consultório privado só o poderá fazer tendo luz verde do seu superior no SNS

2.VEJAMOS O CASO DOS MÉDICOS CUBANOS EM PORTUGAL?
(publicado neste blogue em 13.01.2010)

- Cada médico cubano contratado pelo Estado português recebe apenas 500 euros por mês dos cerca de 2500 euros de salário pago pelo Ministério da Saúde através do governo de Cuba. Quinze euros vão para as famílias e o restante, cerca de 2000 euros, vão directos para os cofres do Estado cubano, ou seja, 80 por cento do salário vai para o regime de Havana. Cabe às autarquias muitos dos encargos com estes médicos, como rendas de casa, transportes e facturas de água e de luz.

- O Governo português está satisfeito com o negócio, porque resolveu o problema da falta de médicos, e Cuba recebe divisas. A situação choca os clínicos portugueses, mas os visados não se queixam e remetem-se ao silêncio.
Inicialmente os médicos cubanos recebiam 300 euros, o equivalente ao que recebem no seu país, mas o custo de vida em Portugal obrigou Cuba a pagar-lhes 500 euros mensais.

-COMENTÁRIO: Se CUBA paga os cursos para formar médicos, será justo que tenha contrapartidas. Em Portugal quem tira um curso de Medicina gasta uns bons milhares de euros aos cofres do Estado e depois, a maior parte dos médicos, vai para o Privado, não compensando o que o Estado gastou com eles.

SERÁ ESTA A CLASSE QUE REPRESENTA DEUS NA TERRA ?


O bispo alemão Walter Mixa apresentou a sua demissão na sequência de alegada violência contra crianças e má conduta financeira, informou hoje a diocese de Augsburg.

Segundo a diocese, o bispo enviou uma carta ao Papa Bento XVI na qual apresenta a sua demissão para permitir um «novo começo» à sua diocese.

Walter Mixa tem sido acusado de ter empregue violência física contra crianças e, embora tenha inicialmente negado as acusações, reconheceu na semana passada ter esbofeteado crianças do internato católico de Schrobenhausen, quando era padre e professor, entre 1975 e 1996
.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

CUIDADOS COM OS LEÕES SURDOS




Uma orquestra que se deslocava a um, país africano- para uma série de espectáculos- sofreu um acidente aéreo , tendo-se despenhado o avião em plena selva africana.

O único sobrevivente do voo,foi um músico que tocava clarinete e cujo instrumento se encontrava a seu lado, após a queda do aparelho.

Quando recuperou os sentidos , sentiu-se o homem mais feliz do mundo por não ter morrido, mas logo ficou aterrorizado quando viu que cerca de vinte leões tinham feito um círculo em seu redor.

Tentando salvar a sua vida, começou a tocar no Clarinete e, para seu espanto, os leões estavam entusiasmados com a sua música.

Estavam todas as feras assistindo a um grande espectáculo, quando um leão apareceu e, saltando sobre os outros derrubou o músico, matando-o de seguida.


Após a tragédia, um dos leões que tinha assistido ao concerto, virou-se para outro e disse:
ISTO É QUE É AZAR, LOGO TINHA DE APARECER O SURDO.

CUIDADO COM AS "NOITADAS" NO PARQUE DAS NAÇÕES

BAR HAVANA

Um homem ficou gravemente ferido, quando de madrugada foi esfaqueado por três vezes , junto do bar Havana, no Parque das Nações.

A vítima está internada no Hospital de São José para onde já se deslocaram elementos da Polícia Judiciária para tentar recolher informações que permitam identificar o agressor.

Segundo o DN, a agressão registou-se cerca das 5 horas da madrugada, na Rua da Pimenta, junto ao extenso caminho pedonal beira-rio e não se conhecem ainda as razões do sucedido.

É costumo haver discussões aqui e muitos assaltos na rua", disseram alguns empregados do bar Havana ao DN. E continuam, "uma noite, uns rapazes levaram tantos murros na cara que até ficaram desfigurados e tudo só para roubarem o telemóvel".

A empresária de um outro bar, refere que o Parque das Nações "está cercado de bairros sociais e esses moradores vêm para aqui. É costume haver confrontos entre grupos rivais de Chelas e do Bairro Padre Cruz e por isso o negócio está a baixar".

FALTAMOS OU ABSTEMO-NOS , E NÃO NOS COMPROMETEMOS

VIAGENS DE IDA E VOLTA DE INÊS DE MEDEIROS A PARIS

À reunião - realizada hoje às 14h00 - que serviu para discutir o despacho do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, faltaram os representantes do PCP e do PEV. O CDS-PP absteve-se.

Com 97 votos a favor, todos do PS, e 97 votos contra, dos deputados do PSD e do Bloco de Esquerda, a votação do despacho de Jaime Gama, que autoriza o pagamento das viagens a Paris da deputada socialista Inês de Medeiros empatou. Mas a medida acabaria por ser aprovada com o voto de qualidade do socialista José Lello,, presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República.

A votação dos diversos grupos parlamentares ficou empatada, com o PS a favor (tem 97 deputados) e o PSD e o BE contra (juntos possuem 97 deputados), o que levou o socialista José Lello a ter de utilizar o seu voto de qualidade enquanto presidente do Conselho de Administração
.

COMENTÁRIO: ESTE EMPATE NA VOTAÇÃO, FAZ-ME LEMBRAR OS JOGOS AMIGÁVEIS DE FUTEBOL QUE TERMINAM QUASE SEMPRE EMPATADOS, FICANDO TODA A GENTE CONTENTE.
PARA NÃO ESTRAGAREM O "ESPECTÁCULO ", PCP, PEV E CDS-PP , TAMBÉM DERAM A SUA COLABORAÇÃO, MAS FORA DO "CAMPO".

terça-feira, 20 de abril de 2010

PAULO BENTO SERÁ O PRÓXIMO TREINADOR DO SPORTING



- Paulo Sérgio Bento Brito

- Natural de Lisboa,( ou de Estremoz) de 42 anos, começou a jogar à bola no Olivais e Moscavide, em 1986, mas dois anos depois, já estava a representar o Belenenses, clube pelo qual conquistou a Taça de Portugal, logo na época de estreia, numa final contra o Benfica (2-1).

- Após cinco anos no Restelo, foi para norte, com passagens pelo Paços de Ferreira e Salgueiros. Em 1998 experimentou o estrangeiro, com uma passagem efémera pelos franceses do Grenoble.

- De regresso a Portugal, para a recta final da carreira, as últimas cinco temporadas foram divididas entre Estoril-Praia e Olhanense, onde arrumou definitivamente as "chuteiras".

- Não perdeu tempo e passou do relvado para o banco do clube algarvio, onde permaneceu mais três épocas. Seguiram-se duas temporadas no Santa Clara e mais uma no Beira-Mar, para depois dar o salto para o escalão principal, pelas portas do Paços de Ferreira.

- Em Guimarães, pouco menos de uma época chegou para convencer o Sporting a encontrar o sucessor de Carlos Carvalhal nas próximas duas épocas.

COMENTÁRIO: PAULO SÉRGIO E O EMPRESÁRIO JORGE MENDES SÃO AMIGOS DE INFÃNCIA, VIVERAM PERTO UM DO OUTRO ( S.JOÃO DA TALHA e BOBADELA).
SERÁ COINCIDÊNCIA OU NÃO, DADO QUE JORGE MENDES É UM EMPRESÁRIO AO SERVIÇO DO SPORTING.
ESPERO QUE A ESCOLHA TENHA SIDO ACERTADA, PARA QUE NO PRÓXIMO ANO POSSAMOS DAR OS PARABÉNS A UM TREINADOR , CUJA CONTRATAÇÃO DEIXOU MILHARES DE SPORTINGUISTAS EM ESTADO DE CHOQUE, HAVENDO VOZES ,GRITANDO: " SPORTING, CLUBE DE FORMACÃO DE DIRIGENTES E JOGADORES, TAMBÉM PASSOU A SER DE TREINADORES".

segunda-feira, 19 de abril de 2010

SERÁ QUE VAI HAVER AMNISTIA PAPAL?



Nas alegações finais complementares, o advogado Ricardo Sá Fernandes afirmou que, com as alterações "incompreensíveis" à acusação proferidas pelo tribunal em Novembro passado, admitiu que estas poderiam indicar que o tribunal se prepara, ao fim de mais de cinco anos de julgamento, para condenar Carlos Cruz e outros arguidos do processo de abuso sexual.

"Temos que nos preparar para condenações. É o sentido lógico das alterações", resumiu o advogado, lembrando o que terá dito ao seu constituinte depois de o tribunal ter comunicado as alterações não substanciais de factos que constam do despacho de pronúncia.

Embora nenhuma das alterações vise directamente Carlos Cruz, Ricardo Sá Fernandes indicou que as alterações de data relativas a crimes de lenocínio (fomento à prostituição) do arguido Carlos Silvino acabam por incriminar Cruz, uma vez que o ex-motorista da Casa Pia é acusado de ter levado menores da instituição para serem abusados pelo apresentador.
(Público online)

COMO UM PEQUENO PAÍS VENCEU A " GUERRA"


A ISLÂNDIA, um país insular europeu situado no Oceano Atlântico Norte, com uma população de cerca de 320 000 habitantes e uma área total de 103 000 km², está a assustar todo o Planeta devido à erupção de um dos seus vulcões(Eyjafjalla), provocando uma nuvem de cinzas de dimensões incalculáveis.

São episódios como este, do vulcão islandês, que mostram - aos que se julgam a salvo de qualquer malefício - que o ser humano, por mais poderoso que seja, é impotente contra os fenómenos da natureza.

Deu um certo gozo, ver chefes de governos, classe política e outras figuras de grande destaque (nos respectivos países), andarem à boleia, sem saberem quando chegavam aos seus destinos, talvez pensando; " bolas, o que sofrem aqueles que por não terem condições de sobrevivência- nos seus países- têm de viajar de um lado para o outro aos trambolhões, sofrendo na pele a má sorte de não terem nascido num berço dourado".

NOTA: Esta novela do vulcão, faz-me lembrar a "pandemia da " GRIPE A " que encheu os bolsos aos laboratórios farmacêuticos( alguns em pré-falência). Vamos aguardar por novos desenvolvimentos.

domingo, 18 de abril de 2010

SE A VIDA FOSSE ETERNA, A REPRESSÃO SERIA MAIOR



- Um dia destes,conversando com uma familiar, tive esta "saída":
- Maria ( nome fictício), é bom o ser humano morrer. Ela estranhando tal comentário, perguntou-me,porquê?
- Respondi-lhe: Se a Maria tivesse o azar de trabalhar,sob as ordens de ditadores, seria eternamente infeliz, porque esses indivíduos faziam-lhe a vida negra e os bons empregos( e não só) seriam para eles e para a sua corja.
- Assim, essas pessoas sabem que não são eternas e, de um momento para o outro, podem ir para o outro "mundo"- para justificarem os seus pecados ao Criador - são obrigadas a pensar e a agirem de maneira diferente daquela que gostariam de ter se não morressem, mas há muitos que se esquecem que "cá se fazem e cá se pagam".
- Infelizmente, no nosso País, há indivíduos que por motivos de saúde se transformaram- em "boas pessoas," quando viram que estavam mais para lá do que para cá e que não valia a pena continuarem tão arrogantes como no passado o eram.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

MORTE DE UMA CRIANÇA NUM JARDIM-DE-INFÂNCIA



Um menino de apenas três anos morreu esta quinta-feira enforcado quando brincava com os colegas num jardim-de-infância da cidade de Rufino, na Argentina.

O menino, identificado como Geremías Cabezas, iniciou a descida de um escorrega, quando um fio que levava ao pescoço ficou preso à estrutura.

Os professores tentaram socorrer de imediato a criança, mas já nada havia a fazer. Geremías teve morte imediata.

O menino foi sepultado esta sexta-feira. No funeral compareceram responsáveis do Ministério da Educação, que confirmaram ter sido um acidente fatal.
( C.Manhã online 16.04.2010)

NOTA: SERIA BOM QUE PAIS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÂO, FAMILIARES E AMIGOS DE CRIANÇAS
QUE FREQUENTAM ESTAS INSTITUIÇÕES- NO NOSSO PAÍS- DIVULGASSEM ESTA NOTÍCIA NESSES LOCAIS, PORQUE " VALE MAIS PREVENIR DO QUE REMEDIAR " E AS CRIANÇAS SÃO OS NOSSOS MAIORES TESOUROS
.

CATÓLICOS PRATICANTES ( CENSOS DE 2001)


DADOS DA IGREJA CATÓLICA DE 2001, ANO DO ÚLTIMO RECENSEAMENTO



- Em 25 anos, a igreja católica terá perdido mais de meio milhão de fiéis que participavam regularmente nas eucaristias dominicais
- Portugal tem mais de nove milhões de católicos, mas os praticantes não ultrapassam os dois milhões de fiéis, segundo dados da Igreja Católica que, contudo, datam de 2001, altura em que foi feito o último recenseamento.
- Os mesmos dados indicam que a percentagem de católicos portugueses é de 89,9 por cento (9,35 milhões), enquanto que o número total de praticantes não atingia, nessa data, os dois milhões.
- Estas estatísticas têm por base o Censos de 2001 e só deverão ser atualizadas em 2011, quando for feito novo recenseamento.
- O Censos da prática dominical, que data de 2001, refletiu uma diminuição progressiva do número de crentes nas igrejas portuguesas
.
(expresso on line 16.04.2010)
COMENTÁRIO : Faz lembrar certos clubes de futebol e partidos políticos que têm receio de actualizar os seus "ficheiros"

quinta-feira, 15 de abril de 2010

DUAS VIZINHAS COM A MANIA DA AGRICULTURA



Duas senhoras tinham adquirido duas vivendas para os lados de Sacavém.

Como tinham um espaço sem aproveitamento, em cada um dos terrenos das respectivas vivendas, resolveram plantar tomates.

Um dia, uma das vizinhas notou que os pardais depenicavam as plantas dos tomates no seu canteiro, mas no da vizinha, quando tentavam fazer o mesmo, fugiam apressadamente.

Esta estranhou tal reacção e foi fazer conversa à vizinha de tal situação.

A vizinha pediu-lhe desculpa por não a ter informado pois- passados poucos dias- após a plantação, tinha ido a uma Drogaria em Moscavide e lá tinha comprado tomates de chumbo, que posteriormente colocou entre as plantas, para que os pássaros não fizessem estragos.

No dia seguinte, a vizinha foi a Moscavide- a uma Drogaria - e como não se encontrasse ninguém dentro do balcão, chamou pelo dono, sr. Duarte, uma pessoa de idade avançada e com dificuldades na locomoção(um pouco dobrado para a frente).

Quando ele se dirigia para o balcão ,ela perguntou-lhe se tinha tomates de chumbo, ele imediamente respondeu-lhe que não, dizendo" isto é do reumático".

MAIS UM "MILAGRE" DA IGREJA CATÓLICA

Casa e Retiro do Bom Pastor, traseiras do edifício onde estão a ser realizadas as obras da CRIL

IGREJA RECEBE MAIS DE UM MILHÃO POR TERRENO DO TAMANHO DE PISCINA OLÍMPICA.

A Estradas de Portugal-EP,SA pagou ao Patriarcado de Lisboa uma indemnização de mais de um milhão de euros (1.116600) pela expropriação de uma faixa de terreno na Buraca, com mil e duzentos metros quadrados. Um valor que excede em muito o preço do metro quadrado na Avenida da Liberdade ( 3 mil euros ) ou mesmo nos parisienses Champs Elysées ( sete mil euros ) . Nada se compara com o valor atingido pela propriedade do Instituto de Formação e Apostolado, a Quinta do Bom Pastor da Buraca, que estava no caminho traçado da IC17-CRIL ( Circular Regional Interior de Lisboa ), para o sublanço Buraca/Pontinha.

AVALIAÇÃO FEITA PELA PRÓPRIA IGREJA.

- Nos termos do acordo assinado, ambas as partes acordaram reduzir a área da parcela expropriada de 1494 metros quadrados ( área que havia sido declarada pública urgente) para 1244. Por essa área, o Patriarcado recebeu uma indemnização de 186.600 euros( cento e oitenta e seis mil euros).
- A essa parcela acresceu uma "indemnização pela desvalorização de 14% da propriedade do explorado" no montante de 840.000 euros, ou seja , a EP pagou mais 800 mil euros pela desvalorização do terreno da Igreja, ao qual só foram deduzidos 14 por cento da sua extensão.
- Além disso, a EP pagou ainda uma indemnização de 80.000 euros para transformar um antigo caminho pedonal no acesso de veículos pesados à Casa do Bom Pastor.
- Mas não basta: A EP comprometeu-se ainda a pagar mensalmente 10.000 euros como "indemnização pela não utilização da Casa do Bom Pastor da Buraca durante a execução da obra( correspondente aos custos de manutenção da Casa, os quais se manterão durante aquele período)"
- Ora, acontece que todos estes valores foram obtidos com base numa avaliação que terá sido feita pela própria Igreja, não se sabe por que técnicos, nem com que critérios ou objectivos. E, nem sequer, quando terá sido feita .

- Essa "avaliação", é citada no considerando C do acordo com a EP ( a que o jornal i teve acesso) e atribui à propriedade o valor de 6.000000( 6 milhões de euros). Assim se compreende os valores pagos pela EP.
--------------------------------------------------------------------


COMENTÁRIO: Quem vier depois que feche a porta.

ALMERINDO MARQUES COM O LUGAR EM RISCO NA EP

"A Estradas de Portugal (EP) é outra empresa cujos órgãos sociais se encontram em final de mandato, cuja administração é presidida por Almerindo Marques. A recusa de visto prévio do Tribunal de Contas, a partir de Novembro passado, a contratos de cinco concessões rodoviárias lançadas pelo Governo, assim como as recentes criticas, em tom duro, da instituição liderada por Guilherme d'Oliveira Martins aos procedimentos escolhidos pela EP poderão ter fragilizado a posição da equipa de Almerindo Marques".
( jornal económico)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

JOÃO FERREIRA DEU UM JEITÃO AO NÃO EXPULSAR LUISÃO

O LEMA É : " SE NÃO PODES COM ELES , JUNTA-TE A ELES"

Benfica, 2 - SPORTING, 0
Estádio da Luz -13 de abril de 2010 com arbitragem de João Ferreira
BENFICA: Quim; Ruben Amorim, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins e Di Maria; Cardozo e Éder Luís.
Suplentes: Moreira, Airton, Aimar, Weldon, Luís Filipe, Sidnei e Kardec
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço e Grimi; Pedro Mendes e Miguel Veloso; João Pereira, João Moutinho, Yannick; Liedson
Suplentes: Tiago, Polga, Adrien, Saleiro, Matias Fernandez, Postiga e Pereirinha
Marcador: Cardozo (67); Aimar, (77)

MOUTINHO E COSTINHA CULPAM A ARBITRAGEM
Indignação própria de quem exige respeito. Foi esta a reacção à derrota no dérbi de João Moutinho e Costinha que apontaram o dedo acusador ao juiz João Ferreira, que acusaram de falta de rigor numa entrada de Luisão sobre Liedson logo após o reatamento, lance que, a ser punido de forma exemplar, valeria o cartão vermelho ao capitão do Benfica.
- O discurso de ambos foi idêntico, considerando ter sido nesse instante que o clássico se definiu, mas as queixas, frisaram, não são de agora.
- O lance do central da Luz sobre o goleador leonino mereceu mesmo uma comparação com outras situações em que jogadores leoninos foram punidos.
MOUTINHO: "O jogo resume-se aos dois minutos da segunda parte, numa entrada em que o árbitro nos diz que o Luisão escorregou, mas a verdade é que tinha de levar vermelho directo, porque se tratou de uma entrada por trás." Moutinho recordou episódios semelhantes passados com atletas leoninos. "Esta entrada foi a mesma que o Izmailov teve no último jogo. A do Luisão, se calhar, ainda foi pior. Comparem-na com a do Izmailov e digam se não é motivo para cartão vermelho? O Benfica fez um golo, e sempre com o campo inclinado, com faltas não assinaladas a nosso favor. Cada toque que havia nos jogadores do Benfica, o árbitro assinalava, e isso fez com a equipa ficasse intranquila, a jogar mais atrás. Com a sua qualidade, o Benfica conseguiu marcar dois golos e manter a vantagem", acentuou.
COSTINHA : "Quero dar os parabéns aos jogadores e aos adeptos do Sporting. Todos lutaram e apoiaram até ao limite. Penso que este jogo se pode resumir a um dos primeiros lances da segunda parte, quando o Luisão tem uma entrada dura. As pessoas que analisam, que olhem para esse lance e depois comparem-no com aquele protagonizado pelo Izmailov no jogo com o Rio Ave, que lhe valeu a expulsão. Ou até mesmo com a acção do João Pereira contra o Benfica [meia-final da Taça da Liga] que lhe valeu o vermelho directo logo a abrir o encontro", recordou.
------------------------------------------------- COMENTÁRIO --------------------------------------------------------

Neste blogue em 09.04.2010, com o título "BENFICA-SPORTING COM ARBITRAGEM ANTI-SPORTING" tinha sido feita uma chamada de atenção sobre a nomeação deste árbitro, que era: ,
" João Ferreira, foi o árbitro escolhido pelo Benfica, perdão, pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o jogo de terça-feira , no Estádio da Luz.
-Este árbitro na época de 2006/2007, deixou passar em claro um golo de Ronny, avançado do P.Ferreira,com a mão, lance que deu a vitória à equipa pacence,(1-0) em Alvalade. No final do campeonato, este golo irregular tirou o título ao Sporting, porque o empate nesse jogo teria sido fundamental.
-João Ferreira foi também 4º.árbitro no escaldante Benfica-Porto, clássico marcado pelo polémico caso do "túnel da Luz", que resultou na suspensão dos jogadores portistas Hulk e Sapunaru".

terça-feira, 13 de abril de 2010

SE HOUVESSE TGV, NÃO TINHA HAVIDO ESTE " ATRASO "



- O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, demorou quatro meses a enviar ao juiz de instrução criminal de Aveiro, António Gomes, os documentos e os respectivos CD de suporte com as 12 escutas entre Armando Vara e o primeiro-ministro, José Sócrates.
O atraso impediu a destruição das escutas.
- O atraso impediu a destruição das escutas que envolvem o chefe do Executivo e o juiz-presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, disse ontem ao PÚBLICO que deverão ser destruídas ainda esta semana, conforme ordenou o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento.
- O próprio António Gomes esclareceu em Fevereiro, através do Conselho Superior de Magistratura, que "foi feita uma notificação à Procuradoria-Geral da República no início do mês de Janeiro. Na falta de resposta ao despacho, seguiu hoje, dia 10 de Fevereiro, uma insistência por ofício confidencial registado".
- Contactada pelo PÚBLICO, a Procuradoria-Geral da República não explicou a demora. Paulo Brandão adiantou ontem que os documentos e os CD remetidos pelo PGR foram recebidos na passada sexta-feira no Juízo de Instrução Criminal. "Tudo o que saiu de Aveiro voltou para cá. - São cinco volumes", precisou. O juiz-presidente da comarca adiantou que os documentos vão ser agora analisados minuciosamente, para determinar o que está abrangido pelas três ordens de destruição de escutas dadas por Noronha Nascimento. A primeira, de 3 de Setembro, visa a destruição "de todos os suportes" relativos às primeiras seis gravações, a segunda, de 27 de Novembro
.

ABATE DE ÀRVORES NA FREGUESIA DA PORTELA



-Há várias semanas que a população tem verificado, com surpresa, uma grande limpeza e abate de àrvores, na Freguesia, sem qualquer aviso prévio de quem quer que fosse.
Finalmente,ontem, a Junta de Freguesia divulgou (vale mais tarde do que nunca)- no seu site - o seguinte comunicado:

-"O abate de algumas árvores na freguesia, a que fomos obrigados mesmo contra o nosso desejo, prende-se com questões de segurança de pessoas e bens.
-As árvores da Portela, em especial os eucaliptos, atingiram a idade adulta ou já entraram na fase de decrepitude da sua vida, pelo que poderão vir a ocasionar problemas ao nível de fachadas de prédios, ao nível das zonas circundantes e abrangidas pelas enormes copas e em infra-estruturas existentes no
subsolo onde estão inseridos os enormes sistemas radiculares destes spécimes,pelo que foi necessário tomar providências efectivas e seguras, para a resolução de problemas que viessem a advir daquelas
situações.
-Estamos a proceder à substituição das árvores abatidas por outras bem mais jovens, uma vez que todos queremos uma Portela sempre diferente, sempre muito bem ajardinada.
-Muito agradecemos a compreensão de todos os moradores pelo facto de, pelas limitações de tempo e de contentores, não ter ainda sido possível, com a brevidade desejada, proceder à remoção e limpeza de todos os resíduos verdes resultantes das podas efectuadas na freguesia".

segunda-feira, 12 de abril de 2010

MOÇÃO DA CDU "CHUMBADA" NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LOURES



EDIÇÃO ESPECIAL BOLETIM DE DELIBERAÇÕES E DESPACHOS
Loures MUNICIPALN.º 4 de 8 de ABRIL de 2010
MOÇÃO APRESENTADA PELOS REPRESENTANTES DA COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA.
- Os Serviços Municipalizados são um serviço público,não devem ser um negócio!
- Considerando que há já uma década se arrasta,sem solução, o processo de partilha dos Serviços Municipalizados de Loures entre as Câmaras de Loures e Odivelas, perante a indiferença e o silêncio cúmplice do Governo.
- Considerando que os dois municípios não têm transferido para os Serviços Municipalizados as verbas que lhe eram devidas, situação que tem provocado a descapitalização dos SMAS e a ausência dos urgentes investimentos necessários à manutenção e reforço das redes deabastecimento de água e de recolha de esgotos e resíduos sólidos urbanos.
- Considerando que desta política têm resultado gravíssimos prejuízos para a população dos dois concelhos que tem sido vítima da degradação do serviço prestado pelos SMAS, nomeadamente com as frequentes interrupções no abastecimentode água e com uma ineficaz recolha do lixo.
- Considerando as recentes declarações públicas dos Presidentes das Câmaras de Loures e
Odivelas, que puseram finalmente a nu os verdadeiros objectivos que uma década de atraso no processo de partilha e a degradação provocadana gestão dos SMAS visam atingir:
- A entrega a entidades exteriores aos municípios, das redes de água, saneamento e
recolha de resíduos sólidos urbanos
.
- A Assembleia Municipal de Loures, reunida em 8 de Abril de 2010 delibera:
1. Rejeitar este propósito que abre o caminho a futuras privatizações, nomeadamente da água– como há muito é desejado por alguns – à redução do número de postos de trabalho associados aos serviços prestados pelos SMAS e ao inevitável aumento, a curto oumédio prazo, dos tarifários pagos pelos consumidores.
2. Exigir que os SMAS, que são economicamente viáveis, se assumam como prestadores de um serviço público dequalidade sob a alçada directa e gestão dos municípios,devendo as Câmaras Municipais transferir para o efeito as verbas necessárias ao seu bom funcionamento.
Loures, 08.Abril.2010
-Os Deputados Municipais da CDU
-(Rejeitada por maioria)

domingo, 11 de abril de 2010

CHIP NOS AUTOMÓVEIS TEM NOVA VERSÃO



- O Governo prepara-se para recuar no projecto inicial do chip automóvel, de forma a evitar uma coligação negativa dos partidos da oposição no Parlamento – o que poria em causa a introdução de portagens nas SCUT e a entrada de receita nos cofres do Estado, avança a edição do SOL desta sexta-feira
- No Orçamento do Estado para este ano, as novas portagens nas auto-estradas do Norte Litoral, Costa da Prata e Grande Porto valem 125 a 130 milhões de euros.
O Governo e o CDS estão em negociações para que a versão inicial do chip nas matrículas automóveis não seja revogada na Assembleia da República.
- Todos os partidos contestam o carácter big brotheriano da medida.
- A solução deverá passar pelo recuo do Governo na monitorização em tempo real dos automóveis e na obrigatoriedade de adesão dos automobilistas ao chip.
- A proposta que está a ser estudada prevê como alternativa que o chip venha a funcionar em moldes idênticos aos da Via Verde: só adere quem quer e a informação registada limita-se aos pontos de passagem em zonas de cobrança de portagens.

MAIS UMA VEZ, ESTÃO MEXENDO NOS NOSSOS BOLSOS



Portugal contribui com 774 milhões na ajuda à Grécia

Eurogrupo chegou hoje a acordo sobre plano de ajuda de 30 mil milhões de euros para 2010. Amanhã será fixado o montante a dar pelo FMI, possivelmente 15 mil milhões, segundo a AFP.

Os países da zona euro colocaram hoje à disposição da Grécia empréstimos bilaterais no valor de 30 mil milhões de euros para este ano, a taxas de juro de 5%, menos dois pontos do que o país está a pagar actualmente nos mercados. O acordo foi obtido após uma reunião por videoconferência entre os ministros das Finanças do euro e segundo o líder do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, contém as condições de um plano inédito desde o lançamento da moeda única europeia em 1999.


"Portugal participará neste esforço conjunto, numa proporção correspondente à sua dimensão económica e financeira, reflectida na participação no capital do Banco Central Europeu, 2,58%, depois de excluída a participação da Grécia", indicou, ao DN, a porta-voz do Ministério das Finanças Rita Tamagnini. Isto significa que a participação portuguesa poderá atingir um valor de 774 milhões de euros, o que dá 77 euros a cada português.

Nos termos do acordo obtido na cimeira do mês passado, os países europeus suportarão dois terços do plano de ajuda à Grécia, enquanto que um terço caberá ao Fundo Monetário Internacional. Esta instituição entrará com mais 15 mil milhões de euros, segundo avançou a AFP. Os seus técnicos reúnem-se amanhã em Bruxelas com a Comissão Europeia, nomeadamente com o comissário da Economia Olli Rehn. O plano é de três anos mas os montantes anunciados são só para 2010 .

sábado, 10 de abril de 2010

SERÁ QUE A JUSTIÇA NÃO É IGUAL PARA TODOS?



O Papa Bento XVI atrasou, nos anos 80, o afastamento de um padre californiano acusado de pedofilia, justificando a sua decisão com o “bem da Igreja universal”

Uma série de cartas tornadas públicas sexta-feira pelo advogado das vítimas, Jeff Anderson, descreve “as liberdades sexuais” do padre Stephen Kiesle, em 1978, com “seis adolescentes entre os 11 e os 13 anos”, factos reconhecidos pelo próprio pároco.


Ao seu pedido, o padre Kiesle pediu para ser afastado, um pedido transmitido ao Vaticano pelo bispo de Oakland, John Cummins, em 1981. O Vaticano respondeu ao bispo indicando que desejava obter informações suplementares sobre a questão. As informações foram enviadas por John Cummins em Fevereiro de 1982 ao cardeal Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI, então líder da Congregação para a doutrina da fé.

Na sua carta Cummins referiu estar convencido de que afastar o padre Kiesle “não provocaria um escândalo”, acrescentando: “seria um escândalo maior para a comunidade se o padre Kiesle regressasse ao seu ministério”.

Apesar dos pedidos repetidos da diocese de Oakland, foi necessário esperar até 6 de Novembro de 1985 para que Joseph Ratzinger respondesse a John Cummings. Na resposta, redigida em latim, o cardeal reconheceu “a gravidade” da situação, mas mostrou-se reticente em tomar uma decisão imediata, preocupado com o efeito que poderia ter sobre “o bem da Igreja Universal”.

Para o futuro Papa, o assunto devia ser alvo de “uma atenção específica, que necessita de muito tempo”.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

BENFICA-SPORTING, SERÁ COM ARBITRAGEM ANTI-SPORTING


1.-João Ferreira, foi o árbitro escolhido pelo Benfica, perdão, pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o jogo de terça-feira , no Estádio da Luz.
-Este árbitro na época de 2006/2007, deixou passar em claro um golo de Ronny, avançado do P.Ferreira,com a mão, lance que deu a vitória à equipa pacence,(1-0) em Alvalade. No final do campeonato, este golo irregular tirou o título ao Sporting, porque o empate nesse jogo teria sido fundamental.
-João Ferreira foi também 4º.árbitro no escaldante Benfica-Porto, clássico marcado pelo polémico caso do "túnel da Luz", que resultou na suspensão dos jogadores portistas Hulk e Sapunaru.

2.- Na véspera de uma visita ao estádio da luz- no jogo com o Rio Ave- tivemos Pedro Proença que( como adepto das águias) cumpriu o seu "dever", expulsando Izmailov para que seja menos uma arma contra o seu Benfica.

3.- Não admira este critério pois na última vez que o Benfica foi campeão, Olegário Benquerença prestou o mesmo serviço, expulsando Liedson no jogo em alvalade contra o Guimarães, na véspera do derby.

4.- No jogo do título , Paulo Paraty também se vestiu de vermelho, fazendo vista grossa na falta cometida por Luisão sobre o guarda-redes Ricardo , que deu o golo da vitória ao Benfica
.

SE VAI VIAJAR NA RYANAIR, PREVINA-SE



- A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai cobrar pela utilização do WC.
- A Ryanair, sediada em Dublin, que taxará apenas os voos de curta distância, é conhecida pelas suas taxas.
- Desta vez, prepara-se para cobrar um euros ou uma libra por este serviço essencial. A companhia não perde tempo e já está a trabalhar com a Boeing para desenvolver um sistema de abertura de portas para, quando a vontade de apertar, o passageiro pôr a moeda...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

DETENÇÕES NA GARE ORIENTE


Dois indivíduos, com 37 e 46 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública por tráfico de estupefacientes.

A detenção em flagrante decorreu na estação de camionagem da Gare do Oriente. Depois de quatro meses de investigação, foi possível desmantelar o grupo organizado que procedia à venda directa de cocaína na zona do Martim Moniz.

Foi detida ainda uma terceira pessoa, com 35 anos, pelo crime de passagem de nota falsa.

No total, foi apreendido cerca de um quilograma de cocaína e 175 notas contrafeitas no valor de 100 dólares e vários passaportes
.
(Expresso do Oriente)

CÂMARAS MUNICIPAIS SÃO O MAIOR FOCO DE CORRUPÇÃO



- Perto de 69% dos processos instaurados por corrupção no sector público envolvem câmaras municipais e 10% dos arguidos nestes casos são políticos.
- É no poder local que se concentra o maior número de casos de corrupção, segundo um estudo do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE sobre a corrupção participada entre 2004 e 2008.
- Na administração central é o Ministério da Administração Interna - que tutela as forças de segurança e a ex-Direção Geral de Viação - que regista mais casos (10,1%) de corrupção.
- As conclusões do estudo, elaborado a partir de 838 processos, demonstram que é o sector privado, nomeadamente na área da construção civil (18,2%), que originou mais processos.
- Nos processos estudados foi possível perceber que, na maior parte, as vantagens patrimoniais conseguidas rondavam os 500 euros pagos em dinheiro.
- Em termos de distribuição geográfica, os distritos do Porto (38,5%) e de Lisboa (29,7%) apresentam dois terços dos processo instaurados.

terça-feira, 6 de abril de 2010

PADRE INDIANO ACUSADO DE ABUSOS SEXUAIS NOS EUA


(Os advogados das vítimas acusam o Vaticano de ter protegido o padre).




- Um padre indiano acusado de abusos sexuais a adolescentes nos Estados Unidos trabalhou nos últimos cinco anos em escolas católicas na Índia – isto apesar dos avisos de um bispo americano.
- O padre Joseph Jeyapaul foi acusado de ter abusado sexualmente de duas jovens, em 2004 e em 2005.
- Um dos casos foi levado a tribunal e um procurador norte-americano diz ter tentado que a Índia extraditasse o padre para responder em tribunal sobre as acusações de que teria forçado uma adolescente a fazer sexo oral e ter chantageado a rapariga e a sua família.
- A vítima tem agora 20 anos e está a processar a diocese de Crookston, no Minnesota. No âmbito do processo, documentos mostram que o antigo bispo do Minnesota, Victor Balke, avisou o Vaticano para o “perigo” do Padre Jeypaul.
- “Os únicos que sabiam que ele era um violador eram o bispo e o Vaticano”, afirmou um advogado da vítima. “Mas guardaram segredo para proteger a sua reputação”.
- O caso surge quando o Vaticano é acusado de não ter sabido reagir a denúncias de abusos sexuais de padres a menores.
(Público online)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ANDRÉ VILLAS-BOAS NÃO SERÁ TREINADOR DO SPORTING

O Sporting comunicou esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que o actual treinador da Académica, André Villas-Boas, não será o substituto de Carlos Carvalhal no comando técnico da equipa de Alvalade.

De acordo com o comunicado enviado pelo Sporting à entidade reguladora do mercado, André Villas-Boas “não será o treinador do Sporting para a época 2010/2011”. Os “leões” decidiram esclarecer este facto “na sequência da especulação jornalística que se tem verificado sobre quem irá suceder a Carlos Carvalhal”.


COMENTÁRIO: Sempre acreditei que Villas-Boas não seria o próximo treinador do Sporting.
Acredito, para bem do Sporting, que o lugar de Carvalhal será preenchido por Manuel José, um treinador com grande experiência e acima de tudo um técnico que exige trabalho e profissionalismo aos seus atletas.

OS EXTREMOS TOCAM-SE.PREFIRO O PRIMEIRO

domingo, 4 de abril de 2010

POR QUE NÃO TE CALAS, JOSÉ SEGURO?


---------------------------------------------------- SÓ UMA COMPARAÇÃO-----------------------------------------------
1. O dirigente socialista António José Seguro considerou hoje “obscenos” os valores das remunerações referentes a 2009 pagas ao presidente executivo da EDP, António Mexia, que terão atingido 3,1 milhões de euros.
(Público online 04.04.2010)

2. Rui Pedro Soares, o antigo administrador da PT envolvido na polémica tentativa de compra da TVI, recebeu, em 2009, 1,533 milhões de euros de salários, dos quais 1,035 milhões são
relativos a remuneração variável .
(Sol online 16.03.2010)

COMENTÁRIO: António José Seguro é uma individualidade que tem conhecimentos para poder censurar qualquer quadro superior, seja de pequenas ou de grandes empresas, porque a sua experiência profissional lhe dá essa autoridade. Vejamos o seu currículo:

Cargos que desempenha
Deputado na XI Legislatura

Cargos exercidos
Presidente do Grupo Parlamentar do PS
Director do Gabinete de Estudos do PS
Deputado ao Parlamento Europeu
Ministro Adjunto do Primeiro Ministro (XIV Governo Constitucional)
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro (XIV Governo Constitucional)
Presidente da Assembleia Municipal de Penamacor
Deputado na X Legislatura
Secretário de Estado da Juventude (XIII Governo Constitucional)
Presidente do Grupo Parlamentar do PS
Director do Gabinete de Estudos do PS
Deputado ao Parlamento Europeu
Ministro Adjunto do Primeiro Ministro (XIV Governo Constitucional)
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro (XIV Governo Constitucional)
Presidente da Assembleia Municipal de Penamacor
Deputado na X Legislatura
Secretário de Estado da Juventude (XIII Governo Constitucional)

Condecorações e Louvores
Medalha de Ouro da Vila de Penamacor

Comissões Parlamentares a que pertence
Comissão de Assuntos Europeus [Suplente]
Comissão de Orçamento e Finanças [Suplente]
Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia (Presidente)

ADVOGADOS BRITÂNICOS ADMITEM INCRIMINAR BENTO XVI



- A visita que Bento XVI deverá realizar em Setembro ao Reino Unido está a suscitar um coro crescente de críticas e alguns advogados vão avaliar a possibilidade de o incriminar pelos crimes de abuso sexual perpetrados por padres.
- Mais de 10 mil pessoas já subscreveram uma petição dirigida à página electrónica de Downing Street - residência oficial do primeiro ministro britânico -, em que protestam contra a anunciada visita papal de quatro dias, que custará 15 milhões de libras (16,8 milhões de euros) aos contribuintes britânicos.
- A campanha tem vindo a registar novas adesões à medida que sucedem as referências a escândalos sexuais envolvendo padres católicos em vários pontos da Europa.
- Embora Bento XVI não tenha sido acusado de qualquer crime, importantes advogados britânicos estão a avaliar se o Papa tem garantida imunidade como Chefe de Estado e se pode ser acusado segundo o princípio de jurisdição universal pelo suposto encobrimento sistemático dos abusos sexuais envolvendo sacerdotes.
- A jurisdição universal é um conceito de Direito Internacional que permite aos juízes emitirem mandados.
(Jornal de Notícias online)

LISBOA, O MELHOR DESTINO DA EUROPA



A capital portuguesa acaba de ser eleita pelos consumidores europeus como o melhor destino do velho continente .

A escolha dos consumidores foi clara. Lisboa foi mesmo o destino preferido de uma lista de 10 cidades.

Com uma fulgorante vitória, a cidade lisboeta ganhou a congéneres rivais como Barcelona, Londres, Copenhaga, Bilbau, Lyon, Amesterdão, Berlim, Praga ou Helsínquia.

Lisboa pode assim utilizar o logótipo de "Escolha do Consumidor Europeu" durante um ano.

Para a Associação de Consumidores Europeus, esta eleição revela "uma cidade que soube preservar toda a sua alma e oferecer uma porta de entrada ao Turismo, sem esquecer as suas riquezas sociais e culturais".

sábado, 3 de abril de 2010

SPORTING 5(CINCO) , RIO AVE 0(ZERO)



Sporting, 5 - Rio Ave, 0
Estádio José de Alvalade
Árbitro: Pedro Proença
SPORTING - Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Tonel, Grimi; Pedro Mendes; Miguel Veloso, João Moutinho, Yannick; Postiga e Liedson.
Suplentes: Tiago, Polga, Adrien, Izmailov, Matías, Pereirinha e Abel
RIO AVE - Carlos; Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria, Silvio; Villas Boas, Wires, Tarantini, Vitor Gomes; Nelson Oliveira e Bruno Moraes.
Suplentes: Trigueira, Ricardo Chaves, Evandro, Jeferson, Chidi, Sidnei e Bruno Gama
Golo: Yannick (6, 55 e 74), Liedson (39) e João Moutinho (65)

- Grande exibição do Sporting perante um adversário(leal) que não teve argumentos para contrariar o jogo fácil implementado pelos nossos jogadores, marcando cinco grandes golos sem recurso a grandes penalidades.
- Mais uma vez, na véspera de uma visita ao estádio da luz, tivemos um árbitro que( como adepto das águias) cumpriu o seu "dever", impossibilitando que Izmailov- um dos bons jogadores do SCP - participe nesse jogo.
- Não admira este critério pois na última vez que o Benfica foi campeão, Olegário Benquerença prestou o mesmo serviço, expulsando Liedson no jogo em alvalade contra o Guimarães, na véspera do derby.
- No jogo do título , Paulo Paraty também se vestiu de vermelho, fazendo vista grossa na falta cometida por Luisão sobre o guarda-redes Ricardo , que deu o golo da vitória ao Benfica.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

CERTIDÕES DE DÍVIDAS, OU NÃO, PELA INTERNET



O Ministério das Finanças passou disponibilizar na Internet a emissão de certidões de dívidas e de inexistência de dívidas a todos os contribuintes.

A emissão dessas certidões por essa via é totalmente gratuita, contrariamente às emitidas em papel nos Serviços de Finanças, que são pagas.

Anualmente os Serviços de Finanças da DGCI emitem quase um milhão de certidões deste tipo aos contribuintes. A sua disponibilização na Internet vai dispensar todos os interessados de se deslocarem pessoalmente aos serviços, podendo obter a sua emissão a qualquer hora do dia, em sua própria casa, e sem qualquer custo. Basta para isso que possuam senha de acesso ao Portal das Finanças e a ele acedam.

O sistema emite a certidão com um código seguro de validação que depois serve para todos os interessados poderem verificar através do site da DGCI (www.portaldasfinancas.gov.pt).